Desenvolvimento do bebê - 10 semanas de gestação

Semana de gestação: 10 semanas

Equivale ao mês: 2ª semana do 3º mês

Equivale aos dias: 64 a 70 dias de gestação

Na 10ª semana de gestação, o desenvolvimento é marcado pela formação de ossos e cartilagens, dos canais auditivos, narinas e cotovelos, já sendo possível o bebê flexionar os braços. Nesta fase, a cabeça ainda é maior que o resto do corpo, todos os dentinhos de leite já estão formados e o maxilar e os músculos do rosto responsáveis pela sucção começam a se desenvolver.

Durante essa semana, com o crescimento do útero, a barriga começa a ficar levemente arredondada e a mulher pode sentir dor na pelve, devido a ação dos hormônios que afrouxam e esticam os ligamentos da pelve para acomodar o bebê que cresce a cada dia e para preparar o corpo da mulher para o parto no futuro.

Nesta fase, a mulher pode continuar a ter enjoos matinais, azia, sensação de queimação no estômago ou vontade de urinar com frequência.

Desenvolvimento do bebê - 10 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Na 10ª semana da gestação, os canais auditivos, o lábio superior, as 2 narinas estão se formando, os músculos do rosto que permitem o bebê sugar e mastigar começam a ser desenvolvidos e os maxilares já contém todos os dentes de leite do bebê. A cabeça ainda é grande e os olhos que ainda estão muito separados começam a se aproximar e estão cobertos pelas pálpebras.

O coração está totalmente formado e bate de 2 a 3 vezes mais rápido do que o coração da mulher. Os ossos e as cartilagens estão se formando, os dedos das mãos e dos pés estão mais alongados e nas pernas estão se desenvolvendo os joelhos e os tornozelos. Os braços já desenvolveram os cotovelos, podendo se flexionar.

Nesta fase da gestação, o estômago do bebê começa a produzir sucos digestivos, os rins formam maiores quantidades de urina e, se for um menino, o bebê já está produzindo testosterona.

Tamanho do bebê

O tamanho do feto com 10 semanas de gestação é de 3,5 a 4 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de um morango.

Mudanças no corpo da mulher

Na 10ª semana de gravidez, a barriga já pode ser percebida, mostrando-se levemente arredondada na parte inferior do abdômen e pode ocorrer dor na pelve, em um ou dois lados do abdômen, porque os ligamentos e os músculos da pelve que sustentam o útero, começam a ficar mais frouxos e esticados para acomodar o bebê em crescimento e preparar o corpo para o futuro parto.

Além disso, os sintomas de enjoo matinal, prisão de ventre, cansaço excessivo e vontade frequente de urinar, azia, sensação de queimação no estômago e as variações emocionais da gravidez, podem continuar.

Cuidados durante a 10ª semana

Na 10ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:

  • Enjoo matinal: comer pequenas refeições com frequência ao longo do dia e manter-se hidratada. Se os enjoos forem muito intensos, o médico poderá receitar o uso de remédio para enjoos durante a gravidez. Saiba como é o tratamento dos enjoos intensos na gravidez.
  • Prisão de ventre: comer mais fibras na forma de grãos inteiros, frutas e vegetais frescos, beber muita água e praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico, podem ajudar a melhorar o trânsito intestinal e aliviar o desconforto da prisão de ventre;
  • Dor na pelve: fazer alongamentos leves e movimentos suaves podem ajudar a aliviar o desconforto. No entanto, se a dor não melhorar, ou se tiver febre, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente.

Além disso, é importante seguir todas as orientações médicas, continuar tomando o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo médico, beber muito líquido, pelo menos 8 a 12 copos de água por dia para manter o corpo hidratado, e manter uma alimentação nutritiva incluindo frutas, legumes e verduras frescos, cereais e grãos integrais, como kiwi, melão, tomate, brócolis, pimento vermelho, couve-de-bruxelas, arroz integral, aveia e amêndoa, por exemplo. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • HATOUM Rima, LABRIE Steve et al. Antimicrobial and Probiotic Properties of Yeasts: From Fundamental to Novel Applications. Frontier in Microbiology. 2012
  • BASU A et al. Berries: emerging impact on cardiovascular health. Nutrition Reviews. 3. 68; 168-177, 2011
  • COLEFORD HEALTH CENTRE - NHS. Blocked ears (wax) self-care guidelines for patients. . Acesso em 13 Set 2019
  • EXAMINE.COM. Blueberry . Acesso em 18 Jun 2019
  • SUDHANSHU Behera; RAMESH Ray. Bread and Its Fortification: Nutrition and Health Benefits: Chapter 3 Sourdough Bread. Department of Biotechnology & Medical Engineering, National Institute of Technology. 2016
  • Lee Goldman and Andrew I. Schafer. Cecil Medicine. 24. ed. Philadelphia: Elsevier, 2011. 291.
  • JORGE, Raquel Liana N. et al. Choque séptico. Rev Med Minas Gerais. Vol 26. 4 ed; 9-12, 2016
  • NAPOLITANO, R. Pregnancy dating by fetal crown–rump length: a systematic review of charts. Royal College of Obstetricians and Gynaecologists. 121. 5; 556-665, 2014
  • GENG, Xin; OLIVER, Guillermo. Elucidating the molecular characteristics of organogenesis in human embryos. Genome Biology. 11. 130; 2010
  • PETERKOVA, R.; et al. Three‐dimensional analysis of the early development of the dentition. Australian Dental Journal. 59. s1; 55-80, 2014
  • TAWFIK, Hatem; et al. Embryologic and Fetal Development of the Human Eyelid. Ophthalmic Plastic and Reconstructive Surgery. 32. 6; 407-414, 2016
  • KAGURASHO, M.; et al . Movement of the external ear in human embryo. Head Face Med. 8. 2; 1-9, 2012
Mais sobre este assunto: