Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para engravidar mais rápido

Para aumentar as chances de engravidar existem algumas estratégias simples que podem ser adotadas, como investir no contato íntimo durante o período fértil e ingerir alimentos que contribuam para aumentar a fertilidade, por exemplo.

Além disso, também existem hábitos que devem ser evitados, como ingerir bebidas alcoólicas ou fumar, já que podem dificultar a gravidez e até aumentar o risco de malformações no bebê.

Sempre que a dificuldade para engravidar se mantiver por muito tempo, é importante consultar um ginecologista, para identificar se existe algum problema que esteja dificultando a gravidez e iniciar o tratamento mais adequado. Veja as principais doenças que causam Infertilidade no homem e na mulher.

O que fazer para engravidar mais rápido

1. Ter relações no período fértil

Algumas mulheres têm maior facilidade de engravidar se a relação sexual acontecer 3 dias antes do dia mais fértil. O período fértil ocorre exatamente no meio do ciclo menstrual e dura entre 6 a 7 dias. Por isso, o ideal é anotar no calendário os dias da menstruação, para poder fazer o cálculo exato dos melhores dias para engravidar, e investir nas relações sexuais, especialmente nesses dias.

Se não sabe quando é o seu período fértil, insira os dados na nossa calculadora:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Durante estes dias, também se pode apostar no uso de um lubrificante vaginal que aumenta a fertilidade porque contém íons de cálcio e magnésio, que favorecem a concepção por normalizar o pH da região íntima da mulher. Veja como é esse lubrificante.

2. Comer mais vitaminas e minerais 

Uma alimentação variada e rica em nutrientes melhora o funcionamento de todo o corpo, influenciando também a fertilidade. O ideal é substituir alimentos como bolachas, salgadinhos e fast food, por alimentos como mais ricos em nutrientes como gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol ou grão-de-bico, por exemplos. Estes alimentos, além de saudáveis, são ricos em vitamina E, zinco e em vitaminas do complexo B, que favorecem a concepção por atuar no sistema hormonal.

Além disso, deve-se investir em alimentos enriquecidos com ácido fólico, que são os de cor verde-escura. Estes alimentos contribuem para que o feto se desenvolva de forma saudável, evitando problemas como o mau fechamento do tubo neural.

Confira uma lista de 7 alimentos que aumentam as chances de engravidar.

3. Comer menos carboidratos

É importante que se reduza a ingestão de carboidratos, como o arroz, massa e pão, especialmente nas suas formas não integrais. Esse cuidado com a alimentação evita alterações no pH vaginal, o que favorece a concepção. Em alternativa ao pão branco, pode-se ingerir pão integral e frutas variadas ao longo do dia, porque apesar de terem carboidratos, seus nutrientes são essenciais para a saúde da mãe e do bebê.

Além disso, reduzir também o consumo de álcool e do cigarro, também são medidas que contribuem para aumentar as chances de engravidar. Veja aqui um cardápio sem carboidratos.

4. Ter um orgasmo em simultâneo com o parceiro

Alguns estudos mostram que o orgasmo feminino aumenta a probabilidade de engravidar, caso ocorra em simultâneo ou após o parceiro. Isto acontece porque durante o orgasmo é liberada oxitocina, que provoca ligeiras contrações no útero que ajudam a levar o esperma até ao óvulo. Além disso, o orgasmo tem uma grande influência na gestão do estresse, o que também contribui para o aumento da fertilidade.

5. Fazer exercício regularmente

Manter o corpo ativo e fazer exercício físico regularmente também pode ajudar a engravidar mais rápido porque melhora a circulação sanguínea, aumenta a produção e a qualidade dos espermatozoides, diminui a ansiedade e o estresse, e melhora o controle hormonal.

Para isso, deve-se praticar pelo menos 30 minutos de exercício todos os dias, de modo que seja possível aumentar a frequência cardíaca 2 ou 3 vezes por semana.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem