Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é "olho de peixe" e como identificar

O olho de peixe é um tipo de verruga que pode surgir na planta dos pés e que é causada pelo vírus HPV, mais especificamente os subtipos 1, 4 e 63. Este tipo de verruga é muito semelhante a um calo e, por isso, pode dificultar o caminhar devido à presença de dor ao pisar.

Uma outra lesão semelhante ao olho de peixe é o cravo plantar, no entanto, no cravo não existem pontinhos pretos no meio do 'calo' e quando se pressiona a lesão lateralmente, somente o olho de peixe provoca dor, enquanto que o cravo plantar só dói quando é pressionado verticalmente.

Apesar do HPV estar relacionado ao aparecimento de alguns tipos de câncer, o olho de peixe não é câncer e pode ser tratado com loções de farmácia que removem a camada mais externa da pele. O ideal é que sempre se consulte um dermatologista ou um podologista para saber qual a melhor opção de tratamento.

Fotos de olho de peixe

O que é \
O que é \

Principais sinais e sintomas

O olho de peixe é caracterizado pelo aparecimento de uma verruga na planta do pé com as seguintes características:

  • Pequena elevação na pele;
  • Lesão com formato arredondado;
  • Coloração amarelada com um vários pontinhos pretos no meio.

Estas verrugas podem ser únicas ou a pessoa pode ter várias espalhadas pela planta dos pés, causando dor e desconforto ao caminhar. 

Como é feito o tratamento

O tratamento para olho de peixe geralmente é orientado por um dermatologista ou podologista e tende a ser iniciado com o uso de loções tópicas, à base de ácido salicílico, ácido nítrico ou ácido tricloroacético, para usar em casa 1 vez ao dia. Este tipo de loção promove uma suave esfoliação química da pele, removendo lentamente a camada mais superficial, até eliminar completamente a verruga.

Caso a verruga esteja numa fase mais avançada, alcançando regiões mais profundas da pele, pode ser necessário recorrer a uma pequena cirurgia no consultório do dermatologista.

Veja mais detalhes sobre como é feito o tratamento do olho de peixe e como tratar em casa.

Como se pega olho de peixe

O olho de peixe aparece quando alguns subtipos do vírus HPV consegue penetrar na pele dos pés, através de pequenos cortes, seja por feridas ou pele seca, por exemplo.

Embora o vírus do HPV que provoca o aparecimento do olho de peixe não seja facilmente transmitido de uma pessoa para a outra, é comum que entre em contato com a pele quando se caminha descalço em locais públicos úmidos, como banheiros ou piscinas, por exemplo.

A verruga causada pelo vírus pode aparecer em qualquer pessoa, mas é mais comum em situações em que o sistema imune está mais enfraquecido, como acontece em crianças, idosos ou pessoas que têm algum tipo de doença autoimune.

Bibliografia >

  • NHS. Warts and verrucas. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/warts-and-verrucas/>. Acesso em 22 Jul 2020
  • AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY. Warts: Overview. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/a-z/warts-overview>. Acesso em 22 Jul 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem