Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

13 Benefícios da moringa para a saúde

A moringa, também chamada de árvore da vida ou acácia branca, é uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, carotenoides, quercetina, vitamina C, entre outros, que proporcionam maior efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Por esse motivo, essa planta tem vindo a ser utilizada para tratar algumas doenças respiratórias, diminuir a ansiedade, perder peso e, inclusive, controlar a concentração de glicose no sangue em pessoas diabéticas. No entanto, ainda existem poucos estudos que comprovem todos seus benefícios e que descrevem as doses mínimas, assim como sua segurança para uso humano.

O nome científico da moringa é Moringa oleifera e, geralmente, a sua parte mais utilizada é a folha. Em 2019, a Anvisa proibiu a venda de qualquer produto contendo esta planta, exatamente por considerar existirem poucos estudos que demonstrem as doses eficazes e a segurança da planta para a saúde.

13 Benefícios da moringa para a saúde

Possíveis benefícios da moringa

De acordo com alguns estudos científicos, a moringa poderá ser eficaz para:

1. Aumentar a capacidade respiratória

Alguns estudos indicam que esta planta parece ser capaz de aliviar os sintomas de doenças respiratórias crônicas, como a asma, pois ajuda a elevar as concentrações de hemoglobina e, consequentemente, de oxigênio circulante no sangue.

2. Prevenir a diabetes

A moringa possui propriedades antioxidantes que podem ajudar a regular o estresse oxidativo no organismo, o que reduz os níveis de açúcar no sangue, além de proteger as células do corpo.

3. Proteger o coração

Por ser rica em fibras, esta planta pode ajudar a diminuir a absorção de colesterol no intestino e a formação de placas de gordura nas artérias, diminuído assim o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, devido ao seu efeito antioxidante, a moringa também poderá evitar ou diminuir a inflamação do organismo, o que contribui para a saúde do coração.

4. Regular a pressão arterial

Devido à presença de tocoferóis, polifenóis e flavonoides na sua composição, a moringa poderia ajudar na regulação da pressão arterial, já que essas substâncias possuem efeito vasodilatador, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação do sangue.

5. Ajudar na perda de peso

A moringa é uma planta rica em fibras e proteínas, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, consequentemente, diminuir a quantidade de alimentos e calorias ingeridos, facilitando a perda de peso.

Além disso, alguns estudos feitos em animais também indicam que a moringa pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura acumulada no corpo.

6. Prevenir e combater a anemia

As folhas da moringa possuem grande quantidade de ferro (105 mg por cada 100 g de folha), o que poderia favorecer a formação de glóbulos vermelhos e aumentar a quantidade de hemoglobina no sangue, ajudando no tratamento da anemia, especialmente da anemia causada pela falta de ferro.

7. Aumentar as defesas do organismo

A moringa possui  vitamina C, polifenóis e betacaroteno na sua composição, que são substâncias que têm potencial para ajudar a reforçar o sistema imunológico, aumentando as defesas naturais do organismo.

8. Ter efeito analgésico e anti-inflamatório

Devido à presença de isotiocianatos, quercetina e ácido clorogênico, que são substâncias que ajudam a diminuir o processo inflamatório, a moringa poderia ser usada para aliviar os sintomas de problemas inflamatórios, como reumatismo e, até, inflamação da próstata, por exemplo.

9. Proteger e hidratar a pele

Devido à grande quantidade de vitaminas do complexo B, C, E e A que possui, a moringa pode favorecer a formação de colágeno, além de facilitar a cicatrização da pele e sua hidratação.

10. Melhorar o sistema gastrointestinal

O consumo de moringa poderá prevenir e auxiliar no tratamento de úlceras estomacais, além de ajudar a combater a prisão de ventre, devido a sua grande quantidade de fibras.

Além disso, como possui efeito vasodilatador, a moringa também poderia ser usada no tratamento de hemorroidas, por estimular a circulação sanguínea.

11. Prevenir o aparecimento de câncer

Alguns estudos parecem indicar que a moringa possui um efeito anticancerígeno, já que parece estimular a destruição de células cancerígenas, principalmente na mama e no intestino.

12. Melhorar a saúde da visão

A moringa é rica em beta-caroteno, que é um componente precursor da vitamina A que, dentre outras funções, é responsável por produzir pigmentos visuais que ajudam a manter a saúde da visão.

13. Diminuir os sintomas da menopausa

Uma vez que ajuda a controlar os níveis de inflamação e estresse oxidativo durante este período, a moringa poderia ajudar a manter a concentração de hormônios durante a menopausa, diminuindo a intensidade dos sintomas. Saiba identificar os sintomas da menopausa.

Propriedades da moringa

As possíveis propriedades da moringa incluem ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antidiabética, vasodilatadora, anticolinérgica, antirreumática, anti-hipertensiva, antimicrobiana, hepatoprotetora e cicatrizante.

Porém, é importante lembrar que as propriedades da planta ainda continuam em estudo e vários resultados parecem ser inconclusivos.

13 Benefícios da moringa para a saúde

Chá de moringa

O chá de moringa não contempla a lista das plantas aprovadas pela Anvisa para consumo e, por isso, deve ser evitado até que novos estudos comprovem a eficácia e segurança da planta.

No entanto, especialista indicam que, pessoas que tenham por hábito o uso dessa planta, e não desejem interromper seu uso, devem consumir apenas 2 xícaras, ou 500 mL, deste chá por dia, pois são quantidades que não parecem apresentar risco para a saúde.

Outras formas de consumo

Além do chá, a moringa pode ser encontrada também na forma de cápsulas, sementes ou pó. No entanto, estas formas também estão proibidas para venda no território brasileiro, não devendo ser utilizadas.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo da moringa pode resultar em alguns efeitos colaterais, como por exemplo náuseas, vômitos e diarreia. É recomendado evitar o consumo da raiz e de seus extratos, sem orientação de um profissional, pois contêm substâncias tóxicas que, quando usadas em concentrações excessivas, podem causar paralisia e, inclusive, pode levar a pessoa a óbito.

A ingestão de moringa não é recomendada para mulheres grávidas e lactentes, pois essa planta medicinal pode interferir tanto na gestação como na produção de leite materno. Saiba quais os chás que a grávida pode e não pode tomar. Pessoas com problemas na tireoide também devem evitar o consumo desta planta, já que parece afetar a produção de hormônios tireoidianos.

Composição nutricional

A tabela a seguir indica a composição nutricional por cada 100 g de moringa em pó:

Componentes100 g de moringa
Energia500 kcals
Proteína33,33 g
Carboidratos66,67 g
Fibras33,3 g
Sódio233 mg
Calcio2667 mg
Ferro6 mg
Vitamina C40 mg
Vitamina A2 mg

Bibliografia >

  • ANVISA. Nota técnica nº 29/2019/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA. 2019. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/2857848/5519746/SEI_ANVISA+-+0638545+-+Nota+T%C3%A9cnica+moringa.pdf/01505697-1ae6-4767-8164-d8484158f33d>. Acesso em 25 Nov 2019
  • DE ALMEIDA, Marta Sofia Marques. Moringa oleifera Lam., seus benefícios medicinais, nutricionais e avaliação de toxicidade. Dissertação do upgrade ao Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, 2018. Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
  • AGRAWAL, B.; MEHTA, A. Antiasthmatic activity of Moringa oleifera Lam: A clinical study.. Indian J Pharmacol. Vol. 40(1). 28-31, 2008
  • MIRANDA, Vanessa Karla Santos. Propriedades terapêuticas da Moringa oleífera L. na prevenção e no tratamento do câncer: uma revisão de literatura. II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde. 2017
  • GUILLERMO, Doménech A. et al. Moringa oleifera: a review of food applications. Arch. latinoam. nutr. Vol.67(2). 86-97, 2017
  • SAI Kumar et al. Effect of Moringa oliefera leaves on blood pressure in hypertensive patients . Indian Journal of Clinical Anatomy and Physiology. 5. 3; 350-352, 2018
  • ALI Atif et al. Enhancement of human skin facial revitalization by moringa leaf extract cream. Advances in Dermatology and Allergology. 2. 71-76, 2014
  • AL-ASARO Abdulrahman et al. Moringa oleifera as an Anti-Cancer Agent against Breast and Colorectal Cancer Cell Lines. PLOS ONE. 1-14, 2015
  • TANGNEY Christy et al. Polyphenols, Inflammation, and Cardiovascular Disease. Current Atherosclerosis Reports. 15. 5; 1-16, 2013
  • JAISWAL Dolly et al. Role of Moringa oleifera in regulation of diabetes-induced oxidative stress. Asian Pacific Journal of Tropical Medicine. 426-432, 2013
  • TANGESTANI Masoumeh, ARULSELVAM Palanisamy et al. Bioactive Extract from Moringa oleifera Inhibits the Pro-inflammatory Mediators in Lipopolysaccharide Stimulated Macrophages. Pharmacognosy Magazine. 11. 4; 556-563, 2015
  • KUMAR Vikas, VERMA Amita et al . Fostered antiarthritic upshot of Moringa Oleifera Lam. Stem Bark extract in diversely induced arthritis in wistar rats with plausible mechanism. International Journal of Pharmaceutical Sciences and Research. 4. 10; 3894-3901, 2013
  • LEONE Alessandro, SPADA Alberto et al. Moringa oleifera Seeds and Oil: Characteristics and Uses for Human Health. International Journal of Molecular Sciences. 17. 1-14, 2016
  • EXAMINE. Moringa oleifera. Disponível em: <https://examine.com/supplements/moringa-oleifera/research/#safety-and-toxicology>. Acesso em 22 Jan 2020
  • U.S DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Moringa Powder. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/589814/nutrients>. Acesso em 09 Jul 2020
  • MUN'IM Abdul et al. Anti-anemia Effect of Standardized Extract of Moringa Oleifera Lamk. Leaves on Aniline Induced Rats. Pharmacognosy Journal. 8. 3; 255-258, 2016
  • NHAR Shamsun et al. Antiobesity activity of Moringa oleifera leaves against high fat diet-induced obesity in rats. International Journal of Basic & Clinical Pharmacology. 5. 4; 1263-1268, 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem