Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chá de gengibre para emagrecer: funciona? e como usar?

O chá de gengibre pode ajudar no processo de perda de peso, já que possui ação diurética e termogênica, ajudando a aumentar o metabolismo e fazer com que o corpo gaste mais energia. No entanto, para garantir esse efeito, é importante que o chá de gengibre faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Além disso, o gengibre também é excelente para aliviar alguns sintomas gastrointestinais, como as náuseas e vômitos, por exemplo. O chá de gengibre pode ser consumido sozinho ou acompanhado por limão, canela, cúrcuma ou noz moscada.

Chá de gengibre para emagrecer: funciona? e como usar?

Como emagrecer com o chá de gengibre

Para emagrecer tomando chá de gengibre, é importante consumir pelo menos 3 vezes por dia, além de ser recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos ricos em açúcar como biscoitos e bolos. É importante também diminuir o consumo de alimentos industrializados como refrigerantes e sucos, assim como evitar comidas ricas em gordura, como pizza, comidas congeladas, embutidos, frituras e fast-food.

Por outro lado, se deve aumentar o consumo de vegetais, frutas, carnes baixas em gordura, ovos, leite e seus derivados desnatados. Além disso, se deve incluir na alimentação gorduras boas que podem ser encontradas nos frutos secos como amendoim, nozes, avelã e castanhas, sementes como a de linhaça, chia ou de abóbora, em peixes como salmão, atum e sardinha, e em outros alimentos como o azeite de oliva e o abacate. Confira algumas outras dicas para emagrecer.

Além da alimentação, é importante realizar atividade física regularmente, sendo indicado caminhar, andar de bicicleta, correr ou nadar por 30 a 60 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.

Veja qual é o seu peso ideal, usando a calculadora a seguir:

Erro
help
anos
Erro
help
m
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Nota: Essa calculadora ajuda a entender quantos quilos você está abaixo ou acima do peso ideal, mas não é indicada para idosos, gestantes e atletas.

Como fazer o chá de gengibre

Chá de gengibre para emagrecer: funciona? e como usar?

O chá de gengibre deve ser feito na proporção: 2 cm de gengibre fresco em 200 mL de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.

Modo de preparo: colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tapar a panela e quando estiver morno, beber em seguida.

Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.

Para aumentar o efeito emagrecedor do gengibre, é importante seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos regularmente. Veja 3 passos para diminuir o consumo de açúcar.

As receitas em seguida podem favorecer os benefícios do gengibre, principalmente no que diz respeito à perda de peso:

1. Gengibre com canela

Tomar o chá de gengibre adicionado de canela é uma forma de potencializar ainda mais os efeitos emagrecedores dessa bebida, pois a canela reduz o acúmulo de gordura no organismo e diminui o apetite, já que possui fibras que aumentam a sensação de saciedade. Além disso, a canela também ajuda a regular o açúcar, diminuir o colesterol e os triglicerídeos, e a pressão arterial.

Modo de preparo: acrescentar a canela na água juntamente com o gengibre e colocar a infusão em fogo médio, deixando ferver por 5 a 10 minutos.

Veja outras formas de adicionar a canela na dieta para emagrecer.

2. Gengibre com açafrão

O açafrão é conhecido como um dos mais poderosos anti-inflamatórios e antioxidantes, trazendo benefícios para a saúde como melhora do sistema imunológico, da produção hormonal e da circulação.

Modo de preparo: adicionar 1 um pedaço de de gengibre em 500 ml de água e levar para ferver. Ao levantar fervura, desligar o fogo e adicionar 2 colheres de chá de cúrcuma, abafando o recipiente e deixando a bebida descansar por 10 minutos antes de beber.

3. Suco de gengibre com abacaxi

O suco de gengibre com abacaxi é uma ótima opção para dias quentes e para auxiliar na digestão. Além das propriedades digestivas do gengibre, o abacaxi adiciona a bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de proteínas.

Modo de preparo: Para fazer o suco, deve bater o abacaxi com um a dois pedaços de gengibre e servir gelado, sem coar e sem adicionar açúcar. Pode-se também adicionar hortelã e gelo para ficar mais saboroso.

4. Limonada de gengibre

Para os dias mais quentes, uma ótima opção é fazer a limonada de gengibre, que possui os mesmo benefícios para perder peso.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 4 limões;
  • 5 gramas de gengibre ralado ou em pó.

Modo de preparo

Espremer o suco dos 4 limões e juntar numa jarra com a água e o gengibre. Deixar repousar na geladeira por, pelo menos, 30 minutos. Beber a limonada durante todo o dia, em substituição de 1 litro de água, por exemplo.

Chá de gengibre para emagrecer: funciona? e como usar?

Benefícios do chá de gengibre

Os benefícios do consumo diário do chá de gengibre são:

  • Diminui das náuseas e vômitos, sendo seguro para o tratamento desses sintomas em mulheres grávidas e em pessoas que estejam fazendo quimioterapia;
  • Melhora a digestão, previne a acidez e os gases intestinais;
  • Favorece a perda de peso, quando associado a uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física;
  • Diminui o açúcar no sangue, já que melhora a sensibilidade à insulina e o efeito anti-inflamatório que exerce no organismo;
  • Pode prevenir alguns tipos de câncer e melhora a imunidade, devido à presença dos componentes gingerol e shogaol, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, evitando o dano causado pelos radicais livres às células. Alguns estudos indicam que poderia prevenir o câncer de pâncreas, gastrointestinal e de cólon;
  • Ajuda no combate de doenças infecciosas, já que possui ação antisséptica;
  • Ajuda a eliminar toxinas do fígado e prevenir o fígado gordo;
  • Promove a saúde do coração, pois melhora a circulação sanguínea e possui propriedade antioxidante;
  • Previne a formação de pedra nos rins, graças ao seu efeito diurético.

No entanto, é preciso ter atenção porque o gengibre reduz a viscosidade do sangue quando utilizado em grandes quantidades, e o seu consumo por indivíduos que tomam remédios anticoagulantes regularmente, como aspirina, deve ser orientado pelo nutricionista para evitar riscos de hemorragia.

Bibliografia >

  • AKIMOTO Miho et al . Anticancer Effect of Ginger Extract against Pancreatic Cancer Cells Mainly through Reactive Oxygen Species-Mediated Autotic Cell Death. Plos One. 10. 5; 1-22, 2015
  • SAYED Sami et al. Article Ginger Water Reduces Body Weight Gain and Improves Energy Expenditure in Rats. Foods. 38. 9; 1-14, 2020
  • THOMSON Maggie et al. Effects of Ginger for Nausea and Vomiting in Early Pregnancy: A Meta-Analysis. The Journal of the American Board of Family Medicine. 27. 1; 115-122, 2014
  • PRASAD Sahdeo et al. Ginger and Its Constituents: Role in Prevention and Treatment of Gastrointestinal Cancer. Gastroenterology Research and Practice. 1-11, 2015
  • JAKSEVICIUS Andrius et al. Inhibitory Effects of Culinary Herbs and Spices on the Growth of HCA-7 Colorectal Cancer Cells and Their COX-2 Expression. Nutrients. 9. 10; 1-22, 2017
  • ARABLOU Tahereh et al. The effect of ginger consumption on glycemic status, lipid profile and some inflammatory markers in patients with type 2 diabetes mellitus. International Journal of Food Sciences and Nutrition. 65. 4; 515-520, 2014
  • LETE iñaki et al. The Effectiveness of Ginger in the Prevention of Naus. Integrative Medicine Insights. 11. 11-17, 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem