28 alimentos com calorias negativas

Os alimentos com calorias negativas são aqueles onde muitas vezes o corpo precisa gastar mais calorias no processo de mastigação e digestão do que as calorias presentes nesses alimentos. Isto faz com que o consumo de calorias do alimento seja muito baixo ou negativo, o que ajuda no emagrecimento.

A maioria dos alimentos considerados com calorias negativas são as frutas, que podem ser consumidas como complemento do café da manhã, lanches e sobremesas e os vegetais, que podem ser ingeridos como saladas, sopas ou refogados no almoço e no jantar. 

28 alimentos com calorias negativas

Veja a seguir a lista dos principais alimentos e bebidas com calorias negativas:

  1. Brócolis;
  2. Couve-flor;
  3. Couve de Bruxelas;
  4. Vegetais folhosos: acelga; agrião, rúcula, alface, bertalha, espinafre, couve-manteiga e chicória;
  5. Cebola;
  6. Nabo; 
  7. Pepino;
  8. Pimenta vermelha; 
  9. Salsão; 
  10. Nabo;
  11. Berinjela;
  12. Cenoura crua;
  13. Cogumelos; 
  14. Alho;
  15. Vagem;
  16. Aspargos;
  17. Abobrinha;
  18. Tomate;
  19. Rabanete;
  20. Limão;
  21. Mamão papaia;
  22. Frutas vermelhas: morangos, mirtilo, framboesa e amora;
  23. Pêssego;
  24. Melão e melancia;
  25. Maçã;
  26. Tangerina;
  27. Bebidas: café, chás de ervas, água;
  28. Ervas e especiarias: canela, cúrcuma, manjericão, curry, alecrim, tomilho e orégano.

Esses alimentos têm como principais características grande quantidade de fibras, água e minerais, mas baixa quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras, fazendo com que sejam pouco calóricos.

No entanto, é fundamental  lembrar que somente consumir esses alimentos não é suficiente para perder peso. A ingestão total de calorias ao longo do dia deve ser reduzida, assim como é necessário praticar atividade física regular, contribuindo, assim, para a perda de peso mais eficaz.

Além disso, é importante consumir os alimentos com calorias negativas na forma mais natural possível, evitando o processamento desses alimentos.

28 alimentos com calorias negativas

Como usar os alimentos com calorias negativas na dieta

Os alimentos com calorias negativas devem ser incluídos na dieta para que as refeições tenham mais fibras e menos calorias, o que aumenta a sensação de saciedade e favorece a perda de peso.

Pode-se consumir as frutas de baixas calorias no café da manhã, lanches e sobremesas, enquanto os vegetais devem ser incluídos no almoço e no jantar. Além disso, a abobrinha e a berinjela, por exemplo, podem ser usadas para fazer pratos de baixas calorias, como a lasanha de berinjela e o espaguete de abobrinha.

Também é importante lembrar que a dieta não deve ser feita apenas com os alimentos de calorias negativas, pois para o metabolismo funcionar bem e favorecer a perda de peso, também é necessário variar a alimentação e consumir alimentos que fornecem energia para o corpo, como proteínas animais, como ovo e frango, ou proteínas vegetais, como tofu e soja, e gorduras boas, como castanhas, sementes e o azeite extra virgem.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como preparar o espaguete de abobrinha, além de ver outras dicas da nossa nutricionista para perder gordura localizada:

Diferença entre alimentos termogênicos e alimentos com calorias negativas

Os alimentos termogênicos, como pimenta, chá verde e café, são aqueles que, apesar de também terem baixas calorias, aumentam o metabolismo por algumas horas, fazendo com que o corpo gaste um pouco mais de energia do que o normal. Já os alimentos com calorias negativas ajudam na dieta por serem pobres em calorias, fazendo com que o processo de digestão gaste mais energia do que esses alimentos fornecem para o corpo. Veja a lista de alimentos termogênicos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO . Alimentos com “calorias negativas” – alimentos que emagrecem. 2017. Disponível em: <https://uenfciencia.blogspot.com/2017/02/coluna-nutricao-alimentos-calorias.html>. Acesso em 11 Jun 2021
  • HEALHTLINE. 38 Foods That Contain Almost Zero Calories. 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/zero-calorie-foods>. Acesso em 11 Jun 2021
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 11 Jun 2021
  • HEALTHLINE. Do Negative-Calorie Foods Exist? Facts vs Fiction. 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/negative-calorie-foods>. Acesso em 11 Jun 2021
Mais sobre este assunto: