Os alimentos diuréticos ajudam o corpo a eliminar líquidos e sódio pela urina. Ao eliminar mais sódio, o corpo também precisa eliminar maior quantidade de água, produzindo ainda mais urina.
Alguns dos alimentos mais diuréticos são:
- Bebidas cafeinadas, como café, chá verde e chá preto;
- Chá de hibisco;
- Melancia;
- Abacaxi;
- Beterraba;
- Pepino;
- Cenoura;
- Uva;
- Aspargo;
- Abóbora.
Ao incluir estes alimentos na rotina, a produção de urina é aumentada, causando a eliminação de toxinas e minerais por meio da filtração pelos rins, podendo também servir como uma forma natural para desinchar durante a gravidez, para melhorar a saúde intestinal e para de aliviar sintomas da tensão pré menstrual.
Além disso, consumir estes alimentos pode ajudar pessoas com infecção urinária, pressão alta e com retenção de líquidos.
Veja mais dicas para combater a retenção hídrica nesse vídeo:
Alimentos diuréticos emagrecem?
É importante destacar que os diuréticos podem diminuir o peso corporal, já que eliminam líquido do corpo, no entanto, estes alimentos não são responsáveis pela redução de gordura corporal, não havendo dessa forma emagrecimento, apenas a diminuição do inchaço. Veja 15 dicas para emagrecer e perder barriga.
Como usar os alimentos diuréticos para desinchar
Além de incluir diariamente os alimentos diuréticos, é fundamental beber bastante água e reduzir a ingestão de sal e dos alimentos ricos em sódio, como os industrializados, para que os resultados sejam eficientes.
Veja a seguir algumas receitas com alimentos diuréticos que podem ajudar a desinchar.
1. Sopa de abóbora
Esta receita de sopa de abóbora pode ajudar a diminuir a retenção de líquidos, pois a abóbora é diurética e a sopa apesar de não levar sal, tem ótimo sabor.

Ingredientes
- 1 kg de abóbora em pedaços;
- 1 alho poró médio cortado em fatias;
- 2 colheres (de sopa) de gengibre em pó;
- 1 litro de água;
- 4 dentes de alho picados;
- 2 colheres de azeite;
- pimenta preta e raspas de limão a gosto.
Modo de preparo
Refogar os dentes de alho no azeite até dourar e depois acrescentar a água, abóbora e o alho poró, deixando cozinhar bem. Quando estiver bem cozido acrescentar o gengibre e um pouquinho de pimenta preta à gosto. Depois de pronta, adicionar raspas de limão e se preferir, bater no liquidificador.
2. Purê de cenoura
Um ótimo diurético natural é o consumo de purê de cenoura, pois contém bastante água e vitamina A, que favorecem o trabalho dos rins e a formação de urina, aumentando a eliminação de líquidos e diminuindo o inchaço do corpo.

Ingredientes
- 2 cenouras médias;
- 1 litro de água;
- Sal e manjericão a gosto.
Modo de preparo
Colocar a cenoura e a água em uma panela e deixar cozinhar até que fique macia. A seguir, escorrer a água e amassar a cenoura, transformando-a em purê. Acertar no sal e adicionar um pouquinho de manjericão. Comer ao menos um prato cheio do purê e no mínimo 2 litros de água, durante o dia, para que consiga o efeito desejado.
3. Suco de melancia e pepino
A melancia e o pepino tem muita quantidade de água em sua composição, além de fibras e vitaminas que ajudam a combater o inchaço. Por isso, juntar os dois em uma receita pode ser uma ótima sugestão.

Ingredientes
- 3 fatias médias de melancia;
- Suco de ½ limão;
- 1 pepino médio.
Modo de preparo
Descascar o pepino e cortar em pedaços pequenos. Em seguida, adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que tudo se transforme em uma mistura homogênea. Servir sem coar.