Desenvolvimento do bebê com 6 meses: peso, sono e alimentação

O bebê com 6 meses já consegue reconhecer visualmente os pais, ou responsáveis, e familiares, assim como sabe identificar uma pessoa estranha. Nesta idade, o bebê também se comunica melhor, balbuciando sons como “ah”, “eh” e “oh”, quando chamam pelo seu nome, quando conversam com ele ou quando quer expressar alegria ou frustração.

Nesta fase, o bebê já consegue se sentar sem apoio, se apoiar melhor com as mãos, engatinhando e ficando de barriga para cima ou de bruços, quando está deitado. Além disso, o bebê também já apoia com firmeza os pés, quando colocado de pé.

A partir dos 6 meses o bebê também começa a comer outros alimentos, como vegetais, frutas, leguminosas, cereais e proteínas, complementando o leite materno ou a fórmula infantil, de acordo com a orientação de um pediatra ou nutricionista. Veja como fazer a introdução dos alimentos na dieta do bebê.

Cada bebê é único e tem seu ritmo de crescimento, sono e fala. Por isso, em caso de dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é importante realizar uma consulta com o pediatra.

Desenvolvimento do bebê com 6 meses: peso, sono e alimentação

Peso do bebê com 6 meses

A tabela a seguir indica o intervalo de peso ideal do bebê com 6 meses, assim como outros parâmetro importantes como estatura, perímetro cefálico e ganho de peso de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

 

Meninos

Meninas

Peso

6,4 a 9,8 kg

5,8 a 9,3 kg

Estatura

63,2 a 71,9 cm

61 a 70cm

Perímetro cefálico

42 a 44,5 cm

41 a 43,5 cm

Ganho de peso mensal

600 g

600 g

É importante lembrar que, caso o bebê apresente valores acima ou abaixo dos indicados, é recomendado consultar o pediatra para que seja avaliado o desenvolvimento da criança.

Como é o sono do bebê

O sono do bebê com 6 meses dura aproximadamente 14 horas por dia, incluindo as 2 a 3 horas, divididas em 2 ou 3 sonecas, que ele tira ao longo do dia. No entanto, nesta fase o bebê tende a dormir menos ao longo do dia, pois fica mais interessado em interagir com os pais ou responsáveis.

Já durante a noite, o período de sono do bebê é mais prolongado, durando em torno de 9 a 11 horas. Contudo, alguns bebês podem ter mais dificuldades para dormir por longas horas ou ainda podem “trocar o dia pela noite”. Neste caso, algumas dicas para que o bebê tenha boas noites de sono são:

  • Manter uma rotina seguindo os mesmos horário para dormir;
  • Colocar o bebê ainda acordado no berço, para ensinar ele a “pegar no sono” sozinho;
  • Diminuir os barulhos na casa na hora de dormir;
  • Manter o quarto do bebê com pouca iluminação;
  • Se o bebê acordar muito cedo, ninar ele no berço que durma um pouco mais.

Além disso, dar um banho quente próximo da hora de dormir ou fazer uma massagem também pode ajudar o bebê a ter uma boa noite de sono.

Alimentação do bebê com 6 meses

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é importante iniciar a introdução de alimentos na dieta do bebê a partir dos 6 meses, que vão complementar o leite materno ou a fórmula infantil.

No almoço ou no jantar devem ser oferecidas papas feitas com cereais, tubérculos, vegetais frescos, proteína e leguminosas. Já nos lanches da manhã e da tarde, devem ser oferecidas papas de frutas frescas, que devem ser raspadas ou amassadas. Veja como deve ser a dieta do bebê e veja um exemplo de cardápio.

As refeições dos bebês devem ser amassadas com garfo ou raspadas (no caso das frutas), para ajudar no desenvolvimento da mastigação, respiração e o reconhecimento dos diferentes sabores e texturas dos alimentos.

Além disso, é recomendado que o bebê seja estimulado a segurar a colher e até mesmo pegar nos alimentos com as próprias mãos, com supervisão dos pais, pois isto estimula o desenvolvimento da coordenação motora, que é uma abordagem similar ao método BLW. Conheça os benefícios e veja como iniciar o método BLW.

A Sociedade Brasileira de Pediatria também recomenda que seja oferecido ao bebê 700 ml de água para evitar prisão de ventre e sobrecarga renal, pois o bebê com 6 meses começa a comer alimentos com mais fibras, sódio e proteínas. Veja a quantidade e como dar água para o bebê com 6 meses.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 6 meses já consegue reconhecer visualmente os pais, ou responsáveis, e familiares, assim como consegue saber quando uma pessoa é estranha. Nesta fase, o bebê também se comunica melhor, balbuciando sons como “ah”, “eh” e “oh”, quando chamam pelo seu nome, quando conversam com ele ou quando quer expressar alegria ou insatisfação.

Aos 6 meses, o bebê também já consegue se sentar sem apoio, se apoiar melhor com as mãos, se arrastando, engatinhando e ficando de barriga para cima ou de bruços, quando está deitado. Além disso, o bebê também já apoia com firmeza os pés, quando colocado de pé.

O bebê com 6 meses observa melhor as coisas ao seu redor e gosta de pegar o que está ao seu alcance e, por curiosidade, levar à boca. Por isso, durante esta fase é importante que os pais, ou responsáveis, mantenham cuidado para evitar que o bebê engasgue. Veja como evitar e o que fazer quando o bebê engasga.

Assista o vídeo a seguir algumas dicas para ajudar no desenvolvimento do bebê:

Nascimento dos dentes

O nascimento dos dentes ocorre por volta dos 6 meses e os sintomas do nascimento dos primeiros dentes podem ser irritabilidade, diminuição do sono, redução do apetite, excesso de saliva e, algumas vezes, febre.

Para aliviar o incômodo dos primeiros dentinhos, os pais, ou responsáveis, podem fazer uma massagem na gengiva dos bebês com as pontas dos dedos ou dar brinquedos como os mordedores para ele morder.  Veja como aliviar o desconforto durante o nascimento dos dentes do bebê.

Quando vacinar o bebê

O bebê com 6 meses precisará tomar algumas vacinas, como:

  • Terceira dose da vacina da Hepatite B;
  • Terceira dose da vacina Vacina Hib, que protege contra a infecção pela bactéria Haemophilus influenzae;
  • Terceira dose da vacina VIP, que protege contra a paralisia infantil;
  • Terceira dose da vacina tríplice bacteriana.

A partir dos 6 meses é recomendado também iniciar a imunização contra o vírus da Influenza, que é responsável pela gripe.

Brincadeiras e atividades com o bebê

As brincadeiras são importantes para auxiliar no desenvolvimento da fala, criatividade e aprendizado do bebê. Além disso, as brincadeiras promovem um maior vínculo do bebê com os pais, ou responsáveis, e os familiares.

Algumas brincadeiras e atividades que podem ser feitas com o bebê de 6 meses são:

  • Sentar junto com o bebê em um tapete macio. Colocar em um cesto alguns brinquedos e objetos dentro e deixar o bebê retirar um a um, enquanto conversa, explica ou faz sons sobre cada objeto;
  • Construir um túnel com uma caixa de papelão, abrindo o fundo e a parte superior. Colocar o bebê em um lado da caixa e um brinquedo na outra extremidade, chamando-o para buscar o objeto e estimulando ele atravessar a caixa, engatinhando.

Além disso, outra atividade para estimular o bebê com 6 meses é passear com ele em locais abertos como parques ou praças. No entanto, os passeios devem ser feitos antes das 10:00 ou após às 16:00, sempre aplicando protetor solar no bebê de 20 a 30 minutos antes sair de casa, sendo indicado também o uso de guarda-sol ou boné.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Longitud/estatura para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/height_for_age/es/>. Acesso em 30 Nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Perímetro cefálico para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/hc_para_edad/es/>. Acesso em 30 Nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Peso para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/peso_para_edad/es/>. Acesso em 30 Nov 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROLOGIA INFANTIL. Aprenda os sinais. Aja cedo.. 2019. Disponível em: <https://sbni.org.br/wp-content/uploads/2019/09/1568137484_livreto_alta.pdf>. Acesso em 10 Nov 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Fotoproteção na criança. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/fotoprotecao-na-crianca/>. Acesso em 10 Nov 2021
  • FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL. Fundamentos do desenvolvimento infantil: da gestação aos 3 anos. 2011. Disponível em: <http://agendaprimeirainfancia.org.br/arquivos/Fundamentos_do_desenvolvimento%20infantil.pdf>. Acesso em 10 Nov 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de atenção Básica: Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. 2014. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento_1ed.pdf>. Acesso em 10 Nov 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Como fazer meu filho dormir melhor - Prevenção. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/como-fazer-meu-filho-dormir-melhor/>. Acesso em 10 Nov 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Qual a quantidade de água que bebês e crianças precisam tomar?. 2018. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/qual-a-quantidade-de-agua-que-bebes-e-criancas-precisam-tomar/>. Acesso em 10 Nov 2021
  • SBP. Quantas horas por dia o bebê deve dormir?. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/filiada/goias/noticias/noticia/nid/quantas-horas-por-dia-o-bebe-deve-dormir-1/>. Acesso em 10 Nov 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Gráficos de Crescimento. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/endocrinologia/graficos-de-crescimento/>. Acesso em 10 Nov 2021
  • MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Jogos e brincadeiras das culturas populares na Primeira Infância. 2019. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/CartilhaCriancaFeliz_web.pdf>. Acesso em 10 Nov 2021
Mais sobre este assunto: