Como tratar a cicatriz de queimadura

Para eliminar uma cicatriz de queimadura existem várias opções de tratamento, que vão desde cremes até cirurgia plástica, dependendo do local, tamanho, grau da queimadura e do tempo que passou desde que aconteceu a queimadura.

Porém, nem sempre é possível remover toda a cicatriz e, por isso, em algumas situações pode ser apenas possível minimizá-la. Por esse motivo, é recomendável consultar um dermatologista para avaliar as características da cicatriz e orientar o melhor tratamento.

Diante de uma cicatriz de queimadura, é importante ter alguns cuidados especiais com a pele afetada, para evitar que a cicatriz se agrave. Esses cuidados incluem evitar a exposição frequente ao sol, passa creme hidratante todos os dias e beber bastante água, por exemplo.

Como tratar a cicatriz de queimadura

Principais tratamentos 

Os tratamentos mais utilizados para tratar a cicatriz de cada grau de queimadura incluem:

Tipo de queimaduraTratamento indicadoComo é feito o tratamento
Queimadura de 1º grauPomadas corticoides ou óleo de andirobaSão pomadas que devem ser aplicadas diariamente na pele para hidratar os tecidos e reduzir a inflamação, disfarçando a cicatriz. Veja alguns exemplos em: Pomada para queimadura.
Queimadura de 2º grauLaserterapia com luz pulsada (LIP)Utiliza um tipo de luz pulsada que remove o excesso de tecido da cicatriz, disfarçando a diferença de cor e diminuindo o relevo. Devem ser feitas, pelo menos, 5 sessões de LIP com intervalos de 1 mês.
Queimadura de 3º grauCirurgia plásticaRemove as camadas afetadas da pele, substituindo-as por enxertos de pele que podem ser retirados de outras partes do corpo, como coxas ou barriga.

Além destes tratamentos, também é aconselhado fazer uma alimentação rica em alimentos com colágeno, como gelatina ou frango, e vitamina C, como laranja, kiwi ou morangos, pois estimulam a produção de colágeno, melhorando a aparência e elasticidade da pele. Veja mais exemplos de Alimentos ricos em colágeno.

Cuidados gerais com a cicatriz de queimadura

Assista no vídeo a seguir as melhores dicas para cuidar da cicatriz:

Logo que a queimadura se encontra cicatrizada, é importante iniciar alguns cuidados diários que ajudam a pele a cicatrizar corretamente, evitando a formação de cicatriz quelóide, e evitando o surgimento de marcas escuras na pele, como:

  • Colocar creme hidratante 2 vezes por dia na cicatriz;
  • Fazer uma massagem no local da cicatriz, pelo menos, 1 vez por dia, para ativar a circulação local, ajudando a distribuir adequadamente o colágeno na pele;
  • Evitar expor a cicatriz da queimadura ao sol e passar protetor solar de 2 em 2 horas sobre o local da cicatriz;
  • Beber 2 litros de água por dia, para hidratar a pele, facilitando a cicatrização.

Existe ainda alguns remédios e cremes caseiros que podem ser utilizados em casa, para disfarçar a cicatriz da queimadura. Veja alguns exemplos de remédios caseiros para queimaduras.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: