Mania de limpeza: o que é, sinais e tratamento

Setembro 2021

A mania de limpeza é um tipo de transtorno obsessivo compulsivo, popularmente conhecido como TOC, e que é caracterizada pela necessidade de realizar a limpeza da casa, de forma detalhada, várias vezes ao dia, assim como a higiene pessoal, em alguns casos. 

O fato de estar sempre em contato com produtos de limpeza, pode levar ao desenvolvimento de alergias e irritação na pele, além de que como há sempre uma preocupação excessiva com o ambiente e com a limpeza, é possível também que haja interferência na vida pessoal e social.

A sujeira e os germes presentes no nosso dia a dia são em parte responsáveis por fortalecer o nosso sistema imunológico, especialmente durante a infância, ajudando o organismo a construir suas próprias defesas. Por isso, a limpeza excessiva e o uso de produtos que prometem matar 99,9% dos germes pode ser prejudicar a construção das defesas necessárias, prejudicando a saúde. 

Mania de limpeza: o que é, sinais e tratamento

Sinais de mania de limpeza

Quando a obsessão em manter a casa limpa cresce e passa a ser a principal tarefa do dia, isso pode ser sinal de que virou um transtorno psicológico. Assim, alguns dos principais sinais indicativos de mania de limpeza são:

  • Gastar mais de 3 horas por dia a limpar a casa; 
  • Presença de vermelhidão ou de feridas nas mãos, que indicam a constante necessidade em lavar ou desinfetar repetitivamente as mãos; 
  • Preocupação exagerada com sujeira, germes ou ácaros e estar sempre desinfetando o sofá e a geladeira, por exemplo;
  • Deixar de participar de eventos sociais, como festas de aniversário, para não perder tempo;
  • Não deixar que se realize eventos na própria casa, porque ela precisa estar sempre limpa, à todo momento;
  • Nos casos mais graves a própria família pode ficar restrita a certos cômodos da casa e nunca receber visitas, para não sujar o chão;
  • Necessidade constante em verificar se tudo se encontra limpo ou no lugar; 
  • Necessidade para limpar objetos que geralmente não são limpos, como cartão de crédito, celular, a embalagem do leite, ou chave do carro, por exemplo.

A mania de limpeza vira transtorno quando os hábitos deixam de ser saudáveis e passam a ser obrigação diária, dominando a vida da pessoa. Normalmente os sintomas começam devagar e aos poucos vão se intensificando, sendo importante que o psicólogo ou psiquiatra sejam consultados para que o tratamento seja iniciado.

Como é o tratamento

O tratamento para o TOC devido a limpeza e organização, é feito por meio de sessões de psicoterapia, através da técnica cognitivo-comportamental. Em alguns casos, pode ser indicado também que o psiquiatra seja consultado para que seja feita uma avaliação mais extensa e possa ser indicado o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas de ansiedade, que é bastante comum nos casos de TOC. Confira mais detalhes do tratamento do TOC.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: