Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chá de mulungu: para que serve e como preparar

O mulungu, também conhecido popularmente como mulungu-ceral, árvore-de-coral, capa-homem, canivete, bico-de-papagaio ou corticeira, é uma planta medicinal muito comum no brasil que é usada para trazer tranquilidade, sendo muito usada para tratar quadros de insônia, assim como alterações do sistema nervoso, especialmente ansiedade, agitação e convulsões.

O nome científico desta planta é Erythrina mulungu e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.

Chá de mulungu: para que serve e como preparar

Para que serve o mulungu

O mulungu está especialmente indicado para tratar alterações do estado emocional, mas também pode ser usado em outras situações. As principais indicações são:

  • Ansiedade;
  • Agitação e histeria;
  • Ataques de pânico;
  • Estresse pós-traumático;
  • Depressão;
  • Epilepsia;
  • Enxaqueca;
  • Pressão alta.

Além disso, o mulungu pode ainda ser usado para aliviar dores fracas a moderadas, e febre.

Devido à sua capacidade calmante e tranquilizante, o mulungu é muito utilizado para tratar os distúrbios do sono, como a insônia, por exemplo. Veja outros remédios caseiros para curar a insônia.

Principais propriedades

Algumas das propriedades medicinais comprovadas do mulungu incluem sua ação calmante, analgésica, anti-inflamatória, anticonvulsivante, hipotensiva e antitérmica.

Como preparar chá de mulungu

Uma das partes mais utilizadas do mulungu é a sua casca, que pode ser encontrada na sua forma natural ou em pó para a preparação de chás. As sementes desta planta não devem ser usadas, uma vez que possuem substâncias tóxicas que podem causar sérios danos ao organismo.

Para preparar o chá de mulungu é necessário:

Ingredientes

  • 4 a 6 g de casca de Mulungu;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos. Depois coar, deixar amornar e tomar o chá ainda morno, 2 a 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do mulungu são raros, no entanto, alguns estudos indicam que podem surgir efeitos indesejáveis como sedação, sonolência e paralisias musculares.

Quem não deve tomar

O mulungu está contraindicado para crianças com menos de 5 anos, grávidas e mulheres que estão amamentando. Além disso, o mulungu também não deve ser usado por pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos ou antidepressivos, sem supervisão do médico, pois pode potencializar o efeito desses medicamentos.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE E ANVISA. Monografia da espécie Erythrina mulungu (mulungu). 2014. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Erythrina.pdf>. Acesso em 08 Jul 2020
  • SCHLEIER, Rodolfo et al.. Erythrina mulungu – descrição botânica e indicações clínicas a partir da antroposofia. Arte médica ampliada. Vol.36, n.4. 162-167, 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem