Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Pastilhas para garganta (irritada, inflamada e dolorida)

As pastilhas para garganta, como Benalet ou Ciflogex, podem ajudar a aliviar a dor, irritação ou inflamação na garganta, por terem na sua composição anestésicos locais, antissépticos ou anti-inflamatórios. Além disso, algumas pastilhas também ajudam a aliviar a tosse irritativa, que é muitas vezes a causa de dor de garganta.

Estas pastilhas podem ser encontradas em farmácias ou drogarias e, apesar de serem vendidas sem receita médica, o ideal é consultar o otorrinolaringologista para avaliar a causa da dor ou inflamação na garganta e iniciar o tratamento mais adequado.

Pastilhas para garganta (irritada, inflamada e dolorida)

Algumas opções de pastilhas para garganta são:

1. Strepsils

As pastilhas Strepsils contém flurbiprofeno, que é um anti-flamatório não esteróide que possui potentes propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. Por isso, estas pastilhas podem ser usadas para o alívio da dor, irritação e inflamação da garganta.

O efeito de cada pastilha tem a duração de cerca de 3 horas e o efeito inicia 15 minutos após sua utilização.

Como usar: a dose recomendada é de 1 pastilha de Strepsils, que deve ser dissolvida na boca, a cada 3 a 6 horas ou conforme necessidade, não se devendo ultrapassar as 5 pastilhas por dia e o tratamento não deve ser feito por mais de 3 dias.

Quem não deve usar: estas pastilhas não devem ser usadas por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com alergia ao flurbiprofeno ou a qualquer componente da fórmula.

Além disso, as pastilhas de Strepsils não devem ser usadas por pessoas com alergia ao ácido acetilsalicílico ou qualquer outro anti-inflamatório, como ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo, ou por pessoas com úlcera no estômago ou no intestino, histórico de sangramento ou perfuração gastrointestinal, colite severa, doença cardíaca, nos rins ou no fígado.

Efeitos colaterais: alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer são calor, queimadura na boca, tontura, dor de cabeça, formigamento, coceira, irritação na garganta, diarréia, ulceração na boca, náusea e desconforto na boca.

2. Benalet

As pastilhas Benalet contêm a difenidramina na sua composição, um tipo de antialérgico, que age diminuindo os efeitos da histamina no corpo, que é responsável pelos sintomas de alergia, e por isso é indicada para auxiliar no tratamento da tosse, irritação da garganta ou faringite, causadas por inflamação das vias respiratórias.

Além disso, essas pastilhas também contém citrato de sódio e o cloreto de amônio, que atuam como expectorantes, deixando o catarro mais líquido e auxiliando na passagem do ar pelas vias aéreas.

As pastilhas Benalet podem ser encontradas em diferentes sabores como menta, framboesa ou mel e limão, e o início de ação ocorre entre 1 e 4 horas após a utilização.

Como usar: a dose recomendada é de, no máximo, 2 pastilhas por hora, não se devendo ultrapassar 8 pastilhas por dia.

Quem não deve usar: estas pastilhas não devem ser usadas por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula, problemas no fígado ou nos rins, ou diabetes.

Efeitos colaterais: alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são sonolência, vertigens, secura na boca, náuseas, vômitos, sedação, diminuição da secreção do muco, prisão de ventre ou retenção de urina.

3. Neopiridin

A pastilha Neopiridin contém benzocaína, que é um anestésico tópico, além do cloreto de cetilpiridínio, que possui propriedade antissépticas e, por isso, é indicado para alívio rápido e temporário da dor e irritação da boca e da garganta causadas por inflamação na faringe, garganta ou boca, ou nos casos de resfriado.

Como usar: deve-se deixar dissolver na boca uma pastilha, de acordo com as necessidades, não excedendo a 6 pastilhas por dia, ou segundo critério médico

Quem não deve usar: esta pastilha não deve ser usada por crianças com menos de 6 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com história de alergia aos anestésicos locais ou ao cloreto de cetilpiridínio.

Efeitos colaterais: pode ocorrer sensação de queimação na boca, alterações no paladar ou leve alteração na cor dos dentes. Além disso, podem ocorrer reações alérgicas como sensações de queimação, irritação ou inchaço na boca, e neste caso deve-se interromper o uso e procurar ajuda médica o mais rápido possível ou o pronto socorro mais próximo.

4. Ciflogex

As pastilhas Ciflogex têm cloridrato de benzidamina na sua composição, na dose de 3 mg, com ação anti-inflamatória, analgésica e anestésica, sendo indicada para a garganta inflamada e dolorida.

Estas pastilhas estão disponíveis em diferentes sabores, como menta-limão diet, laranja, mel e limão, menta e limão ou cereja.

Como usar: a dose recomendada do Ciflogex é de 1 pastilha, que deve ser dissolvida na boca, 2 ou mais vezes ao dia até o alívio dos sintomas, não se devendo ultrapassar o limite máximo de 10 pastilhas por dia.

Quem não deve usar: estas pastilhas não devem ser utilizadas por crianças com menos de 6 anos, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham alergia ao cloridrato de benzidamina ou outros componentes da fórmula. Os sabores laranja, mel e limão, menta e limão e cereja, como contêm açúcar, não devem ser usados por pessoas diabéticas.

Efeitos colaterais: os efeitos colaterais mais comuns do Ciflogex são urticária ou sensibilidade exagerada à luz. Além disso, as pastilhas de Ciflogex por ter o corante amarelo de tartrazina na sua composição não deve ser usado por pessoas que têm asma brônquica ou pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico, pois pode causar reação alérgica que necessita de atendimento médico imediato. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

5. Amidalin

A pastilha Amidalin tem na sua composição tirotricina, que é um antibiótico de ação local, e benzocaína, que é um anestésico local. Assim, estas pastilhas estão indicadas para auxiliar no tratamento da dor e inflamação da garganta, faringe, boca ou aftas.

Essas pastilhas podem ser encontradas em diferentes sabores como laranja, mel e limão, cereja, menta ou framboesa.

Como usar: para adultos, deve-se deixar dissolver 1 pastilha na boca, a cada hora, evitando usar mais de 10 pastilhas ao dia. Para crianças com mais de 8 anos, a dose recomendada é de, no máximo, 1 pastilha a cada hora, não usar mais do que 5 pastilhas por dia.

Quem não deve usar: as pastilhas Amidalin não devem ser usadas por mulheres grávidas ou em amamentação, crianças com menos de 8 anos ou por pessoas com alergias aos componentes da sua fórmula.

Efeitos colaterais: pode ocorrer, embora raramente, reação alérgica, que desaparece logo com a interrupção do tratamento.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • KLIMEK, L.; SPERL, A. Pharmacy based sore throat therapy according to current guidelines. Med Monatsschr Pharm. 38. 12; 503-8, 2015
  • DE LOOZE, F.; et al. Locally Delivered Flurbiprofen 8.75 mg for Treatment and Prevention of Sore Throat: A Narrative Review of Clinical Studies. J Pain Res. 12. 3477-3509, 2019
  • SANDOZ DO BRASIL INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Amidalin. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/amidalin.pdf>. Acesso em 21 Jun 2021
  • RECKITT BENCKISER (BRASIL) LTDA. Strepcils. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Strepsils-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1620421022&embedded=true>. Acesso em 21 Jun 2021
  • JANSSEN-CILAG FARMACEUTICA LTDA. Benalet Pastilhas. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Benalet-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1574455873&embedded=true>. Acesso em 21 Jun 2021
  • NEOQUIÍMICA - BRAINFARMA INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA S. A. Neopiridin (benzocaína + cloreto de cetilpiridínio). Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Neopiridin-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1591815374&embedded=true>. Acesso em 21 Jun 2021
  • CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. Ciflogex (cloridrato de benzidamina). Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Ciflogex-Pastilha-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1617738535&embedded=true>. Acesso em 21 Jun 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...