Aciclovir: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O aciclovir é um remédio com ação antiviral indicado para prevenção ou tratamento de infecções da pele ou mucosas causadas pelo vírus do Herpes simplex ou Herpes zoster. No entanto, esse remédio não cura as infecções, mas diminui a gravidade e reduz o tempo de duração dos sintomas como sensação de ardor, queimação ou formação de bolhas na pele, por exemplo.

Esse remédio ajuda a cicatrizar as bolhas mais rapidamente, evitando a formação de novas feridas, diminui a coceira e alivia a dor que essas bolhas causam no momento do surto e após terem cicatrizado. Em pessoas imunocomprometidas, ou seja, com sistema imunológico enfraquecido, o aciclovir pode diminuir o risco do vírus se espalhar para outras partes do corpo e causar infecções graves.

O aciclovir pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 200 mg ou 400 mg, creme ou pomada oftálmica com o nome comercial Zovirax, Hpmix ou Hervirax, ou com o nome genérico aciclovir e deve ser usado com indicação médica. Além disso, o aciclovir pode ser encontrado na forma de injeção aplicada diretamente na veia, feita no hospital por um enfermeiro, de acordo com a indicação médica.

Aciclovir: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

O aciclovir é indicado para o tratamento de infecções causadas pelo Herpes zoster, vírus da Varicela-zoster, ou infecções causadas pelo vírus Herpes simplex na pele e nas mucosas, incluindo herpes genital inicial ou recorrente.

Além disso, também é usado no tratamento de meningoencefalite herpética ou infecções causadas por Citomegalovírus.

Como funciona o aciclovir

O aciclovir é uma substância ativa que atua bloqueando os mecanismos de multiplicação do vírus Herpes simplex, Herpes zoster, Varicela zoster, Esptein Barr e Citomegalovírus impedindo que eles se multipliquem e infectem novas células. No entanto, esse remédio não causa a morte do vírus e não cura a infecção, mas ajuda a diminuir a duração da infecção e a gravidade dos sintomas. 

Como usar

O aciclovir deve ser usado nas doses estabelecidas pelo médico, pois variam de acordo com o vírus a ser tratado, com o estado de saúde da pessoa e com a forma de apresentação do remédio, que incluem:

1. Aciclovir creme 50 mg/g

O aciclovir creme é indicado para o tratamento de infecções na pele ou mucosas causadas pelo vírus Herpes simplex, incluindo herpes genital e labial, e pode ser usado desde os primeiros sintomas da infecção como ardor ou sensação de queimação.

Esse creme deve ser usado aplicando uma camada sobre a bolha ou ferida na pele ou mucosa, 5 vezes por dia, em intervalos de cerca de 4 horas, pulando a aplicação no período noturno. É recomendado lavar as mãos com água e sabonete neutro, antes e após passar o creme para evitar a piora da infecção ou que se espalhe para outras partes do corpo.

O tratamento com aciclovir creme deve continuar por pelo menos 4 dias, para herpes labial, e por 5 dias, para herpes genital. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deve ser prolongado por mais 5 dias e se as lesões permanecerem após 10 dias, deve-se consultar o médico.

O aciclovir creme não deve ser usado nos olhos, pois existe uma pomada específica para uso oftálmico.

2. Aciclovir comprimido de 200 ou 400 mg

O aciclovir comprimido deve ser usado por via oral, nas doses e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico. No entanto, no caso de esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose. Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

A posologia deve ser estabelecida pelo médico, de acordo com o problema a tratar e inclui:

  • Tratamento de Herpes simplex em adultos: a dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, 5 vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando a dose noturna. O tratamento deve ser mantido por 5 dias, e deve ser estendido em infecções iniciais graves. Em pessoas gravemente imunocomprometidas ou com problemas na absorção intestinal, a dose pode ser aumentada para 400 mg ou o médico pode considerar a medicação intravenosa;
  • Supressão de Herpes simplex em adultos imunocompetentes: a dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas, ou 1 comprimido de 400 mg, 2 vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas. A dose pode ser reduzida pelo médico para 200 mg, 3 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 8 horas, ou até 2 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 12 horas;
  • Prevenção de Herpes simplex em adultos imunocomprometidos: a dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas. Para pessoas seriamente imunocomprometidos ou com problemas de absorção intestinal, a dose pode ser aumentada para 400 mg ou, o médico deve considerar a medicação intravenosa;
  • Tratamento de Herpes zoster em adultos: a dose recomendada é de 800 mg, 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando as doses noturnas, durante 7 dias. Em pessoas gravemente imunocomprometidas ou com problemas de absorção intestinal, o médico deve considerar a medicação intravenosa. A administração das doses deve ser iniciada o mais cedo possível, após o surgimento da infecção;
  • Tratamento em pacientes seriamente imunocomprometidos: a dose recomendada é de 800 mg, 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas.

Em bebês, crianças e idosos, a dose do aciclovir comprimido deve ser ajustada pelo médico de acordo com o peso corporal e o estado de saúde da pessoa.

3. Pomada oftálmica 30 mg/g

O aciclovir pomada oftálmica é indicado para o tratamento de ceratite, uma inflamação da córnea causada pela infecção do vírus do Herpes simplex

Antes de usar esta pomada, deve-se lavar bem as mãos com água e sabonete neutro. Para aplicar a pomada oftálmica, deve-se pressionar o dedo suavemente na pele logo abaixo da pálpebra inferior e afastar a pálpebra inferior do olho para fazer uma bolsa. Em seguida, aplicar cerca 1 centímetro da pomada liberada pela bisnaga na bolsa entre a pálpebra inferior e o globo ocular do olho afetado, 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas. Fechar o olho por 1 a 2 minutos após a aplicação, e lavar as mãos novamente com água e sabonete neutro.

Depois de se observar a cicatrização, deve-se continuar a aplicar a pomada oftálmica por, no mínimo, mais 3 dias.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com os comprimidos de aciclovir são dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, diarreia e dor no abdômen, coceira e vermelhidão, protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol, sensação de cansaço e febre.

Em alguns casos, o creme pode causar queimação ou ardência passageira, ressecamento leve, descamação da pele ou coceira.

A pomada oftálmica pode levar ao aparecimento de lesões na córnea, sensação leve e transitória de picadas após a aplicação da pomada, irritação local ou conjuntivite.

Quem não deve usar

O aciclovir não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao aciclovir ou valaciclovir, ao propilenoglicol, ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, também não é recomendado em mulheres grávidas ou que pretendam engravidar, ou por mulheres em amamentação, a não ser que seja indicado pelo médico.

Não se devem utilizar lentes de contacto durante o tratamento com a pomada oftálmica de aciclovir.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • VERE HODGE, R. A.; FIELD, H. J. Antiviral agents for herpes simplex virus. Adv Pharmacol. 67. 1-38, 2013
  • KLYSIK, K.; et al. Acyclovir in the Treatment of Herpes Viruses - A Review. Curr Med Chem. 27. 24; 4118-4137, 2020
  • DWORKIN Robert H.; et al. Recommendations for the management of herpes zoster. Clin Infect Dis. 44. 1; S1-26, 2007
  • SAGUIL, A.; et al. Herpes Zoster and Postherpetic Neuralgia: Prevention and Management. Am Fam Physician. 96. 10; 656-663, 2017
  • DRUGS.COM. Acyclovir. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/acyclovir.html>. Acesso em 29 Jun 2021
  • DRUGS.COM. Acyclovir Topical. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/acyclovir-topical.html>. Acesso em 29 Jun 2021
Mais sobre este assunto: