Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é anúria, causas e como tratar

A anúria é uma situação caracterizada pela ausência de produção e eliminação de urina, o que normalmente está relacionado com alguma obstrução nas vias urinárias ou ser consequência de insuficiência renal aguda, por exemplo.

É importante que a causa da anúria seja identificada pois assim é possível que seja indicado pelo urologista ou nefrologista o tratamento mais adequado, que pode envolver a correção da obstrução, colocação de stent ou realização de hemodiálise.

O que é anúria, causas e como tratar

Principais causas

A causa mais frequentemente associada à anúria é a insuficiência renal aguda, em que o rim não consegue filtrar o sangue corretamente, podendo haver o acúmulo de substâncias prejudiciais para o organismo e levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor na parte inferior das costas, cansaço fácil, falta de ar e pressão alta, por exemplo. Saiba como reconhecer os sintomas de insuficiência renal aguda.

Outras possíveis causas de anúria são:

  • Obstrução das vias urinárias pela presença de cálculos, o que impede que a urina seja eliminada;
  • Diabetes não controlada, isso porque o excesso de glicose pode causar lesões progressivas nos rins, interferindo diretamente na sua função e resultando em insuficiência renal aguda, que é a causa mais frequente de anúria;
  • Alterações na próstata, no caso dos homens, pois pode provocar alterações no sistema urinário devido à presença de tumores, por exemplo;
  • Tumor nos renais, pois além de alterar o funcionamento dos rins, pode também provocar obstrução das vias urinárias;
  • Hipertensão, pois pode, a longo prazo, haver alteração da função dos rins devido a danos que podem acontecer nos vasos em torno dos rins.

O diagnóstico da anúria é feito pelo nefrologista ou urologista de acordo com sinais e sintomas apresentados pela pessoa que podem ser indicativos de alteração nos rins, como retenção de líquidos, dificuldade para urinar, cansaço frequente e presença de sangue na urina quando é possível a sua eliminação.

Além disso, para confirmar a causa da anúria, o médico pode também indicar a realização de exames de sangue, exame de urina, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou cintilografia renal, em que é avaliada a forma e o funcionamento dos rins, sendo importante no diagnóstico da insuficiência renal ou identificação de obstruções, por exemplo. Entenda o que é e como é feita a cintilografia renal.

Como deve ser o tratamento

O tratamento da anúria é indicado pelo médico de acordo com a causa, dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e estado de saúde da pessoa. Assim, no caso da anúria ser causada por uma obstrução nas vias urinárias que impedem a eliminação da urina, pode ser recomendada a realização de um procedimento cirúrgico para correção da obstrução, favorecendo a eliminação da urina, e a colocação de stent.

No caso da insuficiência renal, é normalmente recomendada a realização de hemodiálise, isso porque é preciso que o sangue seja filtrado para evitar que haja acúmulo de substâncias tóxicas para o organismo, o que poderia agravar a insuficiência renal. Veja como é feita a hemodiálise.

Em último caso, quando a insuficiência já está mais avançada e a hemodiálise não está sendo totalmente suficiente, pode ser indicado pelo médico a realização do transplante renal.

Além disso, é importante que o tratamento para a doença de base, como diabetes ou alterações cardiovasculares, por exemplo, sejam continuados de acordo com a recomendação do médico, pois assim é possível evitar complicações.

Bibliografia >

  • CHOI, Hye Min; KIM, Sun Chul; KIM, Myung-Gyu et al. Etiology and outcomes of anuria in acute kidney injury: a single center study. Kidney Res Clin Pract. Vol 34. 13-19, 2015
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Nefrologia - Insuficiência Renal Aguda. 2007. Disponível em: <https://arquivos.sbn.org.br/uploads/Diretrizes_Insuficiencia_Renal_Aguda.pdf>. Acesso em 20 Jul 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem