O que é colesterol total e como baixar

O colesterol total está alto quando acima de 190 mg/dl no exame de sangue, e ​para baixá-lo é necessário seguir uma dieta pobre em alimentos com muita gordura, como carnes "gordas", manteiga e óleos, dando preferência para alimentos de fácil digestão e pouco gordurosos, como as frutas, hortaliças, legumes crus ou cozidos somente com sal e carnes magras.

Além disso, também é importante fazer exercício físico regular e, se o médico achar necessário, tomar remédios que, juntamente com a alimentação e a atividade física, ajudam a manter os níveis de colesterol regulados. Alguns dos medicamentos mais utilizados incluem Sinvastatina, Rosuvastatina, Pravastatina ou Atorvastatina, por exemplo. Saiba mais sobre os remédios para baixar o colesterol.

O que é colesterol total e como baixar

Como baixar o colesterol total alto

Para regular os níveis de colesterol total, é importante que alguns passos sejam seguidos, como por exemplo:

  1. Emagrecer;
  2. Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Reduzir a ingestão de açúcares simples;
  4. Reduzir a ingestão de carboidratos;
  5. Preferir gorduras poli-insaturadas, ricas em ômega-3, presentes em peixes como salmão e sardinha;
  6. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 a 5 vezes por semana;
  7. Usar remédios quando estas medidas não são suficientes para controle do colesterol, quando indicados pelo médico.

Confira no vídeo a seguir o que parar de comer para melhorar o colesterol:

Sintomas de colesterol total alto

O colesterol total alto normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto é possível desconfiar de aumento nos níveis de colesterol circulante quando há aumento da deposição de gordura, aparecimento de bolinhas de gordura, inchaço do abdômens e aumento da sensibilidade na região da barriga, por exemplo.

Assim, na presença desses sinais é importante realizar exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos, principalmente se a pessoa tiver hábitos de vida poucos saudáveis, pois assim é possível não só verificar os níveis de colesterol mas também avaliar o risco de desenvolvimento de complicações. Saiba mais sobre o colesterol total e frações.

Principais causas

O aumento do nível de colesterol total está principalmente relacionado com o aumento dos níveis de LDL circulante, que é conhecido como colesterol mau, e diminuição dos níveis HDL circulante, que é conhecido como colesterol bom, o que pode acontecer devido a alimentação rica em gordura, sedentarismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por exemplo. Confira outras causas de colesterol alto.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: