Desenvolvimento do bebê - 8 semanas de gestação

Semana de gestação: 8 semanas

Equivale ao mês: final do 2º mês

Equivale aos dias: 50 a 56 dias de gestação

A 8ª semana de gestação é marcada pelo início da formação dos braços e das pernas, assim como das características faciais do bebê, como os olhos, os lábios, o nariz e as orelhas.

Durante esta semana, o corpo da mulher também sofre novas mudanças, sendo que o tamanho do útero passa a ter o dobro do tamanho de quando a mulher não estava grávida, e é possível notar que a barriga está começando a crescer, já que as calças ficam mais apertadas na região da barriga. Além disso, é normal que a mulher se sinta cansada e mais sensível a cheiros, aumentando a sensação de enjoo.

Desenvolvimento do bebê - 8 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Na 8ª semana da gestação, os botões dos braços e das pernas do bebê estão ficando mais longos, e os dedos das mãos e dos pés continuam a se desenvolver. A pequena cauda que o bebê tinha está desaparecendo aos poucos.

Nesta fase, já é possível identificar os olhos, o nariz e os lábios, e o bebê começa a se mexer, no entanto, é normal sentir o movimento apenas depois das 18 semanas de gestação.

Além disso, o pescoço e o tronco começam a se endireitar e as mãos ficam mais próximas do corpo, podendo o bebê tocar no seu tórax.

Um bebê com 8 semanas, tem o seu coração separado em 4 câmaras distintas, começando a se parecer com um coração normal, e batendo cerca de 150 vezes por minuto.

Tamanho do bebê

O tamanho do bebê com 8 semanas de gestação é de cerca de 13 milímetros, o que corresponde ao tamanho de uma framboesa.

Mudanças no corpo da mulher

Com 8 semanas de gravidez, é normal que a grávida se sinta cansada e esteja mais sensível aos cheiros, podendo ficar enjoada facilmente. Além disso, a pele pode estar mais oleosa, provocando o aparecimento de acne.

O útero cresce para o dobro do seu tamanho normal e a roupa começa a apertar, uma vez que a barriga está aumentando de tamanho.

Devido ao aumento dos hormônios progesterona, estrógenos e HCG, as mamas ficam mais sensíveis e aumentam de tamanho, sendo importante utilizar sutiã com suporte adequado e sem aros para não machucar os seios.

Ainda devido às alterações hormonais, é comum, que, na 8ª semana de gestação, os mamilos, as aréolas, as virilhas e as axilas começam a ficar mais escuras do que o resto da pele da mulher. Confira 6 principais alterações dos seios na gravidez.

Cuidados durante a 8ª semana

Na 8ª semana da gestação é importante que a grávida tenha alguns cuidados no seu dia-a-dia para aliviar alguns tipos de desconforto que podem surgir:

  • Sensação de cansaço: deve-se descansar ao longo do dia e consumir alimentos ricos em vitamina C como a laranja e a goiaba, que aumentam a energia, diminuindo a sensação de cansaço;
  • Sensibilidade a cheiros fortes: é importante evitar o contato com cheiros intensos, como perfume, cheiro de gasolina ou produtos de limpeza;
  • Enjoos frequentes: é aconselhado comer a cada 2 a 3 horas, preferencialmente alimentos frios e gelados como sorvetes, iogurte ou bolachas de água e sal. Veja 5 formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez.
  • Acne: deve-se lavar o rosto com água e sabão neutro, ou suave, 2 vezes por dia e manter a hidratação da pele com cremes recomendados pelo dermatologista;
  • Aumento das mamas: é aconselhado usar um sutiã próprio para a gravidez, para dar suporte aos seios.

Além disso, é recomendado que a grávida tenha uma alimentação saudável e equilibrada, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco, uma vez que essas substâncias podem provocar malformações no bebê.

Nesta fase da gravidez é normal que exista uma diminuição dos valores de hemoglobina no sangue e um aumento da necessidade de ferro, o que pode causar anemia. Para prevenir ou tratar a anemia, é importante consumir alimentos ricos em ferro como carne, feijão, espinafres e couve. Em alguns casos, o médico pode ainda indicar uma suplementação de ferro para conseguir manter os níveis de ferro melhor equilibrados. Saiba como tratar a anemia na gravidez.

Quais os exames da 8ª semana

Na 8ª semana de gravidez, o médico pode fazer uma ultrassonografia, para confirmar se o bebê está realmente no útero, e se a mulher está grávida de apenas um bebê ou de gêmeos. 

Embora ainda não seja possível descobrir se o bebê é menino ou menina pelo ultrassom, é possível fazer um exame de sangue, conhecido como sexagem fetal, que permite saber o sexo do bebê a partir desta semana. Entenda melhor o que é a sexagem fetal e quando fazer.

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • S.C. DEPARTMENT OF HEALTH AND ENVIRONMENTAL CONTROL. Embryonic Fetal Development. 2015. Disponível em: <https://scdhec.gov/sites/default/files/Library/ML-017049.pdf>. Acesso em 01 Mar 2021
  • MAYO CLINIC. Fetal development: The 1st trimester. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/in-depth/prenatal-care/art-20045302>. Acesso em 01 Mar 2021
  • FERNANDES, Lana; MENDONÇA, Carolina; AMARAL, Waldemar. Alterações dermatológicas na gravidez: revisão da literatura. FEMINA. 42. 2; 101-108, 2014
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. SAÚDE DA MULHER NA GESTAÇÃO, PARTO E PUERPÉRIO . 2019. Disponível em: <https://atencaobasica.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202001/03091259-nt-gestante-planificasus.pdf>. Acesso em 01 Mar 2021
Mais sobre este assunto: