Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Benefícios da uva roxa e verde para a saúde (com receitas saudáveis)

A uva é uma fruta rica em antioxidantes, que são encontrados principalmente em sua casca, folhas e sementes, proporcionando diversos benefícios para a saúde, como prevenção do câncer, diminuição da fadiga muscular e melhora do funcionamento do intestino. Cada variedade de uva possui propriedades específicas, podendo ser obtida maior quantidades de benefícios quando são consumidas uvas verdes e roxas.

Todos esses benefícios se devem ao fato de que as uvas, principalmente as roxas, são ricas em taninos, resveratrol, antocianinas, flavonoides, catequinas e outros compostos que proporcionam suas propriedades bioativas. Essa fruta pode ser consumida de diversas formas, como em doces, geleias, bolos, pudins e, principalmente, para fabricação de vinhos.

Uvas roxas

Benefícios da uva roxa e verde para a saúde (com receitas saudáveis)

As uvas roxas são especiais principalmente por serem a maior fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante que está presente em grandes quantidades na sua casca. Ela traz benefícios como:

  1. Prevenir câncer, por ser rica em resveratrol e compostos fenólicos, antioxidantes que mantêm o desenvolvimento adequado das células;
  2. Prevenir doenças cardiovasculares: seus componentes antocianinas, taninos e flavonoides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a evitar o aparecimento de aterosclerose;
  3. Melhorar o intestino: especialmente quando consumidas com cascas e sementes, o que aumenta o seu teor de fibras;
  4. Prevenir anemia: por ser rica em ácido fólico.

As uvas roxas passam o resveratrol para o vinho tinto, e por isso o consumo moderado de vinho também ajuda a prevenir câncer e doenças cardiovasculares. Saiba quanto consumir por dia.

A quantidade de polifenóis varia entre a uva verde e a roxa, tendo sido observado que o extrato de uva branca possui entre 1,6 e 10,4 mg/L e a uva roxa entre 21,2 e 24,6 mg/L.

Uvas verdes

Benefícios da uva roxa e verde para a saúde (com receitas saudáveis)

As uvas verdes são mais fáceis de plantar e seus frutos estão presentes praticamente durante todo o ano, trazendo benefícios como:

  1. Melhorar a circulação, por ser rica em minerais como ferro e potássio, que aumentam a oxigenação das células;
  2. Prevenir câncer, pois também são ricas em antioxidantes como catequinas e vitamina C;
  3. Controlar a glicemia, pois contém menos açúcar que as uvas roxas e é rica em vitamina B1, importante para o processamento de carboidratos no organismo;
  4. Manter a saúde dos ossos, por ser rica em vitamina K e B1, importantes para aumentar a fixação de cálcio na massa óssea.

É importante lembrar que os sucos de uva, especialmente os integrais, possuem uma alta concentração do açúcar dessa fruta e baixa quantidade de fibras, o que favorece o descontrole da diabetes e o aumento do peso.

Composição nutricional das uvas

A tabela a seguir mostra a composição nutricional para 100 g das duas variedade de uvas e 100 ml do suco de uva roxa concentrado:

NutrienteUva verdeUva roxaSuco de uva roxa concentrado
Energia78 kcals83 kcals58 kcals
Carboidratos17,3 g18,6 g14,7 g
Proteínas0,3 g0,3 g0 g
Gorduras0,5 g0,5 g0 g
Fibra0,8 g0,9 g0,2 g
Vitamina B10,02 mg0,03 mg0,07 mg
Vitamina B20,02 mg0,02 mg0,02 mg
Vitamina B30,3 mg0,2 mg0 mg
Vitamina B60,09 mg0,09 mg0,05 mg
Vitamina C1 mg1 mg25 mg
Vitamina B92 mcg2 mcg0 mcg
Fósforo14 mg23 mg10 mg
Potássio220 mg220 mg54 mg
Cálcio10 mg10 mg9 mg
Magnésio8 mg8 mg7 mg
Ferro1,2 mg0,3 mg0,1 mg
Vitamina A0 mcg15 mcg0 mcg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, as uvas devem ser incluídas em uma dieta equilibrada e saudável.

Receitas saudáveis com uvas

Algumas receitas saudáveis que podem ser preparadas com as uvas são:

1. Salada de alface, uvas e amêndoas

Ingredientes

  • 1 alface lavada;
  • 6 talos de aipo;
  • 300 g de uvas roxas sem sementes (cortadas na metade);
  • 100 g de amêndoas laminadas;
  • 25 g de agrião.

Modo de preparo

Colocar 3 folhas de alface por pessoa e cortar em tiras. Cortar o aipo e o agrião, misturar com o alface e adicionar as uvas. Para temperar, pode utilizar o azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal e pimenta a gosto.

2. Suco de uva

Benefícios da uva roxa e verde para a saúde (com receitas saudáveis)

Ingredientes

  • 300 g de uvas roxas ou verdes, preferencialmente sem sementes;
  • 150 mL de água;
  • 1 limão espremido (opcional).

Modo de preparo

Lavar as uvas com água morna, retirar as sementes (caso tenham) e colocar no liquidificados. Acrescentar aos poucos água e o suco de limão, caso desejar.

Outra forma de preparar o suco, que dá mais um pouco de trabalho mais tem mais vantagens porque garante maior concentração de resveratrol, é espremer as uvas em um coador e separar o suco. Em seguida, cozinhas as uvas espremidas em fogo médio com a casca por cerca de 10 a 15 minutos e depois passar novamente no coador. Deixar esfriar e beber em seguida.

Por ser mais concentrado, é aconselhado diluir o suco de uva em um pouco de água, pois dessa forma é possível reduzir a quantidade de açúcar na fruta, já que o excesso pode causar aumento de peso e descontrole da diabetes.

3. Peru com uvas ao molho de laranja

Ingredientes

  • 400 g de peito de peru;
  • 1/2 cebola média;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 folha de louro;
  • 2 colheres de sopa de salsinha;
  • 1 colher de sopa de cebolinho;
  • 1 xícara (200 ml) de suco de laranja natural;
  • 1/2 xícara de caldo de verdura;
  • 18 uvas roxas médias (200 g).
  • Raspa de laranja.

Modo de preparo

Temperar o peru com o alho, cebola, louro, salsinha, cebolinha e sal. Colocar o peito de peru em uma bandeja com azeite de oliva, cobrir com papel alumínio e colocar no forno. Para preparar o molho, deve-se cozinhas o suco de laranja com o caldo de verduras até que fique reduzido pela metade. Em seguida, acrescentar as raspas de laranja e as uvas cortadas na metade. Quando a carne estiver pronta, colocar no prato e acrescentar o molho de laranja.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • WATSS Charlotte. 100 Melhores Alimentos para se Manter Jovem. 1º. Reino Unido: Parragon Books, 2012. 34-35.
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Uva branca. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?19525>. Acesso em 08 Set 2020
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Uva tinta . Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?19124>. Acesso em 08 Set 2020
  • U.S DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central: Grape juice, 100%. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/786854/nutrients>. Acesso em 08 Set 2020
  • MUHAMMAD Imran; RAUF Abdur et al. Health Benefits of Grapes Polyphenols. Journal of Environmental and Agricultural Sciences. 10. 40-51, 2017
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 56, 195.
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 30 Jul 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem