Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Calculadora de Idade Gestacional

Setembro 2020

Saber a idade gestacional é importante para que se saiba qual a fase do desenvolvimento que o bebê se encontra e, assim, saber se a data do nascimento está próxima.

Insira na nossa calculadora gestacional quando foi o primeiro dia da sua última menstruação e saiba qual a data prevista do parto e com quantas semanas e meses de gestação você está:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Como é feito o cálculo da idade gestacional?

A idade gestacional corresponde a quantidade de semanas da gestação, que é calculado levando em consideração a data da última menstruação. Assim, para saber em que semana de gravidez está, basta contar em um calendário quantas semanas existem entre a última menstruação e a semana atual.

De acordo com a idade gestacional é possível também saber em que trimestre da gestação a mulher se encontra e como está o desenvolvimento do bebê:

  • Primeiro trimestre, que corresponde ao período até o terceiro mês e até a metade da semana 13;
  • Segundo trimestre, que corresponde ao período até o sexto mês e vai desde a metade da semana 13 até a semana 27;
  • Terceiro trimestre, que corresponde ao período até o nono mês e vai desde a semana 28 até a semana 42.

Dessa forma, saber a idade gestacional é interessante para saber como está o desenvolvimento do bebê e se já ouve desenvolvimento da visão e audição, por exemplo. Saiba mais sobre o desenvolvimento do bebê a cada semana.

E se não souber a data da última menstruação?

Apesar do cálculo da idade gestacional levar em consideração a data da última menstruação, é possível também saber por meio de exames laboratoriais e de imagem. Assim, quando a mulher não sabe qual foi o último dia que menstruou, o ginecologista pode recomendar a realização do exame de beta HCG, em que é verificada a concentração desse hormônio no sangue, que varia à medida que a gravidez se desenvolve. Veja como entender o resultado do exame de beta HCG.

Além do exame de beta HCG, o médico pode também indicar a idade gestacional através do exame de ultrassom, em que é observado o crescimento de desenvolvimento do bebê, além de também poder ser verificada a altura do útero, sendo esses exames realizados durante a consulta pré-natal. 

Como saber a data de nascimento do bebê?

Além da concentração de beta HCG no sangue e da realização de ultrassom para verificar o padrão de crescimento do bebê, a data provável do parto pode ser verificada através de um cálculo que leva em consideração a data da última menstruação. Assim, para saber a possível data do parto, é indicado contar 7 dias depois da menstruação e 9 meses depois do mês da última menstruação.

Ou seja, se a última menstruação tiver acontecido em 14 de janeiro, a data provável do nascimento do bebê entre 20 e 21 de outubro. No entanto, esse cálculo considera que o nascimento do bebê vai acontecer na semana 40, porém o bebê já encontra-se pronto a partir da semana 37, podendo nascer até a semana 42.

Confira mais informações sobre como saber a data provável do parto.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem