A incontinência urinária após o parto normal pode acontecer devido a alterações na musculatura do assoalho pélvico, já que no parto normal há maior pressão nessa região e alargamento da vagina para nascimento do bebê.
Apesar de poder acontecer, nem todas as mulheres que realizaram parto normal irão desenvolver incontinência urinária. Essa condição é mais frequente em mulheres cujo parto é prolongado, tiveram indução do trabalho de parto ou o bebê é grande para a idade de nascimento, por exemplo.

Quem tem maior risco de incontinência
O parto normal pode provocar incontinência urinária, devido aos danos que pode provocar à integridade da musculatura e inervação do assoalho pélvico, que são muito importantes para a manutenção da continência urinária. No entanto, isso não significa que todas as mulheres que têm um parto normal, venham a sofrer deste problema.
Os fatores que podem aumentar o risco de desenvolver incontinência urinária após o parto incluem:
- Trabalho de parto induzido;
- Peso do bebê superior a 4 kg;
- Parto prolongado.
Nestas situações, existe um maior risco da mulher ter incontinência urinária porque os músculos pélvicos ficam mais flácidos, deixando escapar mais facilmente a urina.
Geralmente, nos partos que se dão naturalmente, em que a mulher se encontra tranquila do início ao fim e quando o bebê tem peso inferior a 4 kg, os ossos da pelve abrem-se ligeiramente e os músculos pélvicos distendem-se completamente, regressando depois ao seu tônus normal. Na maior parte destes casos, as chances de sofrer de incontinência urinária são muito reduzidas.
Assista o vídeo seguinte, em que a nutricionista Tatiana Zanin, Rosana Jatobá e Silvia Faro conversam de forma descontraída sobre incontinência urinária, especialmente no pós-parto:
Como é feito o tratamento
Em caso de incontinência urinária, o tratamento que é geralmente mais utilizado é a prática de exercícios de Kegel, que são exercícios de contração e fortalecimento dos músculos pélvicos, podendo ser realizados com ou sem o acompanhamento de um profissional de saúde. Saiba como realizar os exercícios de Kegel.
Além disso, em alguns casos, o tratamento também pode ser realizado através da fisioterapia ou da cirurgia para a reparação do períneo, no entanto a realização de cirurgia não é recomendada logo após o parto. Veja mais sobre o tratamento para a incontinência urinária