As manchas vermelhas na pele em adultos podem estar relacionadas com doenças como Zika, rubéola ou uma simples alergia. Assim, sempre que este sintoma aparece, deve-se ir ao médico para identificar a sua causa e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso analgésicos, anti-inflamatórios ou até mesmo antibióticos.
O médico poderá observar as manchas e se existem outros sintomas que possam indicar alguma doença, ele também poderá solicitar exames que ajudam a chegar ao diagnostico, mas por vezes o médico pode chegar ao diagnóstico da doença somente ao observar as características das manchinhas. Saiba também o que pode ser manchinhas na pele do bebê.
As principais causas de manchinhas vermelhas na pele são doenças como por exemplo:
1. Alergia

Como são as manchas: de tamanho médio, podem ser vermelhas ou brancas, e coçam muito, podem se encher de líquido. Geralmente aparecem após o contato com plantas, pêlos de animais ou ingestão de remédios, por exemplo, mas também podem ser causadas por picada de inseto ou intoxicação alimentar.
Como tratar: os sintomas podem ser aliviados com remédios para alergia, como a Loratadina, corticoides, como a Prednisona, ou aplicação de cremes, como Fenergan, receitadas pelo dermatologista. Veja mais sobre o tratamento para alergia.
2. Micose

Como são as manchas: podem ser grandes e afetam uma região bem delimitada do corpo. Além disso, também pode haver formação de bolhas e descamação na área. Veja mais detalhes dos sintomas da micose na pele.
Como tratar: remédios antifúngicos e por vezes antibióticos podem ser indicados pelo dermatologista.
3. Zika vírus

Como são as manchas: pintas avermelhadas suavemente elevadas que são acompanhadas de coceira, que geralmente aparecem 3 dias após a picada do mosquito. As manchas da Zika geralmente surgem primeiro no rosto e se espalham pelo resto do corpo em poucas horas e duram cerca de 5 dias.
Como tratar: repouso, hidratação e remédios prescritos pelo médico para aliviar os sintomas e o desconforto como a Dipirona ou Paracetamol, por exemplo. Veja como saber se está com Zika.
4. Eczema

Como são as manchas: provocam muita coceira e podem ficar inchadas. São mais frequentes em crianças e em profissionais da saúde que lavam as mãos com sabonetes antisséptico. Saiba como identificar o eczema.
Como tratar: uso de remédios anti-alérgicos como Loratadina e aplicação de pomadas ou cremes corticoides, como Fenirax, prescritos pelo dermatologista.
5. Rubéola

Como são as manchas: são pequenas, ligeiramente elevadas e provocam coceira. Normalmente começam no rosto e parte detrás das orelhas e em pouco tempo se espalham pelo corpo e duram cerca de 3 dias. Saiba mais sobre os sintomas e tratamento da rubéola.
Como tratar: seguir o tratamento indicado pelo médico, que pode ser feito com Paracetamol até que a doença esteja devidamente controlada.
6. Psoríase

Como são as manchas: apresentam centro branco com bordas vermelhas, secas, que descamam e que causam coceira. São mais frequentes antes dos 30 anos e depois dos 50 anos, não são contagiosas e estão relacionadas com fatores genéticos.
Como tratar: aplicação de cremes ou pomadas anti-inflamatórias orientadas pelo dermatologista, exposição solar e alterações na alimentação, como evitar comidas gordurosas e produtos industrializados, e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3 e betacaroteno. Saiba outros cuidados importantes durante o tratamento para psoríase.
7. Lúpus

Como são as manchas: manchas avermelhadas planas ou elevadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequentes em mulheres. Veja outros sintomas de lúpus.
Como tratar: remédios corticoides e imunossupressores orientados pelo médico.
8. Rosácea

Como são as manchas: manchas vermelhas que aparecem mais frequentemente nas bochechas, testa e nariz em que podem ser também visualizados pequenos vasinhos na pele. Além das manchas vermelhas, a pele fica mais sensível, quente e poder ser verificado também inchaço.
Como tratar: uso de sabonete e hidratantes neutros para controlar a vermelhidão e, em alguns casos, o dermatologista pode indicar o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios.
9. Sarna

Como são as manchas: manchas vermelhas que surgem principalmente na mãos e nas axilas e que causam coceira intensa, principalmente à noite.
Como tratar: cremes e pomadas indicados pelo dermatologista de acordo com a gravidade da infecção, podendo ser indicado Ivermectina, Crotamiton ou Permetrina. Conheça mais sobre a sarna humana.
10. Brotoeja

Como são as manchas: pequenas manchas vermelhas que normalmente são também acompanhadas por pequenas bolinhas vermelhas que causam ador e que aparecem principalmente no rosto, pescoço, costas, peito e coxas.
Como tratar: não dá tratamento específico, sendo apenas recomendado manter a região livre de calor e aplicar compressas frias no lugar em que as brotoejas aparecem.
11. Catapora

Como são as manchas: pequenas bolhas e manchas vermelhas que aparecem em todo o corpo e que causam bastante coceira. Veja como reconhecer as manchas de catapora.
Como tratar: repouso e uso de Paracetamol e Povidine, para evitar que as bolhas infeccionem, que devem der usados de acordo com a orientação do médico.
12. Sarampo

Como são as manchas: pequenas manchas vermelhas que não coçam, doem e espalham-se rapidamente por todo o corpo. Faça o teste online para saber se pode estar com sarampo.
Como tratar: repouso, hidratação e uso de Paracetamol de acordo com recomendação do médico.
13. Câncer de pele

Como são as manchas: pequenas manchas ou feridas que possuem formato irregular, aumentam de tamanho ao longo do tempo e/ou apresentam tendência ao sangramento. Saiba como identificar o câncer de pele.
Como tratar: cirurgia, radioterapia ou quimioterapia de acordo com as características da mancha identificadas pelo médico após avaliação.
14. Dermatite atópica

Como são as manchas: manchas vermelhas que coçam bastante e podem descamar. Veja como identificar os tipos de dermatite.
Como tratar: cremes e pomadas com corticoides de acordo com orientação do médico.