Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como emagrecer amamentando

Após o parto, é normal a mulher querer emagrecer, para voltar ao peso que tinha antes de engravidar, para aumentar a sua auto-estima e para se sentir bem. No entanto, durante essa fase a perda de peso deve ser progressiva, não sendo recomendado realizar dietas restritivas, pois pode ter consequências para mãe e para o bebê.

É importante manter uma alimentação equilibrada e saudável que favoreça a perda de peso naturalmente depois do parto, devendo perder entre 250 a 500 gramas por semana. Algumas dicas que podem ajudar no processo de perda de peso após o parto são:

1. Amamentar

Como emagrecer amamentando

É importante tentar amamentar sempre que possível, pois nesse processo é utilizada a gordura que foi armazenada durante a gravidez, assim como as calorias que se consomem para estimular a produção de leite materno.

Assim, a amamentação favorece a perda de peso no pós parto, já que para produzir 1 litro de leite materno são necessárias 800 calorias por dia, em que 500 calorias são fornecidas pela dieta e 300 calorias são do depósito materno.

2. Ter uma alimentação eqiulibrada

Como emagrecer amamentando

Durante essa fase o organismo necessita de uma quantidade maior de energia para poder produxzir o leite materno, o que pode fazer com que a mulher sinta mais fome e aumente de peso. Por isso, é importante que a mulher mantenha uma alimentação saudável e equilibrada não só para promover a saúde do bebê, mas também para manter a sua saúde e favorecer a perda de peso, razão pela qual é importante incluir na dieta diária alimentos ricos em sais minerais, vitaminas e ferro.

Confira como deve ser a alimentação no pós-parto.

3. Gaste calorias

Como emagrecer amamentando

Usar o canguru ou o sling também é uma espécie de musculação, mas andar de carrinho também é uma boa forma de gastar calorias, tonifica o abdômen, se distraindo longe da rotina cansativa de casa e também faz muito bem à mente e à auto-estima. 20 minutos de caminhada pode significar 100 calorias a menos. Veja mais em: Como fortalecer o abdômen depois do parto.

Às vezes é complicado, especialmente quando se olha no espelho, mas tenha paciência e espere passar pelo menos 6 meses para enfrentar uma dieta mais restritiva sem comprometer o leitinho do bebê. Assim, o corpo vai estar mais equilibrado hormonalmente para responder bem ao sacrifício e emagrecer rápido depois do parto.

Emagrecer depois do parto não é tão fácil, especialmente quando, por algum motivo, a mãe não pode amamentar. Mas, algumas vezes, mesmo assim, depois do bebê nascer o estresse, o cansaço e as noite mal dormidas fazem com que o peso normal demore para ser alcançado.

4. Beber água

Como emagrecer amamentando

O consumo de água durante essa fase não só ajuda a manter a produção de leite materno, mas também diminui a fome porque mantém o estômago relativamente cheio durante o dia, diminuindo a vontade de comer outros alimentos menos saudáveis. Além disso, melhora o trânsito intestinal, ajuda a eliminar o excesso de líquido acumulado no organismo e a manter o organismo hidratado.

Veja no vídeo a seguir mais dicas para emagrecer depois do parto:

Bibliografia >

  • BROWN Judith. Nutrición en las diferentes etapas de la vida. 2º. México: Mc Graw Hill, 2006. 157-160.
  • ÁLVAREZ María Luisa et al. Nutrición en pediatría . 2ª. Caracas, Venezuela: Cania, 2009. 215-218.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem