Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mel para bebês: riscos e em que idade dar

Não se deve dar mel a bebês com menos de 2 anos pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum, um tipo de bactéria que causa o botulismo infantil, que é uma infecção intestinal grave que pode causar paralisia dos membros e até morte súbita. No entanto, este não é o único alimento que é capaz de causar o botulismo, pois a bactéria também pode ser encontrada nos legumes e frutas.

Por esta razão, recomenda-se que a alimentação do bebê seja exclusivamente composta pelo leite materno quando possível, especialmente nos primeiros meses de vida. Esta é a forma mais segura de garantir que a criança está protegida de fatores externos que possam causar enfermidades, uma vez que o bebê ainda não possui defesas para combater bactérias, por exemplo. Além disso, o leite materno nos primeiros meses contém os anticorpos necessários para ajudar o bebê a formar e fortalecer seu sistema natural de defesa. Conheça todos os benefícios da amamentação.

Mel para bebês: riscos e em que idade dar

O que pode acontecer se o bebê consumir mel

Quando o corpo absorve o mel contaminado este pode afetar os neurônios em até 36 horas, causando paralisia de músculos e afetando diretamente a respiração. O risco mais grave desta intoxicação é a síndrome da morte súbita do recém nascido, em que o bebê pode vir a falecer durante o sono sem ter apresentado sinais e sintomas previamente. Entenda melhor o que é a síndrome de morte súbita em bebês e porque acontece.

Quando o bebê pode consumir o mel

É seguro o consumo de mel para bebês apenas após o segundo ano de vida, pois o sistema digestivo já estará mais desenvolvido e maduro para combater a bactéria do botulismo, sem riscos para a criança. Após o segundo ano de vida caso se opte por dar mel à criança, o ideal é que seja servido em temperatura ambiente.

Embora existam algumas marcas de mel que atualmente são certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e que estão dentro dos padrões de qualidade impostos pelo governo, o ideal é não fornecer o mel para os bebês menores de dois anos, já que não há garantia que esta bactéria foi completamente removida. 

O que fazer se o bebê comer mel

Se o bebê ingerir o mel é necessário procurar um pediatra imediatamente. O diagnostico será feito observando sinais clínicos e em alguns casos pode ser solicitado exames laboratoriais. O tratamento para o botulismo é feito por lavagem gástrica e, em certos casos, a criança pode precisar de aparelhos para facilitar a respiração. Normalmente, a recuperação é rápida e o bebê não sofre nenhum risco devido ao tratamento.

Recomenda-se atenção a estes sinais nas 36 horas seguintes após o bebê ter consumido mel:

  • Sonolência;
  • Diarreia; 
  • Esforço para respirar;
  • Dificuldade de levantar a cabeça;
  • Rigidez de braços e/ou pernas;
  • Paralisia total de braços e/ou pernas.

Caso surjam dois ou mais destes sinais, é recomendado voltar ao centro de saúde mais próximo, pois estes sinais são indícios de botulismo, que devem ser avaliados novamente pelo pediatra.

Bibliografia >

  • CIÊNCIA RURAL. Botulismo de origem alimentar. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cr/v38n1/a49v38n1.pdf>. Acesso em 14 Jul 2020
  • MARTINS, Bárbara X. B. et al.. Tipos de Botulismo: uma revisão bibliográfica. Revisão Bibliográfica, 2019. Faculdade Única de Ipatinga.
  • MANUAL PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE . Botulismo. 2018. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/bact%C3%A9rias-anaer%C3%B3bias/botulismo>. Acesso em 14 Jul 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem