A ceratite é a inflamação da camada mais externa dos olhos, conhecida como córnea, que surge, especialmente, quando se utiliza incorretamente lentes de contato, já que isso pode favorecer a infecção por microrganismos.
Dependendo do microorganismos que causa a inflamação, é possível dividir em diferentes tipos de ceratite:
- Ceratite herpética: é um tipo comum de ceratite provocada por vírus, que surge em casos em que se está com herpes ou herpes zoster;
- Ceratite bacteriana ou fúngica: são provocadas por bactérias ou fungos que podem estar presentes nas lentes de contato ou na água contaminada de lagos, por exemplo;
- Ceratite por Acanthamoeba: é uma infecção grave causada por um parasita que pode se desenvolver nas lentes de contato, especialmente nas que se usam mais de um dia.
Além disso, a ceratite também pode acontecer devido a pancadas no olho ou uso de colírios irritantes e, por isso, nem sempre é sinal de infecção. Assim, é importante consultar um oftalmologista sempre que os olhos fiquem vermelhos e queimando por mais de 12 horas para que se possa ser feito o diagnóstico e iniciado o tratamento. Conheça as 10 causas mais comuns de vermelhidão nos olhos.
A ceratite tem cura e, normalmente, o tratamento deve ser iniciado com o uso diário de pomadas oftálmicas ou colírios, adaptados ao tipo de ceratite de acordo com a recomendação do oftalmologista.

Principais sintomas
Os principais sintomas de ceratite incluem:
- Vermelhidão no olho;
- Dor intensa ou queimação no olho;
- Produção excessiva de lágrimas;
- Dificuldade em abrir os olhos;
- Visão embaçada ou piora de visão;
- Hipersensibilidade à luz
Os sintomas de ceratite surgem, principalmente, em pessoas que utilizam sem os cuidados devidos lentes de contato e produtos utilizados para limpá-las. Além disso, a ceratite pode acontecer em pessoas com o sistema imune enfraquecido, submetidas a cirurgias oftalmológicas, com doenças auto-imunes ou que sofreram alguma lesão no olho.
É recomendado consultar o oftalmologista o mais rápido possível após surgimento dos sintomas, para evitar complicações graves como perda de visão, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento para ceratite deve ser orientado por um oftalmologista e, geralmente, é feito com a aplicação diária de pomadas oftálmicas ou colírios, que variam de acordo com a causa da ceratite.
Assim, no caso de ceratite bacteriana pode ser usada uma pomada oftálmica antibiótica ou colírio enquanto no caso de ceratite herpética ou viral, o médico, pode recomendar o uso de colírios antivirais, como Aciclovir. Já na ceratite fúngica, o tratamento é feito com colírios antifúngicos.
Nos casos mais graves, em que a ceratite não desaparece com o uso de remédios ou é causada por Acanthamoeba, o problema pode provocar alterações graves na visão e, por isso, pode ser necessário fazer uma cirurgia de transplante de córnea.
Durante o tratamento é aconselhado que o paciente use óculos de sol quando sair na rua, para evitar irritação do olho, e evite utilizar lentes de contato. Saiba como é feita e como é a recuperação do transplante de córnea.