Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a colonoscopia virtual, vantagens e como se preparar

A colonoscopia virtual, também chamada de colonografia, é um exame que tem como objetivo visualizar o intestino a partir de imagens obtidas através da tomografia computadorizada com baixa dose de radiação. Dessa forma, as imagens obtidas são processadas por programas informáticos que geram imagens do intestino em várias perspectivas, o que permite que o médico tenha uma visualização mais detalhada do intestino.

O procedimento dura em média 15 minutos e durante o exame é introduzida uma pequena sonda na parte inicial do intestino, através do ânus, por onde passa um gás responsável pela dilatação do intestino para tornar todas as suas porções visíveis.

A colonoscopia virtual pode ser útil para identificar pólipos intestinais com menos de 0.5 mm, divertículos ou câncer, por exemplo, e no caso de serem verificadas alterações durante o exame, pode ser necessária realizar uma pequena cirurgia no mesmo dia para retirar os pólipos ou parte do intestino.

O que é a colonoscopia virtual, vantagens e como se preparar

Como se preparar

Para realizar a colonoscopia virtual é importante que o intestino esteja limpo para que seja possível visualizar bem o seu interior. Assim, no dia anterior ao exame é recomendado:

  • Fazer uma dieta específica, evitando alimentos gordurosos e com sementes. Veja como deve ser a alimentação antes da colonoscopia;
  • Tomar laxante e contraste indicado pelo médico na tarde anterior ao exame;
  • Caminhar várias vezes ao dia para aumentar os movimentos do intestino e ajudar a limpar;
  • Beber pelo menos 2 L de água para ajudar a limpar o intestino.

Esse exame pode ser feito pela maioria dos pacientes, no entanto, não pode ser realizado por grávidas devido à radiação, apesar da radiação ser de baixa frequência.

Vantagens da colonoscopia virtual 

A colonoscopia virtual é realizada em pessoas que não podem tomar anestesia e que não aguentam fazer a colonoscopia comum pois implica a introdução da sonda no ânus, o que causa algum desconforto. Além disso, outras vantagens da colonoscopia virtual são: 

  • É uma técnica muito segura, com menor risco de perfuração do intestino;
  • Não causa dor, porque a sonda não percorre o intestino;
  • O desconforto abdominal desaparece ao final de 30 minutos porque são introduzidas pequenas quantidades de gás no intestino;
  • Pode ser feita em pacientes que não podem tomar anestesia e que têm síndrome do cólon irritável;
  • Após o exame pode-se realizar a atividade diária normal, porque não se usa anestesia.

Além disso, também permite diagnosticar alterações nos órgãos que envolvem o intestino, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço, bexiga, próstata e mesmo útero, pois o exame é feito com aparelhos de tomografia computorizada.

Bibliografia >

  • Filipe Rego Soares. Colonoscopia Virtual: Poderá a Colonografia Virtual substituir a Colonoscopia no Rastreio do Cancro Colorectal?. Tese ao Mestrado Integrado em Medicina, 2010. Universidade do Porto.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem