Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Erva-de-Bicho: Para que serve e Como usar

A Erva-de-Bicho é uma planta medicinal muito utilizada para tratar as hemorroidas devido às suas propriedades hemostáticas, vasoconstritoras, cicatrizantes e anti-inflamatórias.

O seu nome científico é Polygonum persicaria, que também é conhecida como pimenta-d’água, pimenta-do-brejo, persicária, capiçoba, cataia ou curage, podendo ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Erva-de-Bicho: Para que serve e Como usar

Para que serve e propriedades 

A Erva-de-Bicho é uma planta que serve para ajudar no tratamento das hemorroidas externas, devido as suas propriedades anti-inflamatória, cicatrizante, hemostática e vasoconstritora.

Como usar

As partes utilizadas da erva-de-bicho são as folhas, raízes e sementes, podendo ser usada para ajudar a tratar hemorroidas, em banhos de assento ou numa pomada cicatrizante.

Além disso, o chá de erva-de-bicho também pode ser usado para lavar a pele em caso de espinhas, lesões e erupções cutâneas. O chá dos brotos desta planta pode ser usado em feridas superficiais devido a sua ação cicatrizante. 

Uma pasta feita com as raízes da planta pode ser utilizada no tratamento da escabiose, por exemplo. 

1. Chá para banho de assento

Ingredientes

  • 20 g de Erva-de-Bicho;
  • 1 litro de água fervente. 

Modo de preparo

Adicionar a erva numa bacia com água fervente e deixar amornar. Quando estiver morno, coar e permanecer sentado na bacia por cerca de 20 minutos ou até a água esfriar. Fazer este banho de assento cerca de 3 a 4 vezes por dia.

2. Pomada cicatrizante

Esta pomada está indicada para tratar diversos problemas de pele, como feridas fechadas, úlceras, varizes e até mesmo hemorroidas.

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas secas de erva-de-bicho;
  • 100 ml óleo mineral;
  • 30 ml de parafina líquida.

Modo de preparo

Colocar as folhas secas numa panela e cobrir com óleo mineral. Ligar o fogo baixo e deixar ferver por 10 minutos, mexendo sempre. A seguir, coar e misture este óleo com a mesma quantidade de parafina líquida até formar uma mistura homogênea. Despejar num recipiente de vidro e manter devidamente tapado.

Os comprimidos ou cápsulas de erva-de-bicho podem ser encontradas em lojas de produtos naturais para combater hemorroidas internas. 

Quem não deve usar

A Erva-de-Bicho está contra-indicada na gravidez, durante a amamentação e em crianças. Além disso, também não deve ser usada e pessoas que tenham hipersensibilidade a esta planta.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem