Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Anemia engorda ou emagrece?

A anemia é uma condição que, em geral, provoca muito cansaço, uma vez que o sangue não consegue distribuir de forma eficiente os nutrientes e o oxigênio pelo corpo, criando uma sensação de falta de energia.

Para compensar essa falta de energia, é muito comum sentir muita vontade de comer doces, especialmente chocolate, que também tem ferro, o que pode acabar promovendo o aumento de peso.

Os doces oferecem energia de forma simples, mas também contêm muitas calorias. Essas calorias, associadas à falta de atividade física da pessoa com anemia tende a engordar, principalmente enquanto não se corrige a anemia. 

Anemia engorda ou emagrece?

Como tratar a anemia para emagrecer

Caso se trate de anemia ferropriva, aquela que tem relação direta com uma alimentação mais pobre em ferro, é importante aumentar o consumo de legumes e verduras escuras para aumentar a disponibilidade de ferro no sangue. Confira os 7 melhores alimentos para tratar a anemia.

Além disso, é importante também optar por consumir carnes magras, como frango ou peru, pois além de possuírem ferro, também são ricas em proteínas, que ajudam a manter a sensação de saciedade, evitando o consumo de calorias excessivas que poderiam contribuir para o aumento do peso.

No caso dos vegetarianos, além dos legumes e das verduras, é ainda aconselhado fazer suplementação de vitamina B12, um tipo de vitamina que normalmente só é encontrada em alimentos de origem animal e que melhora a absorção do ferro, facilitando o tratamento da anemia.

Confira no vídeo a seguir como deve se alimentar para combater a anemia:

Como identificar os sintomas de anemia 

Além da falta de energia, a anemia normalmente também é acompanhada de mal-estar geral, menor concentração, irritabilidade e dor de cabeça constante. Faça nosso teste online para saber quais as chances de estar com anemia.

É ainda importante fazer um exame de sangue para avaliar os níveis de ferritina, hemoglobina e hematócrito, que estão diminuídos durante a anemia. Pessoas que sofrem recorrentemente com anemia ou que fazem uma alimentação mais restritiva ou reduzida em ferro como no caso dos vegetarianos, devem fazer o exame de sangue mais frequentemente.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem