Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pomada de colagenase: para que serve e como usar

A pomada de colagenase normalmente é utilizada para tratar feridas com tecido morto, também conhecido como tecido de necrose, pois contém uma enzima que é capaz de remover esse tipo de tecido, promovendo a limpeza e facilitando a cicatrização. Por este motivo, esta pomada é muito utilizada pelos profissionais de saúde para tratar feridas de difícil cicatrização, como escaras, úlceras varicosas ou gangrena, por exemplo.

Na maior parte dos casos, a pomada apenas é utilizada no hospital ou no posto de saúde pelo enfermeiro ou médico que está fazendo o tratamento da ferida, já que existem alguns cuidados específicos com seu uso, mas a pomada também pode ser utilizada pela própria pessoa em casa, desde que tenha existido treinamento com um profissional antes.

Pomada de colagenase: para que serve e como usar

Como usar a pomada

Idealmente, a pomada de colagenase só deve ser aplicada sobre o tecido morto da ferida, para permitir que as enzimas atuem nesse local, destruindo o tecido. Dessa forma, a pomada não deve ser aplicada sobre a pele saudável, já que pode causar irritação.

Para se utilizar corretamente este tipo de pomada deve-se seguir o passo a passo:

  1. Retirar todo o tecido necrótico que se desprendeu desde a última utilização, com ajuda de uma pinça;
  2. Limpar a ferida com soro fisiológico;
  3. Aplicar a pomada com uma espessura de 2 mm sobre as áreas com tecido morto;
  4. Fechar o curativo corretamente.

Para fazer a aplicação da pomada pode ser mais fácil utilizar uma seringa sem agulha, pois dessa forma é possível apontar a pomada apenas para os locais com tecido morto, especialmente em feridas de grandes dimensões.

No caso de existirem placas muito espessas de tecido de necrose, é aconselhado fazer pequenos cortes com um bisturi ou umedecer as placas com gaze e soro fisiológico, antes de aplicar a pomada.

Curativos feitos com pomadas de colagenase devem ser trocados diariamente ou até 2 vezes por dia, dependendo dos resultados e da ação esperada. O resultados são visíveis após cerca de 6 dias, mas a limpeza pode demorar até 14 dias, dependendo do tipo de ferida e da quantidade de tecido morto.

Confira como fazer corretamente o curativo de uma escara.

Possíveis efeitos colaterais

O surgimento de efeitos colaterais com o uso de colagenase é raro, no entanto, algumas pessoas podem referir sensação de queimação, dor ou irritação na ferida.

É ainda comum o surgimento de vermelhidão nos lados da ferida, principalmente quando a pomada não está sendo bem aplicada ou quando a pele em volta da ferida não está sendo protegida com um creme barreira.

Quem não deve usar

A pomada de colagenase está contraindicada para pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, este produto não deve ser usado ao mesmo tempo que detergentes, hexaclorofeno, mercúrio, prata, iodopovidona, tirotricina, gramicidina ou tetraciclina, porque são substâncias que afetam o correto funcionamento da enzima.

Bibliografia >

  • LABORATÓRIOS CRISTÁLIA. Bula do paciente: Kollagenase. 2020. Disponível em: <https://www.cristalia.com.br/arquivos_medicamentos/113/KOLLAGENASE.pdf>. Acesso em 05 Ago 2020
  • CLEVELAND CLINIC. Collagenase ointment. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/drugs/18678-collagenase-ointment>. Acesso em 05 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem