Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hidronefrose: o que é, sintomas e tratamento

A hidronefrose é a dilatação do rim que acontece quando a urina não consegue passar até à bexiga e por isso se acumula dentro do rim. Quando isso acontece, o rim não consegue funcionar normalmente e, assim, sua função vai diminuindo, podendo existir risco de desenvolver uma insuficiência renal.

Geralmente, a hidronefrose surge como complicação de outra doença, como pedra nos rins ou tumor nas vias urinárias, sendo recomendado consultar o nefrologista ou o clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado, de forma a evitar sequelas mais graves.

Na maioria dos casos, a hidronefrose afeta apenas um dos rins, mas também é possível sofrer de hidronefrose bilateral, na qual os sintomas podem surgir mais rapidamente e ser mais intensos, já que ambos os rins estão afetados.

Hidronefrose: o que é, sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os primeiros sintomas de hidronefrose são mais leves e normalmente incluem vontade para urinar frequentemente e vontade repentina de urinar. No entanto, com o tempo, podem surgir outros sinais como:

  • Dor constante na parte superior do abdômen e costas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor ao urinar;
  • Sensação de bexiga cheia mesmo depois de urinar;
  • Dificuldade para urinar;
  • Redução no volume da urina;
  • Febre baixa.

Além disso, pessoas com hidronefrose também possuem maior risco de desenvolver infecções urinárias, que são acompanhadas de outros sintomas como queimação ao urinar, urina turva, dor nas costas e arrepios, por exemplo. Veja uma lista mais completa dos sintomas de infecção urinária.

Sempre que existir suspeita de algum problema urinário, é importante ir ao ginecologista, nefrologista ou urologista para fazer exames de diagnóstico, como ultrassom, teste de urina ou exame de sangue, para identificar uma possível causa e iniciar o tratamento adequado.

Possíveis causas da hidronefrose

A hidronefrose geralmente surge quando existe um bloqueio nos ureteres, que são os canais que levam a urina desde o rim até à bexiga, impedindo a passagem da urina. Algumas situações que podem causar esse bloqueio são pedra nos rins, tumores na vias urinárias ou aumento da próstata nos homens, por exemplo.

Além disso, a hidronefrose também é muito frequente durante a gravidez, pois o crescimento do feto dentro do útero pode acabar pressionando as vias urinárias e impedindo a passagem da urina, que passa a se acumular no interior do rim.

Como é feito o tratamento

O tratamento para hidronefrose consiste em retirar a urina acumulada e eliminar a causa da doença, para que a urina possa fluir livremente até à bexiga e sair do rim, diminuindo o inchaço. Dessa forma, o tratamento pode variar de acordo com a causa da hidronefrose:

  • Pedra nos rins: o médico pode recomendar fazer terapia com ultrassom ou cirurgia para retirar a pedra, de acordo com o tamanho;
  • Aumento da próstata no homem: pode ser colocada uma pequena rede no interior das vias urinárias para aliviar a pressão causada pela próstata e permitir o fluxo de urina;
  • Infecções urinárias: podem ser tratadas apenas com o uso de um antibiótico, como Ciprofloxacino.

Já no caso de tumores, pode ser necessário fazer cirurgia para remover a massa, além de puder ser necessário fazer tratamento com quimio ou radioterapia, por exemplo. Entenda melhor como é tratado um tumor na bexiga.

Normalmente, o rim recupera em cerca de 6 semanas após o início do tratamento, não existindo risco de novas lesões no órgão além das que já surgiram até o momento em que o tratamento foi iniciado.

Possíveis complicações da hidronefrose

Quando a hidronefrose não é tratada adequadamente, o inchaço do rim vai provocando pequenos danos que dificultam o funcionamento do órgão. Assim, ao longo do tempo, podem surgir desequilíbrios de minerais importantes do corpo, assim como infecções graves nos rins e um elevado risco de desenvolver insuficiência renal.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem