Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doença de Crohn: o que é, sintomas, causas e tratamento

A doença de Crohn é um transtorno crônico do sistema digestório, que provoca uma inflamação crônica do revestimento dos intestinos, levando ao aparecimento de alguns sintomas como irritação intestinal, sangramentos, sensibilidade a alguns alimentos, diarreia e dores intestinais.

Os sintomas da doença de Crohn podem demorar meses a anos para aparecerem e, por isso, é uma doença de difícil diagnóstico. Essa doença não tem cura, no entanto, o seu tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida da pessoa, devendo ser feito de acordo com a orientação do nutricionista ou gastroenterologista.

Doença de Crohn: o que é, sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas da doença de Crohn podem demorar para a aparecer e costumam ser progressivos, isso porque é influenciado diretamente pelo grau de inflamação do intestino. Normalmente a doença provoca diversos sintomas, como dor abdominal que piora após as refeições, diarreia e às vezes fezes com sangue e vontade urgente para evacuar. Assinale os sintomas que apresenta e veja suas chances de ter essa doença:

  1. 1. Períodos de diarreia intensa com muco ou sangue
  2. 2. Vontade urgente para defecar, especialmente após comer
  3. 3. Cólicas abdominais frequentes
  4. 4. Náuseas ou vômitos
  5. 5. Perda de apetite e perda de peso
  6. 6. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º)
  7. 7. Lesões na região anal, como hemorroidas ou fissuras
  8. 8. Cansaço frequente ou dores musculares
Imagem que indica que o site está carregando

Além destes sintomas, é comum também surgirem lesões na região anal que podem incluir hemorroidas, fissuras ou fístulas na região do ânus. Os sintomas da doença de Crohn podem ser agravados pelo consumo de alguns alimentos como alimentos lácteos, picantes ou de difícil digestão, além de também poderem piorar em períodos de estresse e preocupação. Veja como identificar a doença de Crohn.

Possíveis causas

A doença de Crohn ainda não tem as causas totalmente esclarecidas, no entanto acredita-se que a doença aconteça devido a alterações do sistema imunológico que leva a uma resposta exagerado do organismo durante uma infecção, por exemplo. Além disso, é possível também que esteja relacionada com fatores genéticos, ambientais, microbiota intestinal da pessoa e alimentação.

Esta doença pode manifestar-se em qualquer fase da vida, porém é mais comum surgir após períodos de grande estresse ou preocupação. A doença de Crohn pode afetar tanto homens como mulheres, e o seu surgimento pode também estar relacionado com o histórico familiar da doença.

Como é feito o tratamento

A doença de Crohn não tem cura, no entanto, o tratamento é feito com o objetivo de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa. O tratamento deve ser feito de acordo com a orientação do gastroenterologista e nutricionista e envolve o uso de medicamentos para aliviar as dores e parar a diarreia nos momentos de crise, além de uma alimentação saudável e equilibrada.

Nos casos mais graves, o médico pode indicar a realização de uma cirurgia para remover porções do intestino que possam ter sido afetadas e danificadas pela doença.

Uma vez que esta doença pode ser agravada pela ingestão de certos alimentos, veja o que comer no vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA . Doença de Crohn. 2009. Disponível em: <https://www.sbcp.org.br/pdfs/publico/crohn.pdf>. Acesso em 07 Out 2020
  • LOPES, Antonia M.; MOURA, Laís N. B.; MACHADO, Raylane S.; SILVA, Grazielle Roberta F. Qualidade de vida de pacientes com doença de Crohn. Revista Eletronica Trimestral de Enfermaria. 47 ed; 337-352, 2017
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COLITE ULCERATIVA DE DOENÇA DE CROHN. Sobre a Doença de Crohn. Disponível em: <https://www.abcd.org.br/sobre-a-doenca-de-crohn/>. Acesso em 07 Out 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem