8 melhores sucos para baixar o colesterol

Os sucos de frutas naturais, como laranja, uva e romã são ricos em antioxidantes e fibras, sendo boas opções para ajudar a baixar os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e derrame.

Para ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue, pode-se beber 1 copo de 200 ml de um desses sucos por dia, junto com uma das refeições, como café da manhã, almoço ou jantar e é importante preparar a bebida somente com frutas frescas e com a casca.

Além disso, para ajudar a baixar o colesterol “ruim” é recomendado também praticar atividades físicas regularmente e manter uma dieta balanceada, evitando bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura e açúcar. Veja como fazer uma dieta para baixar o colesterol.

8 melhores sucos para baixar o colesterol

Alguns sucos que podem ajudar a baixar o colesterol no sangue são:

1. Suco de uva

O suco de uva possui resveratrol, que é um composto bioativo com propriedades antioxidantes, impedindo a oxidação das células de gordura e diminuindo os níveis de colesterol no sangue.

O resveratrol presente na uva também possui ação anti inflamatória, ajudando a combater o excesso de radicais livres e a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 copo de uvas roxas com casca, com 1/2 copo de água. Transferir para um copo e beber em seguida, sem coar e sem adicionar açúcar.

2. Suco de laranja com berinjela

O suco de laranja com berinjela é uma ótima opção para baixar o colesterol, pois esse suco é rico em fibras, um nutriente que diminui a absorção da gordura dos alimentos no intestino, diminuindo os níveis de colesterol “ruim” no sangue.

Além disso, os antioxidantes, como vitamina C, vitamina A e flavonoides presentes na laranja e na berinjela, também combatem o excesso de radicais livres, ajudando a baixar o colesterol.

Modo de preparo: Colocar no liquidificador 1/2 berinjela pequena com casca + 150 ml de suco natural de laranja, com o bagaço, se possível. Bater por 2 minutos e beber em seguida, sem coar e sem adição de açúcar.

3. Suco de goiaba

A goiaba é uma fruta rica em pectina, um tipo de fibra que ajuda a reduzir a absorção de gordura no intestino, controlando os níveis de colesterol no sangue.

Além disso, o suco de goiaba vermelha é rico em licopeno, um nutriente com ação antioxidante que impede a oxidação das células de gordura, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 goiaba vermelha com casca + suco de 1 limão + 150ml de água. De preferência beber o suco sem coar e sem adicionar açúcar.

4. Suco de melancia

O suco de melancia contém licopeno, arginina e citrulina, potentes antioxidantes que inibem a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol e o risco de formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Modo de preparo: Colocar 2 fatias pequenas de melancia no liquidificador e bater até ficar homogêneo. Beber em seguida, sem coar e sem adicionar açúcar.

5. Suco de romã

O suco de romã possui compostos bioativos, como flavonoides e ácido elágico, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante, que inibem a produção de radicais livres, ajudando a baixar os níveis de colesterol no sangue e a prevenir doenças como infarto, derrame e aterosclerose.

Modo de preparo: Colocar no liquidificador a polpa de 1 romã, com sementes, juntamente com 1 copo de água. Bater por uns minutos, transferir para um copo e beber sem coar e sem adicionar açúcar.

6. Suco de maçã

A maçã é rica em fibras que ajudam a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, eliminando-as nas fezes, favorecendo a redução do excesso de colesterol “ruim”.

Além disso, o suco de maçã tem boas quantidades de antocianinas, compostos com propriedades antioxidantes, que combatem o excesso de radicais livres, ajudando a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 maçã vermelha, com casca + 150 ml de água. Beber o suco logo em seguida, sem coar e sem adicionar açúcar.

7. Suco de tomate

O suco de tomate é rico em caroteno e licopeno, dois nutrientes com  propriedades antioxidantes, ajudando a combater o excesso de radicais livres, diminuindo a oxidação das células de gordura e favorecendo o controle do colesterol.

Por conter fibras, o suco de tomate também facilita a eliminação do excesso de gordura pelas fezes, promovendo o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 tomate maduro com casca, 150 ml de água e beber imediatamente. Uma opção para beber esse suco, é temperar com pimenta preta e louro em pó.

8. Suco de abacaxi

O suco de abacaxi é rico em fibras que diminuem a absorção de gordura dos alimentos a nível intestinal, reduzindo, assim, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Modo de preparo: Colocar no liquidificador 2 fatias médias de abacaxi com 150ml de água. Bater por 2 minutos e beber o suco logo em seguida, sem coar e sem adoçar.

Outras dicas para baixar o colesterol

Para baixar o colesterol “ruim” e melhorar os níveis de colesterol “bom”, o HDL, no sangue, é importante priorizar uma alimentação balanceada, incluindo alimentos saudáveis e com baixo teor de gordura e açúcar, como:

  • Frutas frescas, como maçã, morango, laranja, uva, caju, mamão ou melancia;
  • Vegetais frescos, como tomate, berinjela, alface, rúcula, espinafre e abobrinha;
  • Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, pão integral, ou aveia em flocos;
  • Tubérculos, como aipim, batata, batata doce, inhame ou cará;
  • Proteínas magras, como frango, peixes, ovos ou tofu;
  • Laticínios com baixo teor de gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos.

Além disso, é importante também evitar a ingestão de alimentos ricos em açúcar, como bolo, sorvete, bolachas e refrigerantes, pois estes tipos de alimentos também favorecem o aumento dos níveis de colesterol no sangue.

É fundamental também praticar atividades físicas regulares, pelo menos, 3 vezes por semana, pois os exercícios ajudam a baixar os níveis de colesterol, evitando problemas como infarto ou derrame. Confira outras dicas práticas para baixar o colesterol.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin uma dieta para ajudar a baixar o colesterol:

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Outubro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Outubro de 2021.

Bibliografia

  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 54-56.
  • MARYANTO Sugeng; MARSONO Yustinus. The Effect of Guava on the Improvement of Lipid Profile in Hypercholesterolemic Rats. International Conference on Life Sciences and Technology. 276. 1-7, 2019
  • Burton-Freeman B, Reimers K. Tomato Consumption and Health: Emerging Benefits. American Journal of Lifestyle Medicine. 1-10, 2010
  • ZHOU Quan, WI Jiang et al. Beneficial Effect of Higher Dietary Fiber Intake on Plasma HDL-C and TC/HDL-C Ratio among Chinese Rural-to-Urban Migrant Workers. International Journal of Environmental Research and Public Health. 12. 5; 4726–4738., 2015
  • JOURNAL OF THE ACADEMY OF NUTRITION AND DIETETICS. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Health Implications of Dietary Fiber. Academy of Nutrition and Dietetics. 115. 11; 1861-1870, 2015
  • SALEHI Bahare et al. Resveratrol: A Double-Edged Sword in Health Benefits. Biomedicines. 6. 3; 1-20, 2018
  • UNITED STATES NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. How to Lower Cholesterol with Diet. Disponível em: <https://medlineplus.gov/howtolowercholesterolwithdiet.html>. Acesso em 28 Out 2021
  • MAYO CLINIC. Top 5 lifestyle changes to improve your cholesterol. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-cholesterol/in-depth/reduce-cholesterol/art-20045935>. Acesso em 28 Out 2021
  • MASSA, M, L, Nayara. Avaliação do efeito da citrullus lanatus (melancia) e análise da influência de polimorfismos genéticos em adultos dislipidêmicos. Tese de conclusão de pós graduação em ciências da nutrição, 2013. Universidade Federal da Paraíba.
  • HAIDA, S, Kimiyo et al. Compostos Fenólicos e Atividade Antioxidante de Goiaba (Psidium guajava L.) Fresca e Congelada. Revista Fitos. Vol.9. 1.ed; 37-44, 2015
  • U.S. DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES. Your Guide To Lowering Your Cholesterol With Therapeutic Lifestyles Changes. 2005. Disponível em: <https://www.nhlbi.nih.gov/files/docs/public/heart/chol_tlc.pdf>. Acesso em 28 Out 2021
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Compostos bioativos em alimentos. 2021. Disponível em: <http://www.unirio.br/pro-reitorias-1/prae/nutricao-prae-1/quarentena/carregamento-boletins-setan-2021/boletim-no-12-2021#:~:text=A%20evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20ci%C3%AAncia%20da,ser%20importantes%20para%20a%20sa%C3%BAde>. Acesso em 28 Out 2021
Mais sobre este assunto: