Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Frutas ácidas: quais são e como afetam o estômago

As frutas ácidas como a laranja, o abacaxi ou o morango, por exemplo, são ricas em vitamina C, fibras e potássio, e também são conhecidas como frutas cítricas.

A sua riqueza em vitamina C é essencial para evitar doenças como o escorbuto, que surge quando existe carência desta vitamina.

As frutas ácidas não são tão ácidas quanto o suco gástrico, entretanto elas podem aumentar a acidez no estômago, não devendo, por isso, ser consumidas em caso de gastrite ou refluxo gastroesofágico, por exemplo. Veja quais os alimentos mais ricos em vitamina C.

Frutas ácidas: quais são e como afetam o estômago

Lista de frutas ácidas

As frutas ácidas são aquelas ricas em ácido cítrico, que é o responsável pelo sabor meio amargo e picante dessas frutas, que podem ser divididas em dois grupos:

  • Frutas ácidas ou cítricas:

Abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.

  • Frutas semi-ácidas:

Caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola e uva passa.

​​As frutas semi-ácidas têm uma quantidade menor de ácido cítrico em sua composição, e são mais bem toleradas em casos de problemas estomacais como gastrite ou refluxo. Todas as outras frutas podem ser consumidas normalmente em casos de gastrite.

Frutas ácidas na gastrite e no refluxo

Outras frutas ácidas
Outras frutas ácidas

As frutas ácidas devem ser evitadas em casos de úlceras e crises de gastrite, pois o ácido pode causar aumento da dor quando o estômago já está inflamado. O mesmo vale para casos de refluxo em que há feridas ou inflamação no esôfago e na garganta, pois a dor aparece quando ácido cítrico entra em contato com a ferida.

No entanto, quando o estômago não está inflamado ou quando há lesões ao longo da garganta, as frutas cítricas podem ser consumidas à vontade, pois seu ácido irá até ajudar a prevenir problemas intestinais como câncer e gastrite. Veja como deve ser a Dieta para gastrite e úlcera.

Frutas ácidas na gravidez

As frutas ácidas na gravidez podem ajudar a diminuir os enjoos uma vez que o ácido das frutas vai estimulam a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico. Além disso, estas frutas têm também boas quantidades de ácido fólico e vitaminas do complexo B que são fundamentais para a formação do tubo neural e dos tecidos do bebê.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...