6 pomadas para picada de inseto (e como usar)

As pomadas para picada de inseto, como a pomada com maleato de dexclorfeniramina ou a  pomada de dexametasona, possuem ação antialérgica, anti-inflamatória, calmante ou protetora da pele, que ajudam a aliviar a coceira, vermelhidão ou inchaço da pele causada pela picada de insetos.

Essas pomadas podem ser compradas em farmácias ou drogarias, e embora algumas possam ser compradas sem receita médica, é importante utilizar de acordo com a orientação do médico, pois o tempo de tratamento e a dose podem variar de pessoa para pessoa. 

No caso de uma picada de inseto em que ocorram outros sintomas característicos de reação alérgica, como um inchaço maior que o normal de todo o membro, inchaço do rosto e da boca ou dificuldades para respirar, por exemplo, deve-se procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo. Veja como identificar a alergia à picada de inseto.  

6 pomadas para picada de inseto (e como usar)

Algumas pomadas que podem ser indicadas para picada de inseto são:

1. Maleato de dexclorfeniramina

A pomada de maleato de dexclorfeniramina tem ação antialérgica que ajuda a aliviar a coceira ou vermelhidão na pele causadas pela picada de insetos. 

Alguns exemplos de pomadas ou cremes dermatológicos com maleato de dexclorfeniramina são Polaramine ou Histamin, por exemplo, e não devem ser usados por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, em áreas da pele que apresentem bolhas ou por pessoas que possuem alergia a essa substância ativa 

Como usar: aplicar 2 vezes por dia na região da pele afetada até a melhora dos sintomas. É recomendado não cobrir a área que está sendo tratada. Além disso, essas pomadas não devem ser aplicadas nos olhos, boca, nariz, nos órgãos genitais ou em outras mucosas.

2. Prometazina

A prometazina é outro tipo de pomada com ação antialérgica que pode ser usada para picada de insetos, ajudando a aliviar os sintomas de coceira ou inchaço na pele.

Essa pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Fenergan ou Profergan, e não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham problemas cardíacos ou alergia à prometazina.

Como usar: aplicar uma camada fina da pomada sobre a pele afetada de 3 a 4 vezes ao dia, até melhora dos sintomas. 

3. Dexametasona

A dexametasona é uma pomada corticóide com potente ação anti-inflamatória, que age controlando a inflamação da pele e aliviando os sintomas como vermelhidão, inchaço ou coceira da pele, causados por picadas de inseto.

Essa pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Dexason ou Cortitop, ou na forma de genérico sob a designação "acetato de dexametasona”, e não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou por pessoas pessoas que tenham alergia à dexametasona ou outros corticóides.

Como usar: aplicar sobre a região da pele afetada 2 ou 3 vezes por dia, massageando suavemente para melhor absorção, até a melhora dos sintomas. É recomendado lavar as mãos e a pele afetada com água e sabonete neutro e secar bem antes de passar a pomada. 

4. Hidrocortisona

A hidrocortisona é uma pomada corticóide que ajuda a aliviar os sintomas de picada de inseto como coceira, vermelhidão ou inchaço da pele, pois tem ação anti-inflamatória potente.

Essa pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Berlison ou Cortigen, ou como genérico com o nome acetato de hidrocortisona, e não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia à hidrocortisona ou outros corticóides.

Como usar: aplicar uma camada fina da pomada sobre a região da pele afetada, de 2 a 3 vezes por dia, massageando levemente a pele. Essa pomada não deve ser usada nos olhos, nariz ou outras mucosas.

5. Cloridrato de isotipendil

A pomada de cloridrato de isotipendil tem ação antialérgica e anestésica que ajuda a aliviar a dor ou o desconforto da picada de inseto, além de melhorar a vermelhidão, inchaço e a coceira na pele.

Essa pomada pode ser encontrada com o nome comercial Andantol gel e não deve ser usada por mulheres grávidas ou por pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula.

Como usar: aplicar sobre a área afetada uma fina camada do gel, 1 a 6 vezes por dia até o desaparecimento dos sintomas. 

6. Cloreto de benzalcônio

A pomada de cloreto de benzalcônio é outro remédio para picada de inseto que é muitas vezes encontrado em associação com outras substâncias, como o óxido de zinco e a cânfora. Agem reduzindo a dor, o desconforto, coceira e a inflamação causados pela picada de inseto, além de ajudar na cicatrização da pele.

Essa pomada pode ser encontrada com o nome comercial Minâncora, e não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos ou por pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula.

Como usar: aplicar uma camada fina sobre a pele afetada, 2 vezes por dia, até melhora dos sintomas.

O que passar na picada de inseto em bebê

As pomadas para picada de inseto no bebê devem ser diferentes daquelas que são usadas pelo adulto, uma vez que têm uma pele mais sensível e permeável. Algumas pomadas ou cremes que podem ser usados nas picadas de inseto no bebê, devem ter na composição azuleno, alfa-bisabolol ou calamina, por exemplo.

As pomadas antialérgicas só devem ser usadas se recomendadas pelo médico e aquelas que têm cânfora na composição, devem ser evitadas em crianças com menos de 2 anos, pois podem ser tóxicas. Veja uma pomada de calêndula que pode ser usada no bebê

Quando o bebê apresenta picada de inseto inflamada ou que demora muito tempo para passar, o mais indicado é consultar o pediatra para iniciar o tratamento adequado e eficaz. Em alguns casos, o médico pode prescrever anti-alérgicos para serem tomados oralmente.

Uma boa dica para evitar complicações da picada de inseto no bebê é manter as unhas da criança cortadas, prevenindo traumas que possam causar infecções, colocar compressas frias nas picadas e usar repelentes de insetos, que os afastam do bebê, prevenindo as picadas. Veja ainda como fazer um remédio caseiro para picada de inseto

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Dexchlorpheniramine. Disponível em: <https://www.drugs.com/>. Acesso em 24 Nov 2021
  • MANTECORP INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA . Polaramine creme. 2006. Disponível em: <https://static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bulas/7891142171191.pdf>. Acesso em 24 Nov 2021
  • SANOFI MEDLEY FARMACÊUTICA LTDA . Fenergan creme dermatologico 20 mg/g. 2021. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Cremefenergan-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1635794109&embedded=true>. Acesso em 24 Nov 2021
  • ACHÉ LABORATRIOS FARMACÊUTICOS S/A. Andantol 7,5 mg/g. 2017. Disponível em: <https://www.ache.com.br/wp-content/uploads/application/pdf/bula-paciente-andantol.pdf>. Acesso em 24 Nov 2021
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Acetato de hidrocortisona. 2013. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/12/acetato-de-hidrocortisona.pdf>. Acesso em 24 Nov 2021
  • MINANCORA & CIA LTDA. Pomada Minâncora. Disponível em: <https://www.qualidoc.com.br/file/general/Bula-1005405.MinancoraPomada30g.pdf>. Acesso em 24 Nov 2021
Mais sobre este assunto: