O que passar para queimadura de sol

Algumas pomadas e loções com calamina, aloe vera ou água termal, podem ser usadas em casa para passar na queimadura de sol que não formou bolhas, permitindo aliviar a dor, a vermelhidão e a irritação mais rápido.

Porém, antes de passar qualquer produto na pele é muito importante tomar um banho com água fria ou aplicar compressas frias na região afetada, para esfriar por completo as camadas de pele e impedir que a pele continue queimando. Veja algumas formas de aliviar as queimaduras de sol.

Além disso, é importante aumentar a ingestão de água, evitar a exposição ao sol e usar roupas largas para aliviar o desconforto. Também é aconselhado não estourar as bolhas que podem surgir e não retirar a pele que pode começar a se soltar. Nestes casos, deve-se sempre consultar um dermatologista antes de aplicar qualquer tipo de produto..

O que passar para queimadura de sol

Algumas opções de cremes, pomadas ou sprays que se pode passar na pele em caso de queimadura solar são:

1. Calamina

A calamina é uma substância constituída por óxido de zinco e outros componentes, que agem aliviando a coceira causada pela queimadura solar, devido às suas propriedades adstringentes e protetoras da pele.

Geralmente, os cremes, loções ou sprays de calamina também contêm outras substâncias como a difenidramina ou a cânfora, que têm efeito antialérgico e analgésico, ajudando ainda mais a reduzir o ardor e a irritação da pele queimada.

Esses cremes ou loções podem ser encontrados com os nomes comerciais Caladryl, Calamyn ou Solardril, por exemplo, e não devem ser usados por crianças com menos de 2 anos, ou sobre a pele com queimaduras que tenham bolhas ou feridas, e nas áreas próximas aos olhos e narinas.

2. Dexpantenol

O dexpantenol pode ser encontrado na forma de pomada ou líquido e ajuda a regenerar as células da pele por ter ação hidratante, protetora e nutritiva, podendo ser usado em queimaduras solares que não formam bolha.

Este tipo de pomadas ou líquidos podem ser encontrados com os nomes comerciais Bepantol, Bepantol baby e Bepantol derma ou com o nome similar Probentol derma, podendo ser aplicado sob a queimadura 1 a 3 vezes por dia, ou conforme orientação médica.

3. Pasta d’água

A pasta d’água é uma pomada que contém óxido de zinco na sua composição, que auxilia no processo de cicatrização da queimadura solar, além de acalmar, hidratar, reparar e proteger a pele.

Para usar a pasta d’água deve-se aplicar uma camada fina na região afetada, massageando suavemente, 2 a 3 vezes por dia ou conforme indicação médica.

4. Aloe vera

As loções com Aloe vera ajudam a hidratar a queimadura de sol, além de ajudar a regenerar a pele e suavizar os efeitos causados pela exposição solar.

Este tipo de loção pode ser encontrada com os nomes comerciais Sundown gel pós-sol, Helioderm suncare, Sunless pós sol ou Calamed pós sol, por exemplo, e deve ser aplicada sobre a pele em todo o corpo, especialmente nas áreas de queimadura, após o banho, secando bem a pele antes da aplicação. Veja também como usar o gel da babosa para queimadura de sol.  

5. Água termal

A água termal na forma de spray ajuda a aliviar a vermelhidão, a irritação e o desconforto causados pela queimadura de sol, pois tem ação anti-inflamatória, calmante e suavizante para a pele.

Para aplicar a água termal, deve-se utilizar o spray a uma distância de cerca de 30 cm da pele e aguardar que seja totalmente absorvida de forma natural antes de cobrir com roupa, por exemplo. Ao utilizar no rosto é importante manter os olhos fechados ao aplicar.

Cuidados para acelerar a cicatrização 

Para acelerar a cicatrização da pele queimada é importante ter outros cuidados além de passar cremes ou outros produtos na pele. Um dos cuidados mais importantes é evitar a exposição solar, principalmente nas horas mais quentes do dia. Além disso, deve-se usar protetor solar diariamente e também chapéu e óculos escuros. 

Após a recuperação completa, deve-se tomar todos os cuidados para evitar novas queimaduras solares, pois a radiação UV pode causar danos na pele e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele. Confira as principais dicas para cuidar da pele no verão e evitar queimaduras

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao pronto socorro se a queimadura tiver bolhas, se for possível observar destruição de várias camadas da pele ou no caso de surgirem sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça ou confusão mental, já que estes são sinais que podem indicar uma insolação, que é uma condição mais grave que a queimadura e que precisa de tratamento médico. Entenda melhor o que é a insolação e como é tratada.  

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • HAN, Amy; MAIBACH, Howard I. Management of acute sunburn. Am J Clin Dermatol . 5. 1; 39-47, 2004
  • DENNIS, L. K.; et al. Sunburns and risk of cutaneous melanoma, does age matter: a comprehensive meta-analysis. Ann Epidemiol. 18. 8; 614-627, 2010
  • LAND, V.; SMALL, L. The evidence on how to best treat sunburn in children: a common treatment dilemma. Pediatr Nurs . 34. 4; 343-8, 2008
  • OSMAN, M. A. H.; et al. A revisit to the effects of zinc salt on skin burn wound healing to reflect the risks in current pharmaceutical care. J Dermatolog Treat. 31. 6; 651-654, 2020
  • GUERRA, K. C.; ET AL. IN: STATPEARLS. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Sunburn. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534837/>. Acesso em 15 Nov 2021
  • HEALTHLINK BC CA. Home Treatment for Second-Degree Burns. Disponível em: <https://www.healthlinkbc.ca/health-topics/sig256965>. Acesso em 15 Nov 2021
  • NHS - NATIONAL HEALTH SEVICE. Sunburn. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/sunburn/>. Acesso em 15 Nov 2021
Mais sobre este assunto: