13 benefícios da maçã para saúde e como consumir

A maçã é uma fruta com ótimas quantidades de carotenoides e flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir algumas doenças, como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e Alzheimer.

Além disso, a maçã é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, contribuindo para prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer ao longo do dia, promovendo o emagrecimento. Veja outros alimentos com baixo índice glicêmico.

Existem diferentes tipos de maçã, como a verde, a gala ou a fugi, que podem ser consumidas ao natural ou ser usada em preparações como salada de frutas, vitaminas, compotas ou em preparações salgadas, como salada ou vinagrete. Já a casca da maçã também pode ser usada para o preparo de chás.

13 benefícios da maçã para saúde e como consumir

Os principais benefícios com o consumo regular da maçã são:

1. Prevenir doenças cardiovasculares

A maçã é rica em pectina, um tipo de fibra que diminui a absorção de gorduras, auxiliando na redução dos níveis de colesterol no sangue e prevenindo contra doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose ou derrame.

Além disso, a maçã possui flavonoides e carotenoides, compostos bioativos com ação antioxidante que impedem a oxidação das células de gordura, auxiliando no equilíbrio nos níveis de colesterol “ruim, o LDL, no sangue.

2. Prevenir e equilibrar a diabetes

A maçã tem boas quantidades de polifenóis, compostos com ação antioxidante que protegem as células do pâncreas contra os danos causados pelos radicais livres, melhorando a função do hormônio insulina e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.

Por ter ótimas quantidades de fibras, a maçã também diminui a absorção de açúcar, promovendo o equilíbrio nos níveis de glicose no sangue. Confira outras frutas ricas em fibras.

3. Promover o emagrecimento

A maçã é rica em fibras e água que ajudam a prolongar a sensação de saciedade por mais tempo, o que diminui a vontade de comer ao longo do dia e promove o emagrecimento.

Além disso, a maçã tem baixo teor de calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas para perda de peso. Veja como incluir a maçã na dieta.

4. Combater a prisão de ventre

A maçã contém celuloses, hemiceluloses, ligninas e pectinas, fibras que ajudam a aumentar a absorção de água no intestino, auxiliando na  formação e eliminação das fezes.

Além disso, a maçã contém pectina, uma fibra prebiótica que serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, equilibrando a flora intestinal e auxiliando no combate à prisão de ventre.

5. Ajudar a equilibrar a pressão arterial

A maçã é rica em potássio, um mineral que facilita a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, auxiliando no equilíbrio da pressão arterial.

Os antioxidantes presentes em boas quantidades na maçã também ajudam a manter a saúde das artérias e melhorar a circulação de sangue, prevenindo a pressão alta.

6. Auxiliar no tratamento de gastrite e úlceras

As fibras da maçã, especialmente a pectina, ajudam a formar um gel que protege a mucosa do estômago, neutralizando os danos causados pelo excesso de ácido do estômago, auxiliando no tratamento da gastrite e úlceras gástricas.

As catequinas e os carotenoides, compostos bioativos presentes na maçã, também possuem propriedades antimicrobianas, podendo auxiliar no combate ao Helicobacter pylori, uma bactéria responsável pela gastrite, úlcera e câncer de estômago.

7. Prevenir câncer

Os polifenóis presentes na maçã possuem ação antioxidante e anti-inflamatória que previnem os danos causados pelo excesso de radicais livres às células, auxiliando na prevenção de alguns tipos de câncer, como de pulmão, de mama e de cólon. Confira mais alimentos que ajudam na prevenção do câncer.

8. Ajudar a evitar cáries

A maçã contém boas quantidades de ácido málico, composto que aumenta a produção de saliva, inibindo a multiplicação das bactérias responsáveis pela formação da placa bacteriana e ajudando a evitar a cárie. Veja outras recomendações para evitar as cáries.

9. Evitar Alzheimer

A maçã contém flavonoides, como a quercetina, que têm ação antioxidante, protegendo as células do sistema nervoso central contra os radicais livres e evitando o Alzheimer.

Além disso, os flavonoides presentes na maçã melhoram a circulação de sangue e evitam inflamações nas células do cérebro, melhorando a memória e prevenindo a demência. Veja outros alimentos que melhoram a saúde do cérebro.

10. Retardar o envelhecimento precoce

Por ser rica em antioxidantes, a maçã é uma ótima opção para evitar os danos causados pelos radicais livres na pele, prevenindo a flacidez e as rugas.

Além disso, as fibras presentes na maçã evitam a formação de produtos de glicação avançada (AGEs), compostos produzidos no organismo com o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, doces ou bolos, e que causam inflamação e envelhecimento precoce.

11. Ajudar a combater a ansiedade

A maçã contém pectina, uma fibra prebiótica que serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, contribuindo para a manutenção da saúde da flora intestinal, fundamental para combater e prevenir a ansiedade.

12. Fortalecer o sistema imunológico

Por ter boas quantidades de carotenoides e flavonoides, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, a maçã ajuda a proteger e melhorar as funções das células do sistema imunológico contra infecções e evitar situações, como gripes e resfriados.

13. Prevenir a asma e rinite

A maçã contém quercetina, um flavonoide com potente ação imunomoduladora que fortalece as células do sistema imunológico e inibe as células que causam a inflamação, ajudando na prevenção da asma, rinite e bronquite.

Como consumir a maçã

A maçã é uma fruta com sabor que varia do doce ao ácido e pode ser consumida ao natural, e de preferência com a casca, ou pode ser consumida na sobremesa ou no café da manhã.

Além disso, a maçã também pode ser usada em preparações como sucos ou saladas e as cascas da fruta também podem ser usadas no preparo de chás.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin como fazer maçã desidratada em casa:

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 150g, o que equivale a uma unidade média, de maçã com casca e sem casca:

Componentes

150 g (1 unidade média) de maçã com casca

150g (1 unidade média) de maçã sem casca

Energia

96 calorias

91,5 calorias

Proteínas

0,3 g

0,3 g

Gorduras

0,75 g

0,75 g

Carboidrato

20,1 g

19 g

Fibras

3,1 g

2,8 g

Vitamina A

6,0 mcg

6,0 mcg

Carotenoide

39 mcg

37,5 mcg

Vitamina E

0,8 mg

0,4 mg

Vitamina C

10,5 mg

7,55 mg

Potássio

210 mg

180 mg

É importante lembrar que para se obter todos os benefícios da maçã é aconselhado também manter uma dieta equilibrada e saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Receitas saudáveis com maçã

A maçã pode ser usada em receitas saudáveis e rápidas, como chá, saladas ou vinagretes:

13 benefícios da maçã para saúde e como consumir

1. Chá de casca de maçã

Ingredientes:

  • Cascas de 4 maçãs;
  • 1 litro de água;
  • 1 canela em pau;
  • 1 colher de sopa de suco de limão.

Modo de preparo:

Lavar bem e descascar as maçãs. Colocar todos os ingredientes em uma panela. Deixar ferver por 10 a 15 minutos. Esperar amornar, coar e servir.

2. Maçã assada com canela

Ingredientes:

  • 4 maçãs;
  • ¾ xícaras de água;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

Lavar as maçãs e colocar em uma assadeira com 3/4 xícaras de água. Levar ao forno preaquecido e deixar assar por aproximadamente 30 minutos ou até que a maçã fique macia. Aguardar amornar, polvilhar com a canela em pó e servir.

3. Vinagrete de maçã verde

Ingredientes:

  • 1/2 unidade de maçã verde;
  • 1 tomate;
  • 1 colher de chá de gengibre fresco picado;
  • 3 colheres de sopa de palmito cortado em cubos;
  • Suco de 1 limão;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco;
  • Salsinha  hortelã frescas à gosto;
  • 1 colher de café de sal.

Modo de preparo:

Lavar bem a maçã, o tomate, e as ervas frescas. Cortar a maçã, o tomate e o palmito em cubos. Em uma tigela, colocar todos os ingredientes e misturar bem. Colocar em um pote e deixar repousar na geladeira por 1 hora e servir com torradas ou como molho para salada ou carnes.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Novembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Novembro de 2021.

Bibliografia

  • TU, Shih-Hsin; CHEN, Li-Ching; HO, Yuan-Soon. An apple a day to prevent cancer formation: Reducing cancer risk with flavonoids. Journal of Food and Drug Analysis. 25. 1; 119-124, 2017
  • WILLIAMSON, G. The role of polyphenols in modern nutrition. Nutr Bull. 42. 3; 226–235, 2017
  • COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/>. Acesso em 22 Nov 2021
  • SHISHTAR, Esra et al. Long-term dietary flavonoid intake and risk of Alzheimer disease and related dementias in the Framingham Offspring Cohort. American Journal of Clinical Nutrition. Vol.112. 22.ed; 343-353, 2020
  • HYSON, A, Dianne. A Comprehensive Review of Apples and Apple Components and Their Relationship to Human Health. Advances in Nutrition . vol.2. 5.ed; 408–420, 2011
  • FRANCO, L, Pedro Miguel. Características Físico-químicas, Propriedades Funcionais e Perfil de Compostos Fenólicos de 17 Variedades de Maçãs Portuguesas. Tese para conclusão de doutorado em qualidade alimentar, 2014. Universidade Nova de Lisboa.
Mais sobre este assunto: