Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o hematócrito (Hct) e o que significa quando está alto ou baixo

O hematócrito, também conhecido como Ht ou Hct, é um parâmetro laboratorial que indica a porcentagem de células vermelhas, também conhecidas por glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos, no volume total de sangue, sendo importante para identificar e diagnosticar algumas situações, como a anemia, por exemplo.

O valor do hematócrito também pode refletir a quantidade de hemoglobina presente nas hemácias: quando o hematócrito está baixo, normalmente é indicativo de alguma situação em que há a diminuição da quantidade de hemácias ou de hemoglobina, como a anemia, por exemplo. Quando está alto, pode ser indicativo de pouco líquido no sangue, o que pode significar desidratação grave.

Veja também como interpretar os valores de hemoglobina.

O que é o hematócrito (Hct) e o que significa quando está alto ou baixo

Valores de referência do hematócrito

Os valores de referência do hematócrito variam de laboratório, mas geralmente o valor normal do hematócrito é:

  • Mulher: entre 35 e 45%. No caso das mulheres grávidas, o valor de referência normalmente é entre 34 e 47%;
  • Homem: entre 40 e 50%;
  • Crianças a partir de 1 ano: entre 37 e 44%.

O valor do hematócrito pode variar entre os laboratórios e deve ser interpretado juntamente com os outros parâmetros do hemograma. Mesmo quando há pequena alteração no valor do hematócrito, não significa necessariamente um problema de saúde e, por isso, o resultado deve ser interpretado pelo médico que solicitou o exame, de forma a fazer o diagnóstico baseado na análise do resultado de todos os exames solicitados e sintomas descritos pela pessoa, para que possa iniciar o tratamento caso seja necessário. Saiba como entender o hemograma.

O que pode ser hematócrito baixo

O hematócrito baixo pode ser indicativo de:

  • Anemia;
  • Sangramento;
  • Desnutrição;
  • Falta ou diminuição de vitamina B12, ácido fólico ou ferro;
  • Leucemia;
  • Excesso de hidratação.

Já durante a gravidez, o hematócrito baixo normalmente é sinal de anemia, principalmente se o valor da hemoglobina e da ferritina também estiverem baixos. A anemia na gravidez é normal, no entanto, pode ser perigosa para a mãe e para o bebê se não for tratada corretamente. Saiba mais sobre a anemia na gravidez.

O que pode ser hematócrito alto

O aumento do hematócrito pode acontecer principalmente devido à diminuição da quantidade de água no sangue, havendo o aumento aparente da quantidade de hemácias e hemoglobina, sendo essa situação consequência de desidratação. Além disso, o hematócrito pode estar aumentado nas doenças pulmonares, doenças cardíacas congênitas, quando há baixos níveis de oxigênio no sangue ou nos casos de policitemia, em que há aumento da produção e, consequentemente, excesso de hemácias circulantes.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem