Os chás mais indicados para soltar o catarro e ajudar no tratamento da bronquite podem ser preparados com plantas medicinais que possuem ação expectorante como o eucalipto, alteia e verbasco. O suco de manga e o xarope de agrião também são ótimas opções caseiras que ajudam a complementar o tratamento indicado pelo médico.
Estes ingredientes tem ação anti-inflamatória que ajudam o organismo a limpar naturalmente os brônquios pulmonares facilitando a respiração e, por isso, este chá complementa o tratamento medicamentoso da bronquite.
1. Chá de eucalipto

Ingredientes
- 1 colher (chá) folhas picadas de eucalipto
- 1 xícara de água
Modo de preparo
Ferver a água e depois acrescentar as folhas de eucalipto. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir. Se desejar, adoce com um pouquinho de mel. Tomar 2 vezes ao dia.
2. Verbasco com alteia

Ingredientes:
- 1 colher (chá) de folha seca de verbasco
- 1 colher (chá) de raiz de alteia
- 250 ml de água
Modo de preparo:
Ferva a água, apague e depois acrescente as plantas medicinais. O recipiente deve ser tampado por aproximadamente 15 minutos, e após ser coado está pronto para uso. Deve beber 3-4 xícaras diariamente.
3. Chá multi-ervas
Este chá multi-ervas é bom para bronquite porque tem ação antisséptica e anti-inflamatória que auxiliam a respiração.

Ingredientes:
- 500 ml de água
- 12 folhas de eucalipto
- 1 punhado de assa-peixe
- 1 punhado de alfazema
- 1 punhado de agoniada
Modo de preparo:
Ferva a água e depois acrescente os outros ingredientes. Tampe a panela e desligue o fogo. Espere 15 minutos, depois coe e coloque o chá numa xícara sobre 1 rodela grossa de limão. Adoce a gosto, de preferência com mel e tome ainda morno.
4. Chá de guaco

O chá de guaco, de nome científico Mikania glomerata Spreng, além de possuir substâncias broncodilatadoras eficazes no tratamento de bronquite, também possui propriedades expectorantes e anti-inflamatórias que são eficazes no tratamento da asma e da tosse.
Ingredientes:
- 4 a 6 folhas de guaco
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
Ferver a água e depois adicionar as folhas de guaco. Tampe a panela e deixe amornar, coe e beba a seguir.
Apesar dos seus benefícios o chá de guaco não pode ser utilizado por todos, sendo contraindicado para mulheres grávidas, indivíduos que tomam remédios anti-coagulantes, sofrem de pressão alta ou de doenças crônicas do fígado.
5. Xarope de agrião
O xarope caseiro preparado com abacaxi e agrião porque possui propriedades expectorantes e descongestionantes que diminuem os sintomas da asma, bronquite e tosse assim como os outros ingredientes, e por isso é um ótimo complemento terapêutico para bronquite.
Ingredientes:
- 200 g de nabo
- 1/3 do molho de agrião picado
- 1/2 abacaxi cortado em rodelas
- 2 beterrabas picadas
- 600 ml cada de água
- 3 copos de açúcar mascavo

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e depois leve a mistura ao fogo baixo durante 40 minutos. Espere amornar, coe e adicione 1/2 xícara de mel e misture bem. Tome 1 colher de sopa desse xarope 3 vezes ao dia. Para a criança a medida deve ser de 1 colher de café, 3 vezes ao dia.
Atenção: Esse xarope está contra indicado para grávidas.
6. Suco de agrião

O suco de agrião é um excelente remédio caseiro para bronquite e auxilia em inúmeras outras doenças respiratórias como asma e tosse. Essa eficácia deve-se principalmente as suas propriedades descongestionantes e anti-sépticas das vias respiratórias, que facilitam a passagem de ar para os pulmões e melhoram a respiração.
Ingredientes:
- 4 talos de agrião
- 3 fatias de abacaxi
- 2 copos de água
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, adoçar à gosto e beber a seguir. O suco de agrião deve ser bebido pelo menos 3 vezes ao dia, entre as principais refeições.
7. Suco de laranja com cenoura

O suco de cenoura e laranja para bronquite constitui um excelente remédio caseiro porque contêm propriedades que ajudam a proteger e a regenerar as mucosas, são expectorantes e diminuem a formação de catarro nas fossas nasais que prejudica a respiração.
Ingredientes:
- suco puro de 1 laranja
- 2 ramas de agrião
- ½ cenoura descascada
- 1 colher (sopa) de mel
- meio copo de água
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador até que formem uma mistura homogênea. Recomenda-se que o indivíduo com bronquite beba esse suco pelo menos 3 vezes ao dia, de preferência entre as refeições.
8. Suco de manga

O suco de manga tem efeito expectorante que diminui as secreções e facilita a respiração.
Ingredientes:
- 2 mangas rosas
- 1/2 litro de água
Modo de preparo:
Adicionar os ingredientes no liquidificador, bater bem e adoçar a gosto. Beber 2 copos de suco de manga todos os dias.
Além deste suco é também importante beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia para facilitar a saída das secreções, repousar e fazer fisioterapia para ajudar a eliminar as secreções e facilitar a respiração.
No entanto, estes chás não substituem os remédios indicados pelo pneumologista, sendo apenas uma alternativa natural para complementar o tratamento clínico. Saiba mais detalhes do tratamento da bronquite.