Como fazer massagem para dor de cabeça

Uma boa massagem para dor de cabeça consiste em pressionar levemente com movimentos circulares alguns pontos estratégicos da cabeça, como as têmporas, a nuca e o topo da cabeça.

Para iniciar deve-se soltar os cabelos e respirar de forma profunda, lentamente, por cerca de 2 minutos, tentando relaxar um pouco. Depois, deve-se fazer a massagem que se segue, seguindo os 3 passos:

1. Fazer movimentos circulares nas têmporas

Como fazer massagem para dor de cabeça

Deve-se massagear por pelo menos 1 minuto as têmperas que é a região lateral da testa, utilizando a palma das mãos ou as pontas dos dedos fazendo círculos.

2. Realizar movimentos circulares na nuca

Como fazer massagem para dor de cabeça

Para massagear a nuca deve-se fazer uma ligeira pressão, com a ponta dos dedos durante, pelo menos, 2 minutos.

3. Massagear a região do topo da cabeça

Como fazer massagem para dor de cabeça

A região do topo da cabeça deve ser massageada com movimentos circulares que vão se tornando cada vez mais lentos por cerca de 3 minutos, utilizando as pontas do dedos. Por fim, para terminar a massagem deve-se puxar a raiz dos cabelos de forma suave por 2 a 3 minutos.

Estes passos ajudam a liberar bastante tensão e são uma ótima forma de acabar com a dor de cabeça, de forma natural sem ter que recorrer à toma de medicamentos.

Assista o vídeo com o passo a passo desta massagem:

Para alcançar melhores resultados recomenda-se que seja outra pessoa a realizar esta massagem, mas a auto massagem também é capaz de solucionar naturalmente a dor de cabeça em poucos minutos. Para complementar este tratamento pode-se permanecer sentado durante a massagem e colocar os pés numa bacia de água morna com sal grosso.

Alimentação para aliviar a dor de cabeça

Para aliviar a dor de cabeça deve-se comer alimentos ricos em magnésio e beber muita água. O chá quente de erva doce com gengibre também ajuda a evitar a dor de cabeça. Além disso, deve-se evitar café, queijos, comidas prontas e embutidos, por exemplo.

Veja mais dicas alimentares que podem complementar a massagem:

Veja outras formas de complementar esta massagem em:

Esta informação foi útil?
Atualizado por Manuel Reis, Enfermeiro - em Setembro de 2021. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro, Fisioterapeuta - em Setembro de 2021.
Mais sobre este assunto: