Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para regular o intestino

Para regular o intestino, manter a microbiota intestinal equilibrada e evitar o aparecimento de problemas como prisão de ventre ou diarreia, é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada, beber pelo menos 2 litros de água por dia e praticar atividade física.

Dessa forma é possível estimular os movimentos normais do intestino facilitando a expulsão das fezes. Confira a seguir outras dicas que podem ajudar a regular o intestino:

1. Tomar probióticos

5 dicas para regular o intestino

Os probióticos são microrganismos vivos que contribuem para aumentar as bactérias boas do intestino, o que ajuda a melhora a digestão e a absorção de nutrientes, além de fortalecer o sistema imunológico. 

Os probióticos podem ser encontrados em forma de pó, podendo ser consumidos após as refeições misturados em água ou suco, ou ser encontrados em alimentos como iogurtes, kefir ou leites fermentados tipo Yakult, por exemplo. Além disso, os probióticos também podem ser encontrados em forma de cápsulas, que devem ser consumidos de acordo com a orientação do médico ou nutricionista. Conheça mais sobre os probióticos.

2. Incluir fibras na dieta

5 dicas para regular o intestino

Os alimentos ricos em fibras como cereais, frutas e vegetais melhoram o funcionamento do intestino, ajudando a regular o trânsito intestinal, além de promoverem a saúde da microbiota do intestino.

Assim, é importante que os alimentos ricos em fibras sejam incluídos na alimentação do dia a dia para que se tenha todos os benefícios proporcionados por esses alimentos, como diminuição da inflamação, melhora dos sistema imunológico e regulação nos níveis de açúcar e colesterol. Veja outros benefícios da alimentação rica em fibras.

3. Usar vinagre de maçã

5 dicas para regular o intestino

O vinagre de maçã também pode ser um aliado na regulação do intestino, pois é rico em pectina, que é uma fibra solúvel, que é capaz de absorver água e favorecer a sensação de saciedade, além de atuar como antioxidante, estimular a digestão e regenerar a microbiota intestinal.

Esse vinagre pode ser utilizado no preparo de alimentos ou ser usado para temperar saladas, por exemplo. Saiba como preparar o vinagre de maçã em casa.

4. Evitar o consumo de alimentos industrializados

5 dicas para regular o intestino

O consumo de alimentos industrializados promove diminuição da quantidade das bactérias boas responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, além de que alguns desses alimentos são formados por substâncias tóxicas, o que pode alterar a composição e função da microbiota intestinal.

Além disso, o açúcar, o pão branco e os bolos também devem ser evitados, pois aumentam a produção de gases, facilitam o inchaço da barriga e diminuem o funcionamento do intestino. Dessa forma, ao evitar ou diminuir o consumo desses alimentos é possível garantir a regulação intestinal.

5. Usar orégano, tomilho e sálvia para temperar

5 dicas para regular o intestino

As ervas aromáticas como orégano, tomilho e sálvia, por exemplo, além de melhorar o sabor dos alimentos, são capazes de controlar o desenvolvimento de bactérias que podem causar infecção e, por isso, podem também ser benéficas para o bom funcionamento do intestino.

Confira no vídeo a seguir outras dicas para melhorar o funcionamento do intestino:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem