Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 super benefícios da beldroega e como usar

A beldroega é uma planta rasteira que cresce facilmente em todo tipo de solo, não exigindo muita luz, nem água. Por essas características, muitas vezes ela é confundida com uma erva daninha, mas na verdade a beldroega traz diversas propriedades medicinais, sendo uma das fontes vegetais mais importantes de ômega 3, além de ter várias propriedades interessantes como ser diurética, antioxidante e anti-inflamatória.

Além disso, esta planta também pode ser usada na alimentação para preparar saladas, sopas e para fazer parte de guisados, sendo bastante usada em alguns países da Europa. Por ser uma importante fonte de ômega 3, a beldroega é considerada uma ótima opção ao peixe, na dieta de pessoas vegetarianas ou vegan.

8 super benefícios da beldroega e como usar

A seguir indicamos alguns dos possíveis benefícios do consumo desta planta:

1. Ajuda a controlar a diabetes

Segundo alguns estudos feitos com a planta, foi observado que o consumo do extrato feito com esta planta é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, já que consegue modular o metabolismo da glicose, além de aumentar a sensibilidade à insulina.

2. Protege do estresse oxidativo

A beldroega é uma planta rica em substâncias antioxidantes, como galotaninos, ômega 3, ácido ascórbico, quercetina e apigenina, que protegem as células contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Dessa forma, o consumo desta planta pode ser capaz de proteger o corpo contra o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico e até diminuir o risco do surgimento de câncer.

3. Alivia a inflamação da artrite

Investigações feitas com o extrato de beldroega em laboratório mostraram que a planta é capaz de aliviar a inflamação comum dos quadros de artrite em ratos, apresentando um efeito muito semelhante ao de vários corticoides que são usados para tratar essa condição.

4. Combate infecções bacterianas

Vários estudos feitos com o extrato da planta têm demonstrado ação antibacteriana contra diferentes tipos de bactérias, incluindo Klebsiella pneumonia, Pseudomonas aeruginosa, Streptococcus pyogenesStreptococcus aureus, mesmo quando as bactérias apresentavam resistência para antibióticos como eritromicina, tetraciclina ou ampicilina.

5. Previne contra doenças cardiovasculares

Além de ser muito rica em ômega 3, que é um tipo de gordura saudável que ajuda a proteger o coração, a beldroega também tem demonstrado ação contra a hiperlipidemia em ratos, sendo capaz de manter os níveis de colesterol e triglicerídeos dentro dos parâmetros normais.

6. Protege o estômago de úlceras

Devido à sua composição em flavonoides, como canferol, apigenina e quercetina, a beldroega parece ser capaz de criar uma proteção no estômago que dificulta o aparecimento de úlceras gástricas.

7. Reduz a pressão arterial

Em estudos feitos com um extrato aquoso de beldroega os investigadores observaram que as quantidades de potássio da planta parecem ser capazes de diminuir a pressão arterial. Além disso, a beldroega também apresenta ação diurética, o que também contribui para a diminuição da pressão arterial.

8. Ajuda na cicatrização de feridas

Quando aplicadas diretamente sobre feridas e queimaduras, as folhas trituradas da beldroega parecem acelerar o processo de cicatrização, ao reduzir a superfície da ferida, além de aumentar a resitência à tração.

8 super benefícios da beldroega e como usar

Tabela de informação nutricional

A beldroega é uma planta muito rica em nutrientes, como se pode ver na tabela nutricional:

Quantidade por 100 g de beldroega
Energia: 16 calorias
Proteínas:1,3 g
Carboidratos:3,4 g
Gorduras:0,1 g
Vitamina A:1320 UI
Vitamina C:21 mg
Sódio:45 mg
Potássio:494 mg
Cálcio:65 mg
Ferro:0,113 mg
Magnésio:68 mg
Fósforo:44 mg
Zinco:0,17 mg

Como usar a planta

A beldroega pode ser usada na culinária para compor saladas, sopas e guisados, além de poder ser acrescentado em receitas de sucos verdes e vitaminas.

Além disso, a planta pode ser usada sobre a forma de chá:

Ingredientes

  • 50 g de folhas de beldroega;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes por 5 a 10 minutos e depois coar. Por fim, deixar amornar e beber 1 a 2 xícaras por dia.

A medicina natural também usa os talos e as folhas trituradas da beldroega sobre queimaduras e feridas, pois aliviam a dor e aceleram a cicatrização.

Contraindicações

Por ser rica em ácido oxálico, a beldroega deve ser evitada por pessoas que têm ou que já tiveram pedras no rins, e o seu consumo excessivo pode causar problemas intestinais como dores e enjoos.

Bibliografia >

  • CHUGH, Vishal et al.. Purslane (Portulaca oleracea L.): An underutilized wonder plant with potential pharmacological value. The Pharma Innovation Journal . Vol.8, n.6. 236-246, 2019
  • ZHOU, Yan-Xi et al.. Portulaca oleracea L.: A Review of Phytochemistry and Pharmacological Effects. BioMed Research International. 2015
  • MASOODI, Mubashir H. et al.. Portulaca oleracea L. A Review. Journal of Pharmacy Research. Vol.4, n.9. 3044-3048, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem