6 dicas simples para soltar o intestino preso

Praticar exercício físico, beber água morna com limão e fazer uma massagem na barriga podem ser uma excelente forma natural para ajudar a tratar o intestino preso, pois ajudam a aumentar os movimentos do intestino, eliminando as fezes acumuladas.

Quando os sintomas de intestino preso não melhoram mesmo com as dicas ou caso seja verificada a presença de sangue nas fezes, é  importante consultar o clínico geral ou gastroenterologista para que possa ser feita uma avaliação dos sintomas e seja indicado o tratamento mais adequado.

6 dicas simples para soltar o intestino preso

1. Tomar água morna com limão ao acordar

Tomar água morna com limão ao acordar pode ser uma boa forma de melhorar o intestino preso porque a água morna ajuda a amolecer as fezes, enquanto o limão estimula o intestino a se movimentar. Dessa forma, é possível fazer com que as fezes fiquem mais amolecidas e se soltem mais facilmente, aliviando o desconforto das fezes acumuladas. Entenda melhor como usar a água e o limão para soltar o intestino.

2. Mastigar bem os alimentos

Comer devagar e mastigar bem os alimentos podem ser uma boa opção para ajudar no tratamento do intestino preso, pois quando se mastiga devagar são enviados estímulos ao intestino para que comece a se movimentar, ajudando a eliminar as fezes acumuladas.

3. Manter uma alimentação saudável e variada

Manter uma alimentação saudável e variada pode ser uma excelente forma, para ajudar a soltar o intestino, devendo preferir alimentos ricos em fibra como os cereais integrais e os vegetais e evitar alimentos com gordura e açúcar, pois assim é possível manter o funcionamento do intestino. Além disso, o consumo de probióticos facilita a absorção dos nutrientes, ajuda a regular o intestino e no tratamento do intestino preso.  Veja outros alimentos para combater a prisão de ventre e quais deve evitar. 

Assista vídeo seguinte e conheça outras opções que ajudam a soltar o intestino:

4. Fazer uma massagem na barriga

 A massagem na barriga ajuda a melhorar o intestino preso porque a pressão que é feita na barriga estimula o intestino a se movimentar, ajudando a eliminar as fezes mais facilmente.

A massagem deve ser iniciada colocando a mão fechada por baixo das costelas do lado direito, percorrendo a barriga até ao chegar às costelas do lado esquerdo. A massagem deve continuar no sentido para baixo, mantendo a mesma linha até ao meio da barriga. Após isso, massagear para o lado direito até ao umbigo e, por fim, até perto da zona púbica.

É importante respeitar os locais de início e fim, pois o intuito é massagear a parte final do intestino. Esta massagem deve ser realizada por pelo menos 5 minutos e pode ser feita na posição deitada ou sentada.

Apesar de poder ajudar a aliviar os sintomas da prisão de ventre, a massagem não deve ser feita durante a gravidez devido à pressão que é feita na barriga. 

5. Praticar exercício físico regularmente

O exercício físico regular pode ser uma boa opção para ajudar a soltar o intestino uma vez que os músculos da barriga ficam mais fortalecidos, aumentando a pressão que fazem no intestino e estimulando-o a se movimentar.

Assim, é importante fazer exercício físico, como caminhadas, corrida, pular corda ou treino de musculação pelo menos 30 minutos por dia.

6. Estabelecer um horário

Estabelecer um horário para evacuar pode ajudar a melhorar o intestino preso porque treina os músculos do intestino a funcionarem a um ritmo regular. Para educar o intestino a funcionar sempre na mesma hora, é necessário ir ao banheiro, mesmo sem vontade, todos os dias à mesma hora. 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA . Constipação. 2099. Disponível em: <https://www.sbcp.org.br/pdfs/publico/constipacao.pdf>. Acesso em 08 Mar 2021
  • SECRETARIADO DE SAÚDE. Orientações nutricionais para a constipação intestinal. Disponível em: <http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/10/Intestino.pdf>. Acesso em 08 Mar 2021
  • APIFARMA. Obstipação. Disponível em: <https://www.apifarma.pt/tratardemim/matinf/Documents/Folheto_Obstipacao_Final.pdf>. Acesso em 08 Mar 2021
  • CENTRO MULTIDISCIPLINAR UNIMED. Cartilha - Constipação Intestinal. Disponível em: <https://www.unimedfranca.com.br/DownloadArquivos/Cartilha%20-%20Constipa%C3%A7%C3%A3o%20Intestinal%20Infantil%20(Web).pdf>. Acesso em 08 Mar 2021
Mais sobre este assunto: