Fluconazol: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O fluconazol é um remédio antifúngico que age inibindo o crescimento de fungos, especialmente da espécie Candida, que podem causar micose na pele, unhas, virilha, mucosas como boca, garganta ou órgãos genitais, e por isso é indicado para o tratamento da candidíase oral ou genital, ou micose de pele, por exemplo.

Este remédio pode ser comprado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas de 150 mg, em caixas com 1, 2 ou 4 cápsulas, com o nome comercial Zoltec, ou na forma de genérico com o nome fluconazol, ou com os nomes similares Triazol, Zelix ou Pronazol, por exemplo, e deve ser usado com indicação médica. Além disso, o fluconazol também pode ser encontrado na forma de injeção, sendo utilizado somente em hospitais, sob a supervisão de um profissional de saúde.

Fluconazol: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

O fluconazol é indicado para o tratamento de infecções causadas pelos fungos da espécie Candida, e inclui:

  • Candidíase vaginal aguda e recorrente;
  • Candidíase na cabeça do pênis;
  • Frieira, pé de atleta ou Tinea pedis;
  • Micose na virilha ou Tinea cruris;
  • Micose na unha ou Tinea unguium;
  • Micose de pele ou Tinea corporis;

Esse remédio também pode ser usado para a prevenção ou redução dos episódios de candidíase vaginal recorrente.

Além disso, o fluconazol pode ser indicado pelo médico para prevenir infecções causadas por fungos em pessoas com o sistema imune enfraquecido como nos casos de tratamento do câncer, transplante de medula óssea ou infecção pelo HIV.

Como usar

A forma de uso do fluconazol depende da apresentação do remédio e inclui:

1. Fluconazol 150 mg

O fluconazol 150 mg na forma de cápsula deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após a refeição, conforme orientado pelo médico.

As doses do fluconazol para adultos variam de acordo com a indicação e incluem:

  • Candidíase vaginal ou na cabeça do pênis: a dose recomendada é de 1 cápsula de fluconazol 150 mg em dose única;
  • Candidíase vaginal recorrente: a dose recomendada é de 1 cápsula de fluconazol 150 mg em dose única. Essa dose deve ser repetida 1 vez por mês, durante 4 a 12 meses, conforme orientação médica;
  • Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris: a dose recomendada é de 1 cápsula de fluconazol 150 mg em dose única, tomada 1 vez por semana, durante 2 a 4 semanas, conforme orientação médica. Em alguns casos de Tinea pedis, o médico pode recomendar o tratamento por até 6 semanas;
  • Micose de unha: a dose recomendada é de 1 cápsula de fluconazol 150 mg em dose única até que a unha infectada seja totalmente substituída pelo crescimento de uma unha saudável, o que pode levar de 3 a 6 meses para unhas das mãos e de 6 a 12 meses para unhas dos pés.

O fluconazol não deve ser usado por crianças ou adolescentes com menos de 18 anos, ou idosos acima de 60 anos, a menos que indicado pelo médico.

2. Fluconazol injetável

O fluconazol injetável deve ser aplicado diretamente na veia por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde treinado, e a dose deve ser determinada pelo médico de acordo com a gravidade da infecção e do tipo de fungo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com fluconazol são náusea, diarréia, dor de estômago, dor de cabeça, tontura ou alteração do paladar.

Embora seja mais raro, pode ainda ocorrer palpitação, convulsão ou problemas no fígado que podem ser percebidos através de sintomas como perda do apetite, urina escura, fezes esbranquiçadas ou pele e olhos amarelados.

Além disso, o fluconazol pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, febre, tosse, dor no peito, ardor nos olhos, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, formação de bolhas na pele ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

No caso do fluconazol injetável, como o uso é feito em hospitais no caso de surgimento de reação alérgica, o tratamento é imediato. 

Quem não deve usar

O fluconazol não deve ser usado por pessoas com menos de 18 anos, idosos com mais de 60 anos, por mulheres em amamentação ou durante a gravidez, pois pode prejudicar o feto. Além disso, o fluconazol não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao fluconazol ou outros antifúngicos como cetoconazol, miconazol ou itraconazol, por exemplo. 

Esse remédio pode interferir na eficácia dos anticoncepcionais orais, e por isso, é recomendado utilizar um método anticoncepcional de barreira, como a camisinha, durante o tratamento com o fluconazol e por pelo menos 1 semana após a última dose. 

O uso das cápsulas de fluconazol deve ser feito com cautela em diabéticos pois contém açúcar na sua composição.

É importante informar ao médico todos os remédios que a pessoa utiliza, pois o fluconazol não deve ser tomado junto com outros tratamentos que incluam remédios como terfenadina, cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida ou quinidina, por exemplo, pois pode aumentar o risco de palpitação cardíaca.

Dúvidas mais comuns

Existe fluconazol em pomada?

Não existe pomada de fluconazol. Esse remédio está disponível apenas para uso oral, na forma de cápsulas, ou em injeção para uso diretamente na veia em hospitais. 

No entanto, existem pomadas ou cremes antifúngicos indicados para uso tópico, que podem ser usados como um complemento ao tratamento com o fluconazol em cápsulas, mediante recomendação do médico. Confira as melhores pomadas para tratamento da micose.  

Precisa de receita para comprar fluconazol?

O fluconazol é um medicamento sujeito a receita médica e, por isso, o tratamento só deve ser feito se recomendado pelo médico.

Pode beber durante o tratamento?

O consumo moderado de álcool durante o tratamento com uma única dose do fluconazol não está contra-indicado. No entanto, apesar de ser raro, beber álcool durante o tratamento prolongado com fluconazol, pode causar danos no fígado com sintomas como febre ou formação de bolhas na pele. Entenda melhor os riscos de consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento com remédios.

Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas pode piorar infecções por Candida, o que pode tornar o tratamento com fluconazol menos eficaz.  

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • TEUTO. fluconazol . 2016. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=23568422016&pIdAnexo=3932657>. Acesso em 13 Mai 2019
  • DRUGS.COM. Fluconazole. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/fluconazole.html>. Acesso em 20 Jul 2021
  • DRUGS.COM. Fluconazole - can you drink alcohol while using one dose of 150mg one time?. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/medical-answers/fluconazole-can-you-drink-alcohol-while-using-one-146854/>. Acesso em 20 Jul 2021
  • MERGENHAGEN, Kari A.; et al. Fact versus Fiction: a Review of the Evidence behind Alcohol and Antibiotic Interactions. Antimicrob Agents Chemother. 64. 3; e02167-19, 2020
  • LIVERTOX: CLINICAL AND RESEARCH INFORMATION ON DRUG-INDUCED LIVER INJURY [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Fluconazole. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK548300/>. Acesso em 20 Jul 2021
  • MARTIN LOPEZ, J. E. Candidiasis (vulvovaginal). BMJ Clin Evid. 0815. 1-23, 2015
  • STORY, K.; SOBEL, R. Fluconazole Prophylaxis in Prevention of Symptomatic Candida Vaginitis. Curr Infect Dis Rep. 22. 2; 1-4, 2020
  • SOBEL, J. D.; SOBEL, R. Current treatment options for vulvovaginal candidiasis caused by azole-resistant Candida species. Expert Opin Pharmacother. 19. 9; 971-977,
  • LEUNG, A. K.; et al. Tinea corporis: an updated review. Drugs Context. 9. 5-6, 2020
  • GUPTA, A. K.; et al. Onychomycosis: a review. J Eur Acad Dermatol Venereol. 34. 9; 1972-1990, 2020
  • LABORATÓRIOS PFIZER LTDA. Zoltec. 2016. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/40606.pdf>. Acesso em 20 Jul 2021
Mais sobre este assunto: