Quando nascem os primeiros dentinhos do bebê?

Os primeiros dentinhos do bebê costumam surgir por volta dos 6 meses de idade, no entanto em alguns bebês pode ser notado o aparecimento dos dentes aos 3 meses de idade ou apenas quando a criança completa 1 ano, isso porque pode ser influenciado por outros fatores, incluindo a genética, sendo importante que sejam acompanhados pelo dentista e pelo pediatra. De forma geral, o aparecimento dos dentes acontece da seguinte forma:

  • Entre 6 e 10 meses - Dentes incisivos centrais inferiores;
  • Entre 7 e 12 meses - Dentes incisivos centrais superiores;
  • Entre 7 e 16 meses - Dentes incisivos laterais inferiores;
  • Entre 9 e 13 meses - Dentes incisivos laterais superiores;
  • Entre 12 e 19 meses - Primeiros molares superiores e inferiores;
  • Entre 16 e 23 meses - Caninos superiores e inferiores;
  • Entre 20 e 33 meses - Segundos molares inferiores e superiores.

Os dentes incisivos cortam os alimentos, os caninos são responsáveis por furar e rasgar os alimentos e os molares por esmagar os alimentos. A ordem de nascimento dos dentes ocorre de acordo com as alterações do tipo e consistência do alimento dado ao bebê.

Quando nascem os primeiros dentinhos do bebê?

A primeira dentição completa do bebê tem 20 dentinhos, 10 em cima e 10 em baixo e todos eles já devem ter nascido até os 5 anos. É importante que a consulta com o dentista seja marcada assim que forem notados os primeiros dentinhos, pois assim é possível que seja iniciada a orientação sobre a higienização da boca do bebê. Veja como deve ser a escovação dos dentes do bebê.

Como saber que os dentes estão nascendo

O nascimento dos dentes do bebê normalmente levam ao aparecimento de sinais e sintomas, como dor na gengiva e inchaço, provocando dificuldade para comer, o que leva o bebê a babar muito, colocar na boca os dedos e todos os objetos, além de chorar e ficar irritado facilmente e ter febre, em alguns casos. Saiba como identificar os sintomas do nascimento dos primeiros dentes.

Como aliviar o desconforto

Para aliviar o desconforto do nascimento dos primeiros dentinhos, é recomendado que seja aplicado gelo nas gengivas do bebê, pois assim é possível reduzir a inflamação e o inchaço, aliviando o desconforto. Além disso, dar brinquedos frios para o bebê ou picolé de leite materno, por exemplo, podem também ajudar a aliviar o sintomas do nascimento dos primeiros dentes. Confira mais dicas do que fazer para diminuir o desconforto do nascimento dos dentes.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Guia de Saúde Oral Materno-Infantil . Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Guia-de-Saude_Oral-Materno-Infantil.pdf>. Acesso em 21 Set 2021
Mais sobre este assunto: