Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para aliviar a dor de cabeça sem remédios

A dor de cabeça é muito comum, mas pode ser aliviada sem remédios, através de medidas simples como colocar compressas frias na testa, especialmente se a causa da dor de cabeça for estresse, má alimentação, cansaço ou ansiedade, por exemplo.

Na maioria das vezes a dor de cabeça passa apenas com essas medidas simples, no entanto quando é constante, não melhora ao longo do tempo ou quando é acompanhada por outros sintomas como febre, mal estar, vômitos e cansaço excessivo, é importante ir ao médico para que sejam feitos exames para identificar a causa da dor e o tratamento adequado possa ser iniciado.

5 dicas para aliviar a dor de cabeça sem remédios

Algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de cabeça sem que seja necessário tomar remédios são:

1. Colocar compressas frias ou mornas

Dependendo da causa da dor de cabeça, o uso de compressas frias ou quentes podem ser indicados para aliviar a dor. A compressa deve ser aplicada no local da cabeça em que se sente a dor, na nuca ou na testa, por exemplo, por cerca de 10 a 20 minutos.

A compressa fria é normalmente indicada quando a dor de cabeça é típica da enxaqueca, ou seja, quando é constante e, em alguns casos, é acompanhada por outros sintomas. Assim, a compressa com água gelada ajuda a contrair os vasos sanguíneos da cabeça e diminuir o volume de sangue no local, aliviando a dor.

Por outro lado, as compressas com água morna são indicadas quando a dor de cabeça é tensional, ou seja, desencadeada por estresse. Nesse caso, além de fazer a compressa morna, pode-se também tomar banho de água quente, pois ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar o corpo, trazendo um alívio momentâneo da dor de cabeça.

Por isso, é importante que seja identificada a causa da dor de cabeça para saber se é mais indicado fazer a compressa fria ou quente. Saiba como identificar os tipos de dor de cabeça.

2. Tomar café

Uma xícara de café forte sem açúcar também ajuda a combater naturalmente a dor de cabeça, sendo útil até mesmo em caso de ressaca. No entanto é importante saber qual a tolerância da pessoa para a cafeína, pois em alguns casos tomar café pode aumentar a dor de cabeça, nos casos de pessoas que já tem enxaqueca, ou não ter efeito nenhum.

É importante também beber bastante líquidos ao longo do dia, isso porque a dor de cabeça também pode ser um sinal de desidratação.

3. Massagem na cabeça

A massagem na cabeça é ótima para aliviar a dor de cabeça, pois mobiliza a corrente sanguínea, diminuindo a dor e ajudando a relaxar. A massagem deve ser realizada com as pontas do dedo, massageando a testa, nuca e parte lateral da cabeça. Confira o passo a passo da massagem para aliviar a dor de cabeça assistindo ao vídeo a seguir:

4. Ter uma boa noite de sono

Muitas vezes a dor de cabeça é indicativo de que o corpo precisa de descanso e, por isso, ter uma boa noite de sono pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. Para isso, é importante respeitar a hora de ir dormir, evitar ficar no telefone ou assistir televisão no momento do descanso e criar um ambiente escuro, assim é possível estimular o sono e tornar possível atingir a última fase do sono, que é a responsável pela maior sensação de descanso.

Confira outras dicas para ter uma boa noite de sono.

5. Tomar chá

Se a dor de cabeça não passar com os passos anteriores, pode-se beber 1 xícara do chá de gengibre, pois tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar a dor de cabeça. Basta colocar 2 cm de raiz de gengibre em uma xícara de água, deixar ferver por 5 minutos, coar, deixar esfriar e beber. Confira outras opções de remédio caseiro para dor de cabeça.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao médico no caso da dor de cabeça não melhore ou seja mais intensa após seguir as dicas mencionadas, se durar mais de 3 dias ou se a pessoa apresentar outros sintomas como coriza, dor de garganta, mal-estar geral, náuseas ou vômitos, por exemplo.

Nestes casos, o médico pode solicitar exames para tentar identificar a causa da dor de cabeça e orientar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, se necessário.

Alguns alimentos também podem piorar a dor de cabeça, devendo ser evitados, como no caso das comidas prontas, devido ao excesso de aditivos, e a pimenta. Por outro lado, outros ajudam a aliviar, como no caso dos peixes, sementes e castanhas, por exemplo. Para saber os alimentos que melhoram ou pioram a dor de cabeça assista o vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • UNIVERSITY OF CALIFORNIA. Headaches. 2014. Disponível em: <https://uhs.berkeley.edu/sites/default/files/HeadachesMigraines.pdf>. Acesso em 27 Abr 2020
  • MAGHBOOLI, Mehdi et al. Comparison Between the Efficacy of Ginger and Sumatriptan in the Ablative Treatment of the Common Migraine. Phytother Res. Vol 28. 3 ed; 412-415, 2014
  • BENDTSEN, Lars. Drug and nondrug treatment in tension-type headache. Therapeutic Advances in Neurological Disorders. Vol 02. 3 ed; 155–161, 2009
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem