Artrose no joelho: o que é, sintomas, causas e tratamento

A artrose no joelho é uma situação caracterizada pelo desgaste da articulação do joelho, o que leva a uma inflamação do local, resultando em sintomas como dor, vermelhidão e inchaço do joelho e dificuldade para andar, abaixar e movimentar o joelho. Com o passar do tempo, é natural que a artrose vá piorando e, por isso, podem começar a surgir sintomas mais sérios como deformidades da articulação e muitas dores, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para andar e maior tendência a mancar.

Essa situação é mais comum de acontecer em pessoas mais velhas, devido ao desgaste natural das articulações, no entanto pode ser também consequência de pancadas fortes no joelho ou doenças inflamatórias, por exemplo.

É importante que após a identificação dos sintomas da artrose, o ortopedista seja consultado para que possam ser realizados exames para confirmar a alteração e iniciado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios, a realização de fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.

Artrose no joelho: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sintomas de artrose no joelho

Os sintomas de artrose no joelho surgem devido ao desgaste da articulação do joelho, sendo os principais:

  • Dor no joelho após esforços, podendo melhorar com o repouso;
  • Rigidez ao se levantar da cama de manhã ou após longos períodos de repouso que melhora após 30 minutos;
  • Presença de estalos ao movimento ou “crepitações"
  • Inchaço e calor, geralmente na fase inflamatória
  • Sensação de aumento de tamanho do joelho, devido ao crescimento dos ossos ao redor do joelho
  • Movimentos mais limitados, especialmente esticar o joelho totalmente
  • Dificuldade em apoiar a perna no chão
  • Músculos da coxa mais fracos e mais atrofiados.

É comum que os dois joelhos sejam afetados, no entanto os sintomas podem ser diferentes entre eles, uma vez que o grau de comprometimento de cada articulação pode variar.

Na presença de sintomas possivelmente indicativos de artrose no joelho, é importante que o ortopedista seja consultado para que seja feito o diagnóstico, identificada a possível causa e iniciado o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da artrose no joelho é feito pelo ortopedista a partir da avaliação dos sintomas apresentados e exame físico da articulação, em que são realizados movimentos com o joelho com o objetivo de verificar a mobilidade, presença de estalos e de dor, assim como a sua intensidade, e também é feita uma avaliação dos fatores de risco para a artrite no joelho, pois é mais comum em pessoas com mais de 50 anos.

Além disso, o médico pode solicitar a realização de exames de imagem, como o raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e/ ou ultrassom do joelho para avaliar o grau de desgaste da articulação para orientar o tratamento mais adequado.

Principais causas

As principais causas da artrose no joelho podem ser:

  • Desgaste natural da articulação, que ocorre devido à idade;
  • Estar muito acima do peso;
  • Traumatismo direto, como cair de joelhos, por exemplo;
  • Doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação.

Este problema afeta principalmente pessoas com mais de 45 anos, mas, se a pessoa estiver muito acima do peso ou tiver alguns destes fatores de risco, por exemplo, pode desenvolver uma artrose ainda jovem, por volta dos 30 anos de idade.

Como é feito o tratamento

O tratamento da artrose no joelho deve ser feito de acordo com a orientação do ortopedista que pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou suplementos nutricionais para ajudar a restaurar a articulação do joelho.

Os principais tratamentos para a artrose no joelho incluem:

1. Medicamentos

Os medicamentos indicados pelo ortopedista para a artrose no joelho têm como objetivo reduzir a dor e o desconforto na articulação.

Os principais medicamentos indicados são:

  • Paracetamol: é o tratamento de primeira escolha indicado para reduzir dor leve a moderada;
  • Analgésicos opióides, como tramadol: é indicado para dor forte em casos mais graves de artrose no joelho;
  • Duloxetina: é usada para ajudar a aliviar a dor em casos de dor crônica.

Além disso, existem outros medicamentos que podem ser indicados para artrose no joelho como injeção de ácido hialurônico na articulação, ou o uso do suplemento de sulfato de glucosamina e condroitina por via oral. No entanto, ainda são necessários mais estudos para seu uso na artrose no joelho. Confira mais opções de medicamentos para artrose.

2. Exercícios

Alguns exercícios para artrose no joelho são alongamento da musculatura das pernas que pode ser feito pela própria pessoa ou com o auxílio do fisioterapeuta, ou também andar de bicicleta.

Porém, o ideal é que os exercícios sejam feitos com orientação do fisioterapeuta, pois quando realizados de forma incorreta ou com a articulação muito dolorida, podem agravar os sintomas. Veja os principais exercícios para artrose

3. Fisioterapia 

A fisioterapia para artrose no joelho deve ser realizada preferencialmente todos os dias, nos momentos de maior dor. O fisioterapeuta deve avaliar a articulação e orientar o melhor tratamento, respeitando as limitações de cada pessoa. Nas sessões de fisioterapia podem ser utilizados aparelhos específicos e exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Saiba como é feita a fisioterapia para artrose

4. Cirurgia

A cirurgia é indicada nos casos em que o uso de remédios e a fisioterapia não foram eficazes para aliviar os sintomas, e a dor persiste, persistindo com dor para subir e descer escadas, por exemplo, mesmo após meses de tratamento convencional.

A cirurgia pode ser feita removendo a articulação do joelho e colocando uma prótese no lugar. Depois disso, geralmente, é possível uma recuperação completa. No entanto, é necessário fazer sessões de fisioterapia para acelerar a recuperação. Saiba como é feita e quanto tempo demora a recuperação.

5. Tratamento natural

Um bom tratamento natural para artrose no joelho é utilizar o cataplasma de linhaça morno sobre a articulação, no final do dia. Basta fazer uma trouxinha com um tecido limpo e fino com 3 colheres de sementes de linhaça e aquecer no micro-ondas por 1 ou 2 minutos, até que ela fique morna. Em seguida, aplicar nos joelhos de 10 a 15 minutos. Confira algumas opções de remédios caseiros para artrose

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MARTÍNEZ, R et al. Osteoartritis (artrosis) de rodilla. Revista Chilena de Ortopedia y Traumatología. 56. 3; 45-51, 2015
Mais sobre este assunto: