O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.
Os níveis de cortisol no sangue variam durante o dia porque estão relacionados com a atividade diária e a serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem-estar. Assim, os níveis de cortisol basal no sangue, geralmente, são maiores de manhã ao acordar, de 5 a 25 µg/dL, e depois vão diminuindo ao longo do dia para valores menores que 10 µg/dL, sendo que em pessoas que trabalham à noite os níveis se invertem.
O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona ou ser indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo.
Já o cortisol baixo pode originar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza ou ser indicativo de problemas, como a Doença de Addison, por exemplo.

Cortisol alto: o que acontece
O cortisol alto pode originar sinais e sintomas como:
- Perda de massa muscular;
- Aumento do peso;
- Aumento das chances de osteoporose;
- Dificuldade na aprendizagem;
- Baixo crescimento;
- Diminuição da testosterona;
- Lapsos de memória;
- Aumento da sede e da frequência em urinar;
- Diminuição do apetite sexual;
- Menstruação irregular.
O cortisol alto também pode indicar uma doença chamada Síndrome de Cushing, que gera sintomas como aumento rápido do peso, com acúmulo de gordura na região abdominal, queda de cabelo e pele oleosa. Saiba mais sobre a Síndrome de Cushing.
Como tratar o cortisol alto
O tratamento para baixar o cortisol pode ser feito com remédios prescritos pelo médico, além de outras formas de controlar naturalmente o excesso de cortisol no sangue que são fazer exercício físico regularmente, ter uma alimentação saudável aumentando o consumo de vitamina C e diminuindo o consumo de cafeína. Veja as principais causas do cortisol alto e como é feito o tratamento.
Cortisol baixo: o que acontece
O cortisol baixo pode causar sinais e sintomas como:
- Depressão;
- Fadiga;
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Desejo repentino de comer doces.
O cortisol baixo também pode indicar que a pessoa tem Doença de Addison, que gera sintomas como dor abdominal, fraqueza, emagrecimento, manchas na pele e tonturas, principalmente ao levantar. Saiba mais sobre a doença de Addison.

Como avaliar os níveis de cortisol
O exame do cortisol está indicado para avaliar os níveis de cortisol e pode ser feito através de uma amostra de sangue, de urina ou da saliva. Os valores de referência dos níveis de cortisol no sangue são:
- Manhã: 5 a 25 µg/dL;
- Final do dia: menor que 10 µg/dL.
Se o resultado do exame do cortisol estiver alterado, é recomendado consultar um endocrinologista para identificar a causa e iniciar o tratamento o mais rápido possível, se for necessário, porque os níveis de cortisol altos ou baixos nem sempre são indicativos de doenças, pois eles podem estar alterados devido ao calor ou à presença de infecções, por exemplo. Saiba mais sobre o exame do cortisol.