Cetirizina: para que serve, como tomar e possíveis efeitos colaterais

A cetirizina é um antialérgico que age reduzindo a produção de histamina no corpo, uma substância responsável pelos sintomas de alergia como espirros, nariz entupido ou escorrendo, coceira nos olhos ou na pele, e pode ser usada para o tratamento da alergia ou para aliviar os sintomas do resfriado, por exemplo.

Este medicamento está disponível em farmácias e drogarias, com o nome comercial Zyrtec ou na forma de genérico com o nome dicloridrato de cetirizina ou com os nomes similares Reactine ou Certitec, por exemplo.

A cetirizina pode ser comprada sob a forma de comprimidos ou solução oral, indicada para adultos ou crianças a partir dos 2 anos de idade, e só deve ser usada com indicação e prescrição médica.

Cetirizina: para que serve, como tomar e possíveis efeitos colaterais

Para que serve

A cetirizina pode ser usada para o alívio dos sintomas de alergia ou rinite alérgica, como coceira no nariz, nariz escorrendo, espirros, coceira nos olhos, aumento da produção de lágrima, vermelhidão ou coceira na pele. Além disso, também pode ser usada no alívio dos sintomas de gripes e resfriados. 

Como tomar

A cetirizina deve ser tomada por via oral com um copo de água, antes ou após a alimentação, na dose e pelo período de tempo estabelecido pelo médico. 

No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

A forma de tomar a cetirizina varia de acordo com a apresentação, e inclui:

1. Comprimidos de 10 mg

A cetirizina na forma de comprimidos é encontrada em embalagem com 12 comprimidos, e deve ser tomada inteira, sem partir e sem mastigar, pois o comprimido possui um revestimento para evitar irritação no estômago.

Estes comprimidos podem ser usados por adultos ou crianças acima de 12 anos, sendo que a dose recomendada é de 1 comprimido de 10 mg uma vez por dia, por via oral. Caso a criança tenha algum problema renal, o médico deve ajustar a dose de acordo com o peso da criança e a função dos rins.

2. Solução oral/ xarope

A cetirizina solução oral é vendida em frascos de 120mL, deve ser tomada usando o dosador que vem na embalagem e a dose depende da idade da pessoa:

  • Adultos e crianças acima de 12 anos: 5 a 10 mL da solução oral, uma vez por dia. Não tomar mais que 10 mL em 24 horas;

  • Crianças de 6 a 11 anos: 5 mL da solução oral, que equivale a uma dose de 5 mg de cetirizina, duas vezes por dia, ou seja, uma dose de 5 mL a cada 12 horas. Não dar uma dose maior do que 10 mL no período de 24 horas;

  • Crianças de 2 a 5 anos: 2,5 mL da solução oral, que equivale a uma dose de 2,5 mg de cetirizina, duas vezes por dia, ou seja, uma dose de 2,5 mL a cada 12 horas. Não dar uma dose maior do que 5 mL no período de 24 horas.

É importante seguir as recomendações médicas sobre o tempo de tratamento com a cetirizina, pois geralmente é usada por curto período até que os sintomas desapareçam.

3. Gotas

A cetirizina em gotas pode ser encontrada em frascos de 10, 15 ou 20 ml, e deve ser utilizado com o conta-gotas que vem na embalagem, seguindo a dose orientada pelo médico:

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 20 gotas (10 mg) a cada 24 horas;
  • Crianças entre 6 e 12 anos: 10 gotas (5 mg) a cada 12 horas;
  • Crianças entre 2 a 6 anos: 5 gotas (2,5 mg) a cada 12 horas.

Não se deve esquecer que 20 gotas, ou seja 1 ml, equivalem a 10 mg de cetirizina. Além disso, para a correta administração, as gotas devem ser aplicadas em uma colher ou diluídas em um volume adequado de água, de acordo com a recomendação do médico.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com cetirizina são sonolência, dor de cabeça, cansaço, tontura, dor de estômago, diarréia, náusea, boca seca, agitação, dor de garganta ou irritação da mucosa do nariz. Durante o uso da cetirizina, deve-se ter precaução ou evitar atividades como dirigir, utilizar máquinas pesadas ou realizar atividades perigosas. Além disso, o uso de álcool pode aumentar os efeitos de sonolência e tontura se consumido ao mesmo tempo que estiver em tratamento com a cetirizina, desta forma, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

A cetirizina pode causar alergia com sintomas como sensação de garganta fechada, dificuldade para respirar, inchaço no rosto, na boca ou na língua, ou urticária. Neste caso, deve-se interromper o uso da cetirizina e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo. 

Deve-se procurar atendimento médico imediato também caso a cetirizina seja tomada em doses maiores do que as recomendadas e surgirem sintomas de overdose como batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, fraqueza, tremores, insônia, agitação, confusão mental, problemas de visão, ou urinar menos do que o normal ou nem urinar. 

Quem não deve usar

A cetirizina não deve ser usada por crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, e por pessoas que têm insuficiência renal. 

Este medicamento também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à cetirizina.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Cetirizine Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/cetirizine-hcl.html>. Acesso em 13 Abr 2021
  • STATPEARLS. Cetirizine. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK549776/>. Acesso em 13 Abr 2021
  • Giuseppe Fabio. Cetirizine use in childhood: an update of a friendly 30-year drug. Clin Mol Allergy. 18. 2; 1-6, 2020
  • CORSICO, Angelo G.; et al. Focus on the cetirizine use in clinical practice: a reappraisal 30 years later. Multidiscip Respir Med. 14. 40; 1-7, 2019
Mais sobre este assunto: