O que fazer para anestesia do dentista passar mais rápido

O segredo para fazer a anestesia do dentista passar mais rápido é aumentar a circulação sanguínea da região da boca, o que pode ser feito com truques simples e rápidos.

Você pode utilizar técnicas como massagear ao redor da boca e consumir alimentos de fácil mastigação, como sorvete e iogurte, para estimular a circulação sanguínea na boca, sem machucar a boca por morder a língua e as bochechas.

4 passos para anestesia do dentista passar mais rápido

A seguir estão algumas dicas que podem ajudar:

O que fazer para anestesia do dentista passar mais rápido

1. Massagear a boca

Deve-se massagear a boca lentamente e com pouca força, usando dois dedos para fazer movimento circulares na região da boca, lábios, queixo, bochechas e gengivas, até à mandíbula. A massagem aumenta a circulação sanguínea e melhora a sensibilidade da região, fazendo com que o efeito da anestesia passe mais rápido.

2. Mastigar devagar

Deve-se mastigar alimentos frios e de fácil ingestão, como sorvete e iogurte ou pequenos pedaços de fruta gelada, mastigando com o lado da boca oposto ao que recebeu a anestesia, para evitar mordidas na língua e no lado da bochecha que estão dormentes e engolir pedaços de comida muito grandes. A mastigação também vai estimular a circulação do sangue, fazendo com que o efeito da anestesia passe mais rápido.

3. Colocar compressa morna no rosto

Colocar um pano ou compressa morna no rosto, próximo à boca, também irá estimular a circulação de sangue e ajudar a passar o efeito da anestesia. No entanto, se o problema for a dor de dente, é mais indicado usar uma compressa gelada.  

4. Tomar muita água

Ao tomar muita água o sangue circula mais rápido e com o aumento da produção de urina as toxinas são eliminadas mais facilmente e assim o efeito da anestesia passa mais rápido.

Efeitos da anestesia do dentista

Alguns efeitos que podem surgir além da sensação estranha na boca, são: 

  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Visão turva ou embaçada;
  • Espasmos musculares no rosto;
  • Sensação de pontadas ou agulhas na boca.

Esses efeitos normalmente passam quando a anestesia deixa de agir, mas caso ocorram problemas mais sérios como hemorragia, aparecimento de pus no local do procedimento ou falta de sensibilidade na boca por mais de 24 horas, deve-se entrar em contato com o dentista para que ele avalie a presença de complicações e inicie o tratamento adequado.

Ao passar a anestesia a dor pode aumentar, e por isso pode ser necessário tomar um analgésico como o Paracetamol quando a dor começar.

Assista ainda o vídeo seguinte e saiba como evitar as idas ao dentista:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: