Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Flatulência excessiva: o que é, causas e tratamento

A flatulência excessiva é a eliminação de gases de forma frequente, o que muitas vezes está relacionado com alterações gastrointestinais, sedentarismo e maus hábitos alimentares, o que pode levar à produção e eliminação de gases em excesso, além de levar ao aparecimento de sinais e sintomas que estão relacionados com a presença excessiva de gases, como cólicas e desconforto abdominal, por exemplo.

O acúmulo de gases está normalmente relacionado a hábitos de vida e, assim, para combater a flatulência excessiva é importante praticar atividades físicas e evitar alimentos que favorecem a formação de gases, como feijão, grão de bico, repolho e brócolis, por exemplo.

Flatulência excessiva: o que é, causas e tratamento

Causas de flatulência excessiva

O excesso de produção de gases no organismo podem estar relacionados com diversos processos e na maioria das vezes está relacionado com os hábitos de vida da pessoa, por exemplo:

  • Mastigar de boca aberta ou muito rápido, o que permite que os gases entrem no sistema digestório e fiquem acumulados;
  • Falar enquanto se mastiga ou ingerir grandes quantidades de comida de uma só vez;
  • Consumir alimentos que provocam gases, como feijão, brócolis, doces, leite, batata, brócolis, ovo, lentilha e repolho;
  • Ter problemas intestinais, como prisão de ventre, diarreia ou doença de Crohn, por exemplo;
  • Ter intolerância alimentar;
  • Ser sedentário;
  • Consumo de suplementos proteicos.

É comum também que as gestantes tenham flatulência excessiva, o que normalmente acontece como consequência da prisão de ventre e do relaxamento muscular, que diminuem os movimentos intestinais e aumentam a decomposição das fezes.

A presença de flatulências em excesso no organismo pode levar ao aparecimento de alguns sinais e sintomas que podem ser bastante desconfortáveis, como cólicas, aumento do volume abdominal, dor em forma de pontada e barriga dura, além de também poder haver períodos de diarreia e de prisão de ventre. Saiba reconhecer os sintomas de gases.

Como deve ser o tratamento

As flatulências em excesso normalmente não são indicativos de problemas graves, e, por isso, não é necessário tratamento específico. No entanto, para evitar a formação de grande quantidade de gases, é importante que seja identificada a causa, pois dessa forma é possível evitar que as flatulências voltem a ficar acumuladas.

Assim, caso a flatulência excessiva seja consequência da alimentação, é importante identificar qual o alimento que causa o aumento da produção dos gases e evitar o seu consumo, além de ser recomendado não conversar enquanto estiver se alimentando, evitar mascar chicletes e consumir bebidas com gás, pois isso favorece também a formação das flatulências.

Além de identificar e evitar a causa responsável pela flatulência excessiva, alguns remédios caseiros também podem ser utilizados, como um chá de ervas ou o suco de cenoura, por exemplo, pois ajudam a eliminar o excesso de gases e, assim, aliviar os sintomas que a pessoa possa estar sentindo. Confira algumas opções de remédios caseiros para flatulência em excessiva.

Veja no vídeo a seguir algumas dicas para eliminar os gases intestinais:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem