Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é hemoglobina glicada, para que serve e valores de referência

A hemoglobina glicada, também conhecida como hemoglobina glicosilada ou Hb1Ac, é um exame de sangue que tem como objetivo avaliar os níveis de glicose nos últimos três meses antes da realização do exame. Isso porque a glicose consegue ficar ligada a um dos componentes da hemácia, a hemoglobina, durante todo o ciclo das hemácias, que dura cerca de 120 dias.

Assim, o exame de hemoglobina glicada é solicitado pelo médico para identificar a diabetes, acompanhar o seu desenvolvimento ou verificar se o tratamento da doença está sendo eficaz, sendo feito por meio da análise de uma pequena amostra de sangue colhida em laboratório.

O que é hemoglobina glicada, para que serve e valores de referência

Para que serve a hemoglobina glicada

O exame de hemoglobina glicada é feito com o objetivo de avaliar os níveis de glicose nos últimos meses, sendo útil no diagnóstico da diabetes. Além disso, no caso de pessoas que já foram diagnosticadas com diabetes, esse exame é útil para verificar se o tratamento está sendo eficaz ou está sendo feito corretamente, pois caso não esteja, pode ser verificada alteração no resultado.

Além disso, quando o valor de hemoglobina glicada é muito superior ao normal considerado pelo laboratório, há maior probabilidade da pessoa desenvolver complicações relacionadas com a diabetes, como alterações cardíacas, renais ou neuronais, por exemplo. Veja quais são as principais complicações da diabetes.

Esse exame é mais indicado do que a glicose em jejum para o diagnóstico inicial da diabetes, isso porque o exame de glicose pode ser influenciado por mudança nos hábitos alimentares recentes, não representando os níveis de açúcar circulantes nos últimos meses. Assim, é possível que antes de realizar o exame de glicose, a pessoa tenha uma alimentação mais saudável e pobre em açúcar, de forma que a glicose em jejum pode estar dentro dos valores normais, o que pode não representar a realidade da pessoa.

Assim, para realizar o diagnóstico de diabetes, é normalmente solicitado o exame de glicose em jejum, hemoglobina glicada e/ou o teste de tolerância à glicose, o TOTG. Conheça mais sobre os exames que ajudam a diagnosticar a diabetes.

Valores de referência

Os valores de referência para a hemoglobina glicada podem variar de acordo com o laboratório, no entanto de forma geral os valores considerados são:

  • Normal: Hb1Ac entre 4,7% e 5,6%;
  • Pré-diabetes: Hb1Ac entre 5,7% e 6,4%;
  • Diabetes: Hb1Ac acima de 6,5% em dois exames realizados separadamente.

Além disso, em pessoas já diagnosticadas com diabetes valores de Hb1Ac entre 6,5% e 7,0% indicam que está havendo um bom controle da doença. Por outro lado, valores acima de Hb1Ac acima de 8% indicam que a diabetes não está sendo controlada corretamente, havendo maior risco de complicações e sendo necessário alteração no tratamento.

O exame de hemoglobina glicada não necessita de qualquer preparo, no entanto como é normalmente solicitado juntamente com o exame de glicose em jejum, pode ser preciso realizar jejum de pelo menos 8 horas.

Bibliografia >

  • ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ATENÇÃO AO DIABETES. Hemoglobina glicosilada. Disponível em: <https://www.anad.org.br/hemoglobina-glicosilada-voce-sabia-que-este-exame-pode-mostrar-o-comportamento-da-glicose-no-seu-organismo/>. Acesso em 02 Jul 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem