Os pediatras recomendam que a água seja oferecida aos bebês a partir dos 6 meses, que é a idade em que os alimentos começam a ser introduzidos no dia-a-dia do bebê, não sendo a amamentação a única fonte de alimentação do bebê.
No entanto, os bebês alimentados exclusivamente com leite materno não precisam beber água, chás ou sucos enquanto não começarem a alimentação complementar porque o leite materno já tem toda a água que o bebê necessita. Além disso, bebês com menos de 6 meses possuem o estômago menor, por isso, caso bebam água, pode haver diminuição da vontade de mamar, o que pode resultar em deficiências nutricionais, por exemplo. Veja como escolher o melhor leite para o seu bebê.

Quantidade certa de água de acordo com o peso do bebê
A quantidade correta de água que o bebê precisa deve ser calculada levando em consideração o peso da criança. Veja na tabela a seguir.
Idade do bebê | Quantidade de água necessária por dia |
Pré-maturo com menos de 1 kg | 150 ml por cada kg de peso |
Pré-maturo com mais de 1 kg | 100 a 150 ml por cada kg de peso |
Bebês com até 10 Kg | 100 ml por cada kg de peso |
Bebês entre 11 e 20 kg | 1 litro + 50 ml por cada kg de peso |
Bebês com mais de 20 kg | 1,5 litro + 20 ml por cada kg de peso |
A água deve ser oferecida várias vezes ao dia e pode-se levar em consideração a quantidade de água que está presente na sopa e no suco de furta, por exemplo. No entanto, é preciso que o bebê também se acostume a tomar somente água, que não tem cor, nem sabor.
Quantidade de água de acordo com a idade
Alguns pediatras consideram que a quantidade de água que o bebê precisa deve ser calculada de acordo com a sua idade, assim:
Até aos 6 meses de idade
O bebê que mama exclusivamente no seio da mãe até aos 6 meses de idade não precisa de água, porque o leite materno é constituído por 88% de água e possui tudo o que o bebê precisa para saciar a sede e o apetite. Desta forma, sempre que a mãe amamenta, o bebê está bebendo água através do leite.
A necessidade média diária de água para bebés saudáveis até aos 6 meses de idade é de cerca de 700 ml, mas essa quantidade é completamente obtida através do leite materno se a amamentação for exclusiva. Porém, se o bebê se alimenta apenas com leite em pó, é necessário dar cerca de 100 a 200 ml de água por dia aproximadamente.
Dos 7 aos 12 meses de idade
A partir dos 7 meses, com a introdução dos alimentos, a necessidade de água do bebê é de cerca de 800 ml de água por dia, sendo que 600 ml deve de ser na forma de líquidos como leite, suco ou água.
De 1 a 3 anos
As crianças entre 1 e 3 anos precisam tomar cerca de 1,3 litros de água por dia.
É importante notar que estas recomendações estão direcionadas para o bebê saudável que não apresenta desidratação por diarreia ou outro problema de saúde. Assim, se o bebê estiver com vômito ou tendo diarreia é importante oferecer ainda mais água. Neste caso, o ideal é observar a quantidade de líquidos perdida através do vômito e da diarreia e logo a seguir oferecer a mesma quantidade de água ou soro caseiro. Saiba como preparar soro caseiro.
No verão, a quantidade de água tem que ser ainda um pouco maior do que a que está acima recomendada, para compensar a perda de água através do suor e evitar a desidratação. Para isso, mesmo sem a criança pedir, deve-se oferecer água, chá ou suco natural à criança ao longo do dia, várias vezes ao dia. Conheça os sinais de desidratação na criança.